Artigos Sobre

Artigos Sobre
Como escolher a relva Curiosidades sobre relva Decoração de exterior Grama brasileira Infos Relva Artificial Infos Relva Natural Instalação do relvado Jardins Manutenção do relvado Plantas Problemas no relvado Relva artificial Relva e animais domésticos Relva natural Sebes naturais Sustentabilidade Tendências Varandas e terraços

Produtos Mais Vendidos

Grass Food fertilizante granulado Grass4you_Adubo para relva
Mistura de sementes de relva natural_Grass4you
Relva natural em tapete Strong_Grass4you

Com a subida dos preços dos alimentos no supermercado, os jardins e hortas domésticas tornam-se um elemento cada vez mais valorizado para as famílias e essencial para quem procura poupar algum dinheiro e obter legumes e frutas de qualidade.

 

Qualquer zona da casa próxima de uma janela consegue ser aproveitada. A regra geral é a seguinte: Espaços pequenos, culturas mais pequenas, Espaços maiores, culturas maiores.

 

Para os que têm um quintal ou um terreno maior, poderão cultivar praticamente de tudo, mas de forma a otimizar o espaço, primeiro devem fazer um planeamento da horta. Quais os espaços que têm disponíveis? Após essa verificação deverá subdividir as áreas que tem. As espécies de tamanho menor conseguem ocupar espaços menores, como pequenos canteiros, cantos, vasos, usualmente ocupadas por espécies aromáticas e hortaliças folhosas (Rúcula, espinafres, Alface…).

 

 

horta urbana trolley

 

Horta Urbana Trolley

 

 

Aproveite as espécies que crescem em altura como a couve-galega ou como as trepadeiras que necessitam usualmente de estruturas e que podem ser conduzidas em altura, como o tomate, o maracujá, a ervilheira, as uvas… Por fim, seja mais crítico quanto às espécies que necessitam de mais espaço, verifique a sazonalidade de cada espécie que introduzir para poder ter a maior diversidade e maior quantidade durante todo o ano, em particular para espaços médios e pequenos.

 

Uma nota importante que temos de partilhar é a colocação de determinadas espécies florísticas entre culturas. Têm o objetivo de afastar alguns predadores e atrair insetos polinizadores o que vai ajudar muito na saúde da sua horta: as calêndulas, o alecrim, citronela, tagetes, são alguns exemplos.

 

Planear com antecedência permite maximizar a sua horta com espécies e diversidade, de acordo com a sazonalidade. Verifique:

  • Localização;
  • Espaço disponível vs. Espaço que cada espécie necessita para se desenvolver;
  • Exposição solar (Algumas espécies têm preferência em zonas de meia-sombra, outras desenvolvem-se melhor com exposição solar total);
  • Saúde do Solo;
  • Prepare uma calendarização (Poupa tempo, sobretudo e mantém ordem na horta, pois sendo atividades cíclicas anuais, poderá prever tarefas necessárias de manutenção e agendá-las de acordo com o seu dia-a-dia).
  • Cores, floração e estética (As hortas podem também ser esteticamente apelativas e um complemento favorável para o seu jardim, use as cores como uma palete harmoniosa).
  • Agregação de espécies (Tente agregar no seu canteiro as espécies consoante as suas necessidades. Espécies que necessitem de mais regas ficam juntas, o mesmo ocorre para espécies que necessitam de maior exposição solar).
  • Planeamento do sistema de rega (Escolha uma disposição mais ortogonal e menos orgânica das suas culturas o que vai facilitar o desenho que o seu sistema de rega faz no seu jardim; escolha um sistema de rega mais localizado como um sistema gota-a-gota, para além de dar dotações de água eficazes para a base da sua cultura, é localizada para cada espécime e as perdas de água por evaporação são muito reduzidas).

 

 horta urbana fiorere

 

Horta Urbana Fiorere

 

As hortas devem ser adaptadas ao seu espaço e ao seu estilo de vida, com o crescente gosto pelas pessoas em cultivar e colher os seus próprios legumes e frutas, conseguimos observar novas formas de termos hortas em meio urbano, nos nossos quintais, nas varandas e até mesmo dentro de casa. Aproveite cada espaço e comece a cultivar!

Deixe um comentário

Tenha em consideração que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos.