Artigos Sobre

Artigos Sobre
Como escolher a relva Curiosidades sobre relva Decoração de exterior Grama brasileira Infos Relva Artificial Infos Relva Natural Instalação do relvado Jardins Manutenção do relvado Plantas Problemas no relvado Relva artificial Relva e animais domésticos Relva natural Sebes naturais Sustentabilidade Tendências Tintas e corantes Varandas e terraços

Produtos Mais Vendidos

Grama brasileira_Tabuleiro c/ 112 Plantas
Relva natural em tapete STRONG PLUS
Relva natural em tapete Strong_Grass4you
Grass Food fertilizante granulado Grass4you_Adubo para relva

 

Esperamos que o seu relvado passe incólume pelas semanas mais quentes do ano, mas se acabar por ficar com alguns danos, dê-lhe tempo para se recuperar.

 

Resista ao impulso de fertilizar imediatamente. Em vez disso, concentre-se numa recuperação gradual:

 

  • retome a rega normal,

 

  • considere ressemear as áreas menos densas, e

 

  • estimule o fortalecimento das raízes antes de estimular um novo crescimento.

 

 

Ignorar a importância da rega é um dos grandes erros na manutenção dos relvados durante o tempo quente.

 

 

  • Em condições climáticas normais e sem seca, regar em dias alternados por 20 a 30 minutos é normalmente suficiente para ajudar a satisfazer as necessidades de água dos relvados.

No entanto, durante períodos de calor ou seca, pode ser necessário fazê-lo diariamente e aumentar a duração dos ciclos de rega para 45 a 60 minutos pela área do relvado.

 

  • Se o relvado estiver acinzentado e pouco denso, ou se consegue ver facilmente as suas pegadas, é provável que esteja muito seco e precise de água.

Pode também verificar a humidade do solo na camada abaixo, entre 10 a 15cm. Se estiver seco nessa profundidade, é hora de regar novamente.

 

  • A hora do dia em que rega o relvado também deve ser considerada. Regue o relvado durante as primeiras horas da manhã (idealmente entre as 6h e as 9h), ou ao final do dia (idealmente entre as 18h e as 20h), pois as temperaturas são mais baixas, o que significa menos evaporação e mais absorção de água.

Isto também garante que a relva seque entre regas, o que reduz o risco de doenças fúngicas.

 

  • Sistemas de rega automáticos ou temporizadores de mangueira programáveis são ótimas ferramentas para garantir uma rega consistente e homogénea, no início da manhã ou ao final do dia, mesmo durante os dias mais ocupados ou se estiver fora.

 

 

Rega automática relvados

 

 

Tal como quando prepara o relvado para uma onda de calor, evite qualquer tentação de cortar a relva demasiado baixa quando as temperaturas subirem.

 

Escarificação e aeração do relvado são atividades proibidas, pois estes processos perturbam o solo e as raízes quando o relvado precisa apenas de estabilidade.

 

Evite quaisquer fertilizantes ou herbicidas que possam queimar o seu relvado. Muitos destes produtos têm restrições de temperatura aquando da sua aplicação, como tal deve ter isso em atenção nos dias com temperaturas acima da média.

 

E, embora as ondas de calor possam parecer o momento perfeito para aproveitar ao máximo dos relvados, é melhor evitar caminhar sobre eles, com muita frequência, quando as temperaturas estão no auge.

O tráfego intenso de peões ou veículos pode ferir partes tenras da planta e causar a compactação do solo. O solo compactado restringe o movimento de água, ar e nutrientes dentro do perfil do solo onde as raízes das gramíneas crescem, e o acesso restrito a esses elementos vitais pode impedir a absorção de água e o crescimento das raízes.

 

 

Ondas de calor e relvados

 

 

DICA: Para pequenas áreas ou áreas sensíveis, podem ser usados toldos, temporariamente, para reduzir a exposição solar direta.

 

Deixe um comentário

Tenha em consideração que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos.