Artigos Sobre

Artigos Sobre
Como escolher a relva Curiosidades sobre relva Decoração de exterior Grama brasileira Infos Relva Artificial Infos Relva Natural Instalação do relvado Jardins Manutenção do relvado Plantas Problemas no relvado Relva artificial Relva e animais domésticos Relva natural Sebes naturais Sustentabilidade Tendências Varandas e terraços

Produtos Mais Vendidos

Grass Food fertilizante granulado Grass4you_Adubo para relva
Mistura de sementes de relva natural_Grass4you
Relva natural em tapete Strong_Grass4you

Recordam-se daquela parte em que a Alice no País das Maravilhas encontra os jardineiros da rainha a pintar as rosas brancas, colocadas por engano, de vermelho? Exatamente a mesma situação.

 

Colorantes de relva não são um produto novo, já existem há algum tempo no mercado e são usados sobretudo para manter o aspeto verdejante dos campos desportivos sem recorrer ao uso de sementeira, especialmente pelo facto de ser um processo demorado e dispendioso para áreas extensas e com um uso frequente. No entanto, o fator revolucionário é que essa utilização foi adaptada, mais recentemente, para casos em que os relvados residenciais secaram com as temperaturas que se fizeram sentir no pico do verão e com as restrições do uso de água em alguns países.

 

 

Tintas para relva natural Grass4you

 

 

Os relvados são uma zona essencial de um jardim, pois providenciam um revestimento permeável, esteticamente apelativo e funcional, mas como qualquer planta, está exposta às condições climáticas, aos animais e à manutenção efetuada pelos seus cuidadores, que por vezes… pode correr mal, por isso os colorantes de relva são uma opção muito interessante.

Como é normal, as grandes questões usualmente colocadas são:

  • Prejudica o meio ambiente?
  • Prejudica a minha saúde  incluindo a de crianças e/ou animais de estimação?
  • Prejudica a minha relva?

A resposta a todas as questões: Não. Surpreendido?

 

Estes colorantes são diferentes das tintas comuns, pois a sua composição é constituída por pigmentos e aglutinantes orgânicos, logo ecológicos, de qualidade, derivados de algas, que permitem uma aplicação da cor verde sobre o relvado de uma forma menos opaca, ou seja, mais natural, que não afetam a saúde da sua família, dos animais, nem da própria relva, pois apesar dos pigmentos ficarem sobre as folhas, a sua pequena opacidade não disturba o processo fotossintético da relva, nem o seu desenvolvimento (para relvas em estado de crescimento ativo).

Os colorantes que existem no mercado evoluíram de forma a pensarem nesses pormenores e expandiram-se ao ponto de serem usados não só para manutenção de grandes jardins como para os proprietários de jardins de casas particulares que têm gosto em manter os seus relvados verdejantes, ao longo de todo o ano.

Também podem ser usados de forma mais temporária, como um ataque de pragas que tenha deixado o relvado com alguns danos ou completamente destruído e o uso de colorantes pode ser uma solução transitória até à colocação de nova relva.

Pode ainda ser usado nas marcas deixadas pelos animais de estimação resultantes da sua urina, outro exemplo é o uso de colorantes para eventos porque a relva não se encontra no seu melhor ou está em recuperação.

 

 

 Tintas para relva natural Grass4you

 

 

Por fim, também conseguimos usar colorantes em relvas que têm por norma a dormência, como as Bermudas, a nossa Strong, em épocas de baixas temperaturas, pois a única "desvantagem" deste tipo de relvados é que ao entrarem em dormência podem apresentar uma coloração menos verde, que não é da preferência dos seus utilizadores, porque gostam de ver os seus relvados verdejantes todo o ano.

O facto de ser uma tinta orgânica permite a deposição da cor ideal no seu relvado, no entanto, deve ter alguns fatores em atenção:

  • Após aplicação deve deixar secar com eficácia e como tal, verifique se após aplicação não vai chovar na sua área;
  • A durabilidade, em média é de 3 meses para relvados dormentes, mas vai depender essencialmente do estado de desenvolvimento da sua relva, do clima (os colorantes são ideais para climas mediterrânicos). Se a relva estiver em crescimento ativo cada vez que a cortar, corta não só a folha mas a folha com a tinta até toda ela desaparecer e ser necessário aplicar novamente.
  • Em termos de coloração, os colorantes são substâncias com pigmentos amarelos e azuis (que originam o verde) quando diluídos em água formam a mistura correta para aplicar na sua relva, devido a esses pigmentos tem de adaptar a sua aplicação à tonalidade em que a sua relva se encontra, pois uma base que já seja amarela, vai acentuar a quantidade de amarelo que a sua mistura tem, necessitando da colocação de mais uma camada para acentuar aquele verde característico de relva saudável.

 

 

Tintas para relva natural Grass4you

 

 

  • Para um aspeto mais uniforme deve-se aplicar o colorante de forma cruzada com um pulverizador de dorso. Planeie como o vai fazer, em zonas próximas da sua relva que não quer pintar mantenha alguma divisória ou tape e faça-o com roupa apropriada, apesar de orgânico pode tingir a sua roupa, como o molho de tomate ou o café.

Para tempos climaticamente instáveis, como os que vivemos, devemos aproveitar as oportunidades de produtos inovadores que o mercado lança para podermos "maquilhar" os nossos relvados e mantê-los verdes contra as adversidades.

Deixe um comentário

Tenha em consideração que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos.