- Jardins
- Tendências
Tendências para jardim 2022
Ano novo, jardim novo? Com a chegada de 2022, abrem-se portas para enfrentar o seu espaço exterior com uma nova perspetiva. Portanto, fizemos uma compilação das tendências para este novo ano de 2022 a partir de variados artigos sobre casa e jardim. Observem que algumas permanecem desde os últimos 2 anos e parece que se vão manter por muitos mais, outras acompanham os tópicos da atualidade.
Inspire-se e comece este ano de 2022 a criar um jardim trendy.
Jardins sustentáveis
É um assunto de extrema importância, ao qual conseguimos ver o impacto que tem na atualidade e maior será nas futuras gerações. Como é um problema de todos, de que forma podemos fazer a nossa parte? Esta tendência tem como foco aumentar a resiliência às alterações climáticas dos nossos espaços exteriores, através do design, do uso de materiais mais sustentáveis ou até mesmo no ato de adquirir novas formas de incluir a mãe Natureza nas nossas escolhas.
As formas mais orgânicas, o design aleatório propositado com um toque de “selvagem” nas plantações e o uso de materiais naturais e rústicos são alguns dos indícios de que esta tendência veio para ficar.
A compostagem, a preocupação em incluir a fauna, com atrativos (como as plantas melíferas) ou o maior uso de espécies indígenas (que estão mais aptas ao clima e solos de cada zona do país diminuindo assim a necessidade em aumentar recursos à sua viabilidade) são algumas escolhas conscientes e tendências de jardinagem para este 2022.
Jardim como espaço de escape
O jardim, o terraço ou varanda, qualquer espaço exterior que tenhamos, deixou de ser um espaço à parte, complicado e que por vezes dá mais trabalho do que é suposto e passa a ser um espaço de extrema importância e de grande valorização, que nos permite escapar da realidade. A maioria das pessoas vive em apartamentos e um espaço exterior à casa de habitação, é considerado um luxo e um escape às rotinas diárias.
Neste ano, o interior e exterior misturam-se formando uma leitura única do espaço de habitação. O exterior passa a fazer parte da casa, mesmo sem confinamentos obrigatórios, mas distinguem-se pela função que cada um representa. Por isso, o jardim pode ser um espaço de multiusos, mas com o dever de ser um espaço de relaxamento e lazer.
Sonha com um destino de férias tropical? Um giro pelas paisagens italianas da Toscânia? Ou com uma escapadela romântica num hotel de luxo? O jardim pode ser desenhado para remeter a um ambiente tropical, mediterrânico, selvagem ou de hotel de 5 estrelas, o segredo está no espaço que tem e em como o pode maximizar.
Esta tendência engloba também as crianças, pois um espaço kids-friendly para que possam gastar energia de forma lúdica e saudável, será também um escape para os adultos.
Da horta para o prato
A tendência do orgânico, do natural, “da horta para o prato” e o ato de cultivar a nossa própria comida é um movimento que tem vindo a crescer ao longo dos anos, aproveitando o que cada estação providencia é uma ótima forma de maximizar o espaço que tem, dando-lhe uma função muito útil.
Desenhar o seu jardim com plantas ornamentais e hortícolas vai fazer desfrutá-lo de uma forma mais criativa e empenhada, pois na conjugação de várias espécies anuais e perenes, comestíveis e/ou não comestíveis, que gerem novas formas e cores no passar e cada estação, vai ser um desafio que não vai querer perder este ano.
Outras tendências do momento
O uso de flores coloridas para criar uma palete de tons alegres ao seu jardim vai marcar este ano e como estamos a precisar de um pouco mais de cor nas nossas vidas, após estes últimos 2 anos… aproveite e plante algumas! Para tecer mais dinamismo ao seu jardim e se apreciar o compromisso, escolha algumas anuais ou bienais dedicadas a cada estação do ano para variar a palete de cores.
Também se revela uma tendência crescente que se vai fazer notar este ano. A moda é cíclica e como tal, os estilos de mid-century, retro e vintage vão aparecer em força como apontamentos em materiais e em mobiliário exterior.
Comentários
Carlos
No meu jardim também tenho o cuidado de ter sempre flores meliferas para ter muita abelhas, aumentado a possibilidade de polinizacao.
É também importante ter flores o ano inteiro, principalmente quando menos há.
Os medronheiros dao flor numa altura em que há poucas flores e dá um mel magnifico:
https://hissopo.pt/pt/produtos/mel-de-medronheiro-apisland