Artigos Sobre

Artigos Sobre
Como escolher a relva Curiosidades sobre relva Decoração de exterior Grama brasileira Infos Relva Artificial Infos Relva Natural Instalação do relvado Jardins Manutenção do relvado Plantas Problemas no relvado Relva artificial Relva e animais domésticos Relva natural Sebes naturais Sustentabilidade Tendências Tintas e corantes Varandas e terraços

Produtos Mais Vendidos

Grama brasileira_Tabuleiro c/ 112 Plantas
Relva natural em tapete STRONG PLUS
Relva natural em tapete Strong_Grass4you
Grass Food fertilizante granulado Grass4you_Adubo para relva

 

A gestão integrada de pragas utiliza formas ambientalmente corretas para evitar que as pragas invadam a sua casa, danifiquem as suas plantas ou o incomodem.

 

Para que uma gestão integrada de pragas seja bem sucedida tem de combinar vários métodos para prevenir e gerir problemas de pragas sem prejudicar o utilizador, a família ou o ambiente.

 

Na gestão integrada de pragas, a utilização de pesticidas pode ser uma opção, mas são utilizados métodos não químicos em primeiro lugar, os pesticidas, muitas vezes, não são necessários.

 

Os grupos de pragas mais comuns nos nossos jardins e hortas são:

 

  • lepidópteros (borboletas e suas lagartas);
  • coleópteros (escaravelhos);
  • tisanópteros (tripes);
  • afídeos (também chamados pulgões ou piolhos-das-plantas);
  • cochonilhas;
  • e dípteros (moscas).

 

 

Praga relva Blissus

 

 

Siga estes passos para gerir pragas no seu jardim e horta:

 

 

Identifique a sua praga corretamente

Identifique a sua praga para ter a certeza de que o método de gestão que escolher será eficaz.

Se não tem certeza de qual é a sua praga, solicite ajuda a um técnico.

Descubra se a praga é um problema que precisa ser controlado e aprenda sobre seu ciclo de vida e biologia.

Determine se existem métodos preventivos ou não químicos que possa usar para minimizar ou eliminar o problema.

 

 

Para obter melhores resultados, combine vários métodos das seguintes categorias:


Prevenção

Evitar, em primeiro lugar, que as pragas invadam ou aumentem as suas populações. Tal pode incluir a remoção das fontes de alimento, água e abrigo das pragas ou bloqueando o seu acesso aos edifícios e/ou plantas.

 

Práticas culturais

Práticas culturais são ações que pode fazer para desencorajar a invasão de pragas, como um bom saneamento, remoção de detritos e do material vegetal infestado, rega e fertilização adequadas, cultivo de plantas competitivas ou uso de plantas resistentes a pragas.

 

Controlos físicos ou mecânicos

Controle pragas com métodos físicos ou dispositivos mecânicos, como: eliminação física de pragas com um jato de água, com barreiras e armadilhas, cultivo, solarização do solo ou tratamentos térmicos do solo.

 

Luta biológica

A luta biológica é o uso de organismos benéficos, denominados inimigos naturais, para gerir pragas. Encorajar os inimigos naturais*, nomeadamente através da plantação de plantas com flores e produtoras de néctar, e evitando assim o uso de pesticidas de largo espectro.

 

*Os inimigos naturais são organismos que matam, diminuem o potencial reprodutivo ou reduzem o número de outros organismos. Os inimigos naturais que limitam as pragas são componentes-chave dos programas de gestão integrada de pragas. Importantes inimigos naturais de insetos e ácaros incluem predadores, parasitoides (parasitas) e patógenos.

 

 

 

Se não estiverem disponíveis métodos não químicos eficazes, pondere a utilização de pesticidas:

 

Pesticidas

Os pesticidas podem fazer parte da gestão integrada de pragas, mas utilize-os apenas como último recurso e apenas depois de ter experimentado outros métodos.

Certifique-se de que o problema de pragas é suficientemente grave para justificar um tratamento com pesticidas.

Utilize sempre os materiais menos tóxicos, mas eficazes, disponíveis e utilize-os de forma a reduzir a exposição humana e dos animais de companhia e a proteger o meio ambiente.

O controle químico, embora permaneça o método mais utilizado no mundo, deve ser evitado sempre que possível porque pode representar riscos para a agricultura (fito toxicidade, resistência, efeitos secundários…), para o meio ambiente (sobre a fauna, poluição do solo e da água) e para a saúde humana.

 

Combinar tratamentos: pesticidas com outros métodos preventivos

Uma vez controladas as pragas, utilize métodos não químicos preventivos para evitar que voltem.

 

 

Lagarta rosca praga relva

 

 

Entre eles:

  • Métodos mecânicos: métodos diretos ou indiretos de captura ou morte do inseto, feitos de forma manual ou com ferramentas. Por exemplo: reconhecer e eliminar insetos manualmente, lavagem de plantas, armadilhas, etc.

 

  • Métodos físicos: são utilizados quando se modifica alguma característica física do ambiente (temperatura, humidade, luz, etc.…) que seja desfavorável para a praga. Por exemplo: redes mosquiteiras, tinta inseticida, armadilhas cromáticas, sons com alta intensidade, alteração da humidade, etc.

 

  • Métodos culturais: como por exemplo rotação de culturas, remoção de restos de poda, diversidade de culturas, etc.

 

  • Variedades resistentes: a resistência das plantas aos insetos é a capacidade de uma variedade para crescer e produzir economicamente apesar da presença da praga. Desta forma, a planta pode alterar o desenvolvimento do inseto. A praga morre ou procura outra planta hospedeira.

 

  • Métodos de controlo biológico: o controlo biológico consiste em usar organismos vivos para controlar pragas. Os organismos que são utilizados para o controlo biológico são chamados de "inimigos naturais". Um exemplo desses inimigos naturais são joaninhas (que se alimentam de pulgões).

 

  • Métodos biotecnológicos: estes não causam a morte imediata de uma praga, mas modificam algum processo fisiológico ou alteram a sua forma de comunicação. Os métodos biotecnológicos mais utilizados são, por exemplo: feromonas e repelentes.

 

  • Medidas legais: trata-se de requisitos obrigatórios impostos pelo governo para o controle de pragas e doenças. Para isso, são utilizados sistemas como quarentena, inspeção, erradicação ou regulação de culturas.

 

Deixe um comentário

Tenha em consideração que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos.