- Curiosidades sobre relva
- Plantas
- Tendências
- Varandas e terraços
Plantas purificadoras do ar
O ar fresco e puro é algo que não podemos descurar nos dias de hoje. Descubra como algumas plantas purificadoras de ar o podem ajudar.
O ar dentro das nossas casas e dos escritórios pode ficar saturado, graças aos materiais sintéticos utilizados e à regulação das temperaturas interiores, feita por exemplo com ar condicionado. Este ar contém também poluentes e possui frequentemente níveis de humidade abaixo do recomendado.
Tudo isto pode levar a diferentes queixas como alergias, asma, dores de cabeça ou tosse.
É aqui que as plantas de interior o podem ajudar! Sendo que a maioria das plantas de interior só precisa ser reenvasada a cada 1 ou 2 anos.
Uma planta pode fazer toda a diferença em relação à qualidade do ar interior que respiramos, pois libertam o ar de toxinas e vapor de água para a atmosfera aumentando a humidade presente no ar.
Para o ajudar a escolher a planta certa, aqui está o nosso TOP10 de plantas purificadoras do ar:
-
ALOE VERA
Esta planta emite oxigénio durante a noite enquanto, simultaneamente, absorve dióxido de carbono, algo que produzimos naturalmente quando respiramos. Resultado, ar mais puro e uma melhor noite de sono.
-
CHLOROPHYTUM (Planta Aranha ou Gravatinha)
Esta planta é uma excelente purificadora do ar. Testes da NASA mostram que remove cerca de 90% do formaldeído presente no ar, substância potencialmente cancerígena. O formaldeído está presente em produtos domésticos comuns, como colas, argamassas e enchimentos. É uma boa ideia ter uma planta destas na sua cozinha e/ou na casa de banho.
-
SANSEVERIA (Espada de São Jorge ou Língua de sogra)
Esta planta é excelente para filtrar o formaldeído, substância comum na maioria dos produtos domésticos de limpeza e de higiene pessoal.
-
SPATHIPHYLLUM (Lírio da paz)
O lírio da paz ostenta folhas verdes escuras, altas e fortes, bem como elegantes flores brancas. Esta planta, fácil de cuidar e bastante resistente a insetos, ajuda a remover as toxinas presentes no ar, como o benzeno, o tricloroetileno e o formaldeído.
O vapor de água emitido por ela pode representar um acréscimo de 5% na humidade do ar. Assim, diga adeus aos narizes irritados e tenha uma bela noite de sono.
-
DRACENA MARGINATA (Dracena de Madagáscar)
Esta planta é útil a remover substâncias como o xileno, tricloroetileno e formaldeído, que se difundem no ar. Estas substancias são provenientes de lacas e vernizes, nomeadamente a laca para o cabelo e vernizes, inclusive os utilizados nos móveis.
-
CHRYSALIDOCARPUS LUTESCENS (Palmeira de jardim ou Palmeira areca)
Uma palmeira extremamente elegante com folhas delicadas que liberta muito vapor de água no ar e remove toxinas de forma eficaz. Sendo fácil de cuidar, é também resistente aos insetos.
-
NEPHROLEPIS EXALTATA (Samambaia)
Planta de folhagem exuberante remove toxinas do ar e melhora o grau de humidade do ar. Com um pouco de nebulização regular e rega, deve prosperar.
-
FICUS ELASTICA (Árvore da borracha)
Tenaz, esta é uma ótima escolha para uma sala com pouca luz natural. Particularmente boa na remoção do formaldeído, uma das toxinas mais comuns no interior das habitações.
-
FICUS BENJAMIN (Ficus Benjamina)
Excelente a filtrar poluentes que normalmente estão presentes em tapetes, carpetes e móveis, como o formaldeído, o benzeno e o tricloroetileno.
-
SCINDAPSUS (Jiboia, poto ou hera do diabo)
Outra planta que combate o formaldeído, pode crescer em cascata a partir de um vaso suspenso.
Há muitas outras plantas que podem criar um ambiente fresco e agradável na sua casa, mas estas plantas, funcionam como filtros de ar naturais e aumentam os níveis de oxigénio presentes no ar.
A NASA recomenda que se tenha em casa cerca de 15 plantas para purificar o ar, assim, se quiser melhorar a sua saúde e bem-estar escolha as suas plantas e mãos à obra.