Artigos Sobre

Artigos Sobre
Como escolher a relva Curiosidades sobre relva Decoração de exterior grama Infos Relva Natural Instalação do relvado jardim Manutenção da relva Manutenção do relvado Plantas Problemas no relvado Relva artificial relva natural relva para animais relva sintética sebes Tendências varandas

Produtos Mais Vendidos

Grass FOOD (adubo) - grass4you
Grama Brasileira - grass4you
Grass FOOD (adubos) - grass4you
Grass REPAIR (mistura de sementes)

Uma sebe ou cerca-viva é uma linha de árvores e/ou arbustos, plantados para formar uma barreira ou marcar a delimitação de uma área, ou seja, um alinhamento de arbustos ou árvores plantadas em fila e com um espaçamento curto entre elas.

A forma e altura da sebe variam consoante o tipo de plantas que escolhemos e a manutenção que lhe damos, podendo variar de alta a baixa, formal a informal ou mesma florida.

A principal característica que devem ter é aguentarem bem a poda, uma vez que grande parte das sebes necessitam de ser podadas.

As sebes são para muitos de nós, antes de qualquer outra coisa, uma necessidade de demarcação dos limites do nosso espaço, são paredes verdes dentro dos quais nos sentimos protegidos.

 

Sebes  

 

As vantagens das sebes são incomparavelmente maiores do que as dos muros, paredes ou qualquer outra estrutura construída. Neste sentido, sempre que puder, opte por uma divisória verde para o seu jardim, terraço ou varanda em detrimento de uma estrutura construída:

  • Protegem dos ventos
  • Conferem privacidade
  • Protegem do ruído
  • Conferem segurança
  • Promovem e conservam a biodiversidade

Em primeiro lugar, está a questão da segurança e da privacidade. Não é agradável estarmos no nosso jardim/varanda sujeitos a olhares indiscretos de vizinhos ou de outras pessoas que estejam a passar na zona. Isto é especialmente importante quando se trata de um imóvel inserido numa zona movimentada por carros ou peões, ou simplesmente quando se pretende individualizar um recanto.

Por outro lado, as sebes protegem as plantas mais frágeis e delicadas que se encontram no interior. Estas plantas, estando abrigadas do vento e de outras condições atmosféricas extremas, crescem mais rápido e duram mais tempo. Não menos importante é a mais-valia financeira inerente às sebes que mitigam a passagem de ventos o que favorece termicamente a casa e leva à diminuição dos custos energéticos. Em termos acústicos, são igualmente eficientes.

As sebes também providenciam abrigo para pássaros e algum tipo de vida selvagem. Escolher uma sebe é escolher a promoção da biodiversidade.

 

Sebes e biodiversidade

 

A beleza de uma barreira, física e visual, vegetal bem formada reside em conseguir uma uniformidade entre todas as sebes e todas as plantas do canteiro. Não é tarefa fácil, mas conseguir que todas elas cresçam de forma uniforme e sã é algo que deve perseguir a todo o custo.

 

Sebe hera

 

Para lhe facilitar esta tarefa, veja AQUI as nossas sebes e escolha a que mais se adequa ao seu espaço.

 

 A maior parte das casas tem uma pequena varanda. Algumas, têm até um terraço. Estes espaços são, não raras as vezes, o único contacto que as pessoas que moram numa cidade têm com a natureza, sendo lá que encontram o silêncio e o ambiente para repousar e se abstraírem. Nas grandes cidades, os espaços tendem a ser cada vez mais pequenos, o que inclui as varandas. Contudo, com organização, um bom planeamento e, sobretudo, muito imaginação, é possível obter um recanto agradável e relaxante.

 

Varanda_parede verde

Este é um exemplo perfeito de como se pode aproveitar o espaço na vertical para lhe acrescentar vegetação. De realçar, ainda, o baloiço que faz, por certo, as delícias dos adultos e dos mais novos também.

Outro exemplo é criar um recanto de leitura, para um pequeno almoço a dois ou para um brunch com aquele amigo especial…

 

sebe_varanda_ patio

 

 

 

Deixe um comentário

Tenha em consideração que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos.