- Como escolher a relva
- Curiosidades sobre relva
- Instalação do relvado
- Jardins
- Relva e animais domésticos
Dog Tuff? Uma nova espécie de relva?
Dog Tuff? Uma nova espécie de relva?
Dog Tuff é o que podemos referir como um híbrido da relva bermuda, uma relva tolerante à seca e de estação quente conhecida por sua resiliência à urina de cães e ao tráfego pesado de pedestres.
Descrição
Híbrido originário da África do Sul, desenvolvido pela sua resistência à seca e capacidade de resistir ao desgaste relacionado com cães.
Está longe de ser uma "nova" relva. É uma espécie de bermuda, de nome científico Cynodon transvaalensis Burtt-Davy, usada desde a década de 1950 para desenvolver novas cultivares de bermuda.
Forma relvados atraentes e densos. As folhas são de textura muito fina, e espalha-se agressivamente através de estolões e rizomas. Tem excelente rusticidade ao frio, uma das razões pela qual é usada como “pai” na criação de novas cultivares de bermuda.
Sem corte cresce até uma altura de 7 a 15 cm, dependendo da quantidade de água e fertilizante que recebe. Devido ao seu crescimento agressivo e denso, poucas ervas daninhas aparecerão neste gramado. No entanto, durante as épocas mais quentes do ano, o corte muitas vezes resulta em escalpelamento – causando uma aparência acastanhada no relvado. Devido a esta tendência, provavelmente parecerá mais atraente se não for cortado ou se for cortado com frequência... 2 a 3 vezes por semana durante o verão.

Tolera alturas de corte muito baixas, mas a tendência para escalpelar durante o verão é vista como um grande impedimento para usá-lo como relva em campos de golfe ou para relva desportiva. O seu maior valor permanece como fonte de germoplasma para a criação de bermudas híbridas resistentes ao frio, de textura fina e de alta qualidade.

A bermuda Tifway, lançada em 1960, tem Cynodon transvaalensis como um de seus pais, caso da nossa relva STRONG (Cynodon dactylon x C. transvaliensis variedade TIFWAY 419) assim como a nossa STRONG PLUS (Cynodon dactylon x C. transvaliensis variedade TAHOMA 31) um dos mais recentes híbridos.
Principais características
- Altamente tolerante à seca.
- Resistente à urina do cão.
- Lida bem com o tráfego pesado de pedestres.
- Prospera em pleno sol.
- Fica adormecido no inverno.
- Pode ser uma boa alternativa à relva sintética ou aos relvados de Poa pratensis, especialmente em climas secos.
Aplicações
Ideal para relvados “amigos” dos cães, especialmente em áreas onde a conservação da água é uma preocupação.


Sendo uma relva de crescimento agressivo e tendo um período de dormência, maior ou menor dependente das amplitudes térmicas, e onde pode perder a cor, lembre-se: o relvado perfeito para cada situação ainda não foi descoberto ou desenvolvido. Todas as espécies têm os seus lados positivos e negativos.