Artigos Sobre

Artigos Sobre
Como escolher a relva Curiosidades sobre relva Decoração de exterior Grama brasileira Infos Relva Artificial Infos Relva Natural Instalação do relvado Jardins Manutenção do relvado Plantas Problemas no relvado Relva artificial Relva e animais domésticos Relva natural Sebes naturais Sustentabilidade Tendências Varandas e terraços

Produtos Mais Vendidos

Grass Food fertilizante granulado Grass4you_Adubo para relva
Mistura de sementes de relva natural_Grass4you
Relva natural em tapete Strong_Grass4you

Apesar de ainda não parecer, o Outono está já ao virar da esquina e o setembro marca uma época de mudanças espetaculares que vão transformar o seu jardim, como tal, é necessário dar-lhe uma ajuda para que possa ver essas mudanças acontecer. Portanto organize no seu calendário algumas tarefas que vai ter de fazer por esta altura.

 

 

limpeza jardim outono

 

 

Tratamentos preventivos e pragas

 

Com a diminuição da temperatura e aumento da humidade do ar, devem ser feitos os tratamentos preventivos fungicidas, contra alguns fungos que atacam as plantas, como por exemplo a Rhizoctonia spp. que se prolifera por todo o relvado com a particularidade de se apresentarem manchas de cor palha sobre as folhas com o contorno castanho-escuro a preto. Outro problema muito comum, nesta época, é o aparecimento da lagarta Pseudaletia unipuncta e Agrotis ipsilon (as mais comuns) nos relvados, em que pode verificar alguns sinais como:

  • a presença de pássaros a picarem o relvado (que continua verde);
  • o aparecimento de manchas secas na relva sem contornos definidos, que não possam ser atribuídas a falta de água ou a outras doenças;
  • a presença de borboletas ao final da tarde.

Mas atenção, pois estes tratamentos devem ser feitos por um técnico especializado que manuseie produtos fitossanitários.

 

 

problemas relva

 

 

Adubação

 

Ao contrário da nossa relva Strong, uma bermuda, que entra em dormência no Inverno, as nossas relvas Easy e Prime, são relvados de Inverno que se encontram verdes todo o ano e a necessitar de adubação desde setembro a novembro (1x por mês), para que se possam manter durante o Inverno rigoroso. 

 

adubar relva

 

 

 

Podas de limpeza

 

Após a estação quente, muitas espécies terminam o seu ciclo de vida, como algumas espécies anuais ou o seu ciclo vegetativo como as espécies bienais e perenes. No fim, poderá fazer uma poda de limpeza eliminando com uma tesoura de poda bem afiada algumas folhas mortas, alguns frutos em decomposição ou até mesmo alguns ramos finos para começar a dar forma à planta. Também pode ser uma boa altura para coletar algumas sementes que quer plantar para o ano que vem.

 

 

Limpeza do relvado artificial

 

Com o término do Verão e o início do Outono, muitos relvados artificiais sobre largas copas de árvores ficam completamente submersos de folhas secas, o que é necessário fazer uma escovagem com uma vassoura de cerdas rija, de forma a prepará-lo para o Inverno e quem sabe…para finais de tarde, aconchegantes, perto da lareira.

 

relva artificial

 

 

 

Verificar pontos de drenagem

 

Com a chegada do Outono, as primeiras chuvas trazem possíveis problemas ao seu jardim que podem ser remediados e prevenidos nesta altura. Verifique os sistemas de drenagem do seu jardim e faça todas as limpezas necessárias. Mantenha a calha de drenagem desimpedida de detritos acumulados e efetue a limpeza e desobstrução dos aspersores ou gotejadores.

 

aspersor relva

Deixe um comentário

Tenha em consideração que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos.