- Jardins
- Plantas
- Tendências
- Varandas e terraços
Aromáticas sempre à mão
E se os seus cozinhados tiverem sempre um toque de magia? Um toque fresco e natural!
Não há nada como uma refeição caseira aromatizada com ervas frescas colhidas na sua própria horta.
O segredo que temos para lhe contar é que você não precisa cultivar uma grande área no quintal para cultivar ervas suficientes para usar nas refeições - um simples recipiente na sua cozinha, na varanda, num deck ou num pátio pode fornecer ervas aromáticas durante toda uma temporada, conforme as suas necessidades.
Veja como aqui criar uma pequena horta de aromáticas ou mesmo um jardim de vasos.
MATERIAIS:
- Recipiente de metal, polipropileno ou madeira (ex: hortas urbanas, vasos, etc.)
- Substrato
- Plantas aromáticas à sua escolha
- Fertilizante
- Kit ferramentas de jardinagem
- Água
COMO FAZER:
-
Escolha os recipientes
Selecione um recipiente com orifícios para a drenagem, quanto maior, melhor. Um vaso de 45 a 50cm de diâmetro ou uma horta de 75*35cm oferece espaço suficiente para cultivar uma variedade de plantas herbáceas. Se você não tiver um recipiente grande, selecione vários vasos menores e plante uma única erva em cada um.
-
Escolha o solo
Encha o recipiente com substrato próprio para vasos, nomeadamente um substrato universal é adequado.
Se estiver a utilizar um recipiente muito grande, encha o fundo com uma camada drenante de argila expandida ou brita, etc.).
A argila expandida pode ser utilizada na camada drenante colocada no fundo do vaso ou floreira, ou misturada com o substrato para o tornar mais leve, arejado e bem drenado, promovendo a oxigenação das raízes.
Estas opções ocuparão mais volume, logo irá precisar de menos substrato para encher o vaso ou as floreiras/hortas.
-
Escolha as plantas
Selecione as aromáticas que habitualmente utiliza, mas não se esqueça de arriscar e de experimentar algumas novas. É mais fácil comprar plantas herbáceas em vaso de um viveiro ou de um Garden Center em vez de começar com sementes, e as plantas em vaso fornecem resultados imediatos. Geralmente, encontra manjericão, coentros, tomilho, orégãos, sálvia, alecrim e salsa, entre outros. Algumas ervas menos comuns para experimentar incluem tomilho-limão, poejo e estragão.
-
Plante o seu jardim
Humedeça bem o solo. Organize as plantas de modo que aquelas que crescem em altura, como o manjericão, fiquem no centro e as variedades em cascata, como tomilho e orégãos, fiquem ao longo da borda. Plante-os juntos: 10 a 12 plantas de ervas aromáticas cabem numa pequena horta de 65 a 75 centímetros.
-
Regue e fertilize
Espalhe um fertilizante no vaso, enterre-o superficialmente com um pequeno ancinho e regue bem após o plantio. Regue com frequência para manter o solo uniformemente húmido, mas não encharcado.
-
Colha regularmente
Assim que as plantas mostrarem um novo crescimento, pode começar a fazer as colheitas. Corte os caules inteiros em vez das folhas individuais para estimular um crescimento consistente. Nunca colha mais de um terço de uma única planta de cada vez. Seguindo esse padrão, as suas plantas devem poder fornecer temperos durante toda a estação de crescimento.
DICAS:
- Para dar destaque a esta sua nova paixão, tente cultivar ornamentais com texturas e cores diferentes de ervas aromáticas, como manjericão roxo, sálvia tricolor e hortelã-chocolate.
- Se as ervas aromáticas crescerem demais, corte-as severamente para forçar um novo crescimento.
- E por fim, se o seu parceiro ideal é o Uber Eats e se a cozinha não é o seu melhor atributo, que tal o café da manhã ou o seu "cantinho" de leitura com um pouco de verde...ou salpicado de outras cores.