Existe alguma regra fundamental ao projetarmos um pequeno jardim? Na verdade não: o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra, então adapte o seu espaço às suas necessidades. Dito isto, cores escuras farão os espaços pequenos parecerem menores; muitos vasos pequenos e/ou muitos materiais diferentes tornam a leitura do espaço confusa em vez de tornarem o espaço eclético. Por fim, não se esqueça de prever um local confortável, mesmo que pequeno, onde se possa sentar e usufruir dos frutos do seu trabalho.
- Faça um orçamento e tente cumpri-lo. Dito isso, tenha alguma margem para o inesperado - digamos, 10%.
- Considere a iluminação, de modo que responda a objectivos práticos de um modo divertido. Esta pode ainda adicionar ao seu espaço exterior um visual mais apelativo e “cozy”.
- Avalie o seu solo e escolha plantas que correspondam às condições existentes.
- Conheça seus vizinhos. A comunicação e a simpatia garantirão um resultado mais feliz para todos.
O que não incluir...
- Não inclua um lago ou uma fonte, a menos que tenha bastante tempo disponível para cuidar deles. Incluir um elemento de água é sempre apetecível, não só pela frescura e pela beleza, mas também pelo som, no entanto estes elementos exigem uma manutenção elevada e podem rapidamente se transformar num flop (verde) num piscar de olhos.
- Não use materiais estranhos que não sejam característicos da sua propriedade ou da área circundante.
- Não plante espécies que dominem rapidamente o seu espaço e que ameacem o crescimento de outras especies mais rasteiras.
- Não pavimente debaixo das árvores. As raízes irão levantar o pavimento e o deck (embora os decks possam existir debaixo de uma árvore com um toldo); e por fim poderá sufocar a própria árvore.
Saiba também como colocar relva sintética numa varanda ou num pequeno terraço.