- Curiosidades sobre relva
- Manutenção do relvado
- Problemas no relvado
- Relva natural
Dicas de manutenção para a relva Strong no outono
CORTE
Durante o outono, o corte deverá ser feito com menor frequência - manter a bermuda um pouco mais alta estimulará o crescimento mais profundo das raízes, o que a ajudará a sobreviver nas temperaturas mais frias e durante a dormência do inverno.
As bermudas são normalmente cortadas a uma altura de 1.5 a 3cm. No entanto, durante o outono, deve cortar a relva um pouco mais alto.
A ideia é estimular o crescimento mais profundo das raízes para que a relva sobreviva durante a dormência do inverno. As raízes são o que mantém a relva viva no subsolo, enquanto as folhas acima do solo suportam temperaturas mais extremas.
REGA
Reduza a rega à medida que as temperaturas caem – muita água pode causar doenças. Água para evitar o stress hídrico quando a relva se encontra a crescer ativamente e após os estágios iniciais de dormência para evitar a desidratação.
No outono, reduza a rega da bermuda à medida que as temperaturas caem para prevenir doenças.
O outono é a época alta para fungos, especialmente com irrigação excessiva ou áreas sombreadas por folhas caídas. Continue a regar para evitar o stress hídrico e a desidratação, e regue de manhã cedo para reduzir o risco de doenças.
FERTILIZAÇÃO
Para obter melhores resultados, alimente o seu relvado mensalmente durante o outono. O fertilizante ajuda o seu relvado a recuperar das temperaturas quentes do verão que acabou de suportar, bem como a se preparar para as temperaturas mais frias que virão.
A relva é um ser vivo que precisa de nutrientes específicos neste momento. Dependendo da área onde mora, a bermuda provavelmente entrará em estado de dormência. A fertilização difere nesta época do ano em comparação com as outras épocas onde o crescimento da relva está ativo (primavera e verão).
CONTROLE DE INFESTANTES
À medida que as temperaturas esfriam, pode aplicar herbicidas pós-emergentes e pré-emergentes com segurança na relva bermuda. As ervas daninhas do verão podem estar a definhar, mas as ervas daninhas do inverno aparecerão em breve. Aplique um pré-emergente no outono para evitá-los.
O outono é a melhor época para aplicação pré-emergente, especialmente se as ervas daninhas de inverno já foram um problema no passado. Também pode aplicá-lo na primavera, por volta de março ou abril.
Aplique herbicidas pré-emergentes para controlar ervas daninhas anuais e perenes de inverno, como a moruja, a urtiga branca ou a roxa, a poa anual entre outras.
Aplique herbicidas pós-emergentes somente quando existirem ervas daninhas presentes no seu relvado. Os herbicidas pós-emergentes têm como alvo as ervas daninhas existentes, enquanto os herbicidas pré-emergentes previnem as novas.
CONTROLE DE INSECTOS
Verifique e controle quaisquer larvas brancas. Trate com um inseticida, se necessário.
Aplicar um inseticida preventivo é mais eficaz e provavelmente mais barato do que tratar uma praga. Use um inseticida de amplo espectro para proteger a relva bermuda de insetos nocivos, especialmente larvas.
Trate qualquer infestação de insetos com um inseticida adequado e leia atentamente os rótulos. Para inseticidas granulares, regue o relvado imediatamente após a aplicação para melhor absorção.
CONTROLE DE FUNGOS
Aplique um fungicida sistémico em doses preventivas no início do outono para manter a relva saudável e prevenir surtos de doenças.
Para manchas mortas na primavera, especialmente comuns na bermuda, aplique fungicida em doses mais elevadas nas áreas afetadas.
Remova as folhas mortas regularmente. As folhas acumuladas criam manchas húmidas e sombreadas que podem danificar a relva. Ancinhe semanalmente para evitar esses danos.
Por último, “remendar” o relvado e/ou fazer uma cobertura leve com uma mistura de areia e solo superficial é uma ótima maneira de recuperar quaisquer áreas mais fragilizadas, causadas pelo calor do verão.