- Decoração de exterior
- Jardins
- Plantas
- Sustentabilidade
- Tendências
- Varandas e terraços
Tudo o que precisa saber para criar um jardim de ervas aromáticas
Tudo o que precisa saber para criar o seu próprio jardim de ervas aromáticas, com ideias para interiores e exteriores. Identifique as melhores ervas aromáticas para si e aprenda a criar as condições de solo perfeitas.
Começou a jardinar durante a pandemia? Não está sozinho!
Uma pesquisa com 2 000 adultos mostra que o cultivo de frutas e legumes estava entre os quarenta principais hobbies que as pessoas adotaram ao longo dos confinamentos.
"A jardinagem combina exercício e atividade e é bem conhecida por aumentar o bem-estar, juntamente com o poder restaurador de cuidar e particularmente cuidar de seres vivos", disse Guy Barter, horticultor-chefe da Royal Horticultural Society (RHS).
Acrescentou ainda que há, também, "a beleza e o charme das flores e jardins para elevar o ânimo, e o prazer e a satisfação de cultivar e comer a sua própria comida".
Se é apaixonado por cultivar os seus próprios produtos, criar um jardim de ervas aromáticas é uma ótima opção e é perfeito tanto para jardineiros quanto para cozinheiros.
Fáceis de cultivar em canteiros, bordaduras, vasos e até mesmo nos peitoris das janelas, elas fornecem a maneira ideal de adicionar sabor aos seus pratos favoritos e fragrância ao seu espaço.
Com uma gama diversificada de sementes e plantas, é possível ter colheitas durante todo o ano, economizando no supermercado.
Para começar, compilamos uma lista de dicas e truques para o sucesso do seu jardim de ervas aromáticas. Desde a identificação das anuais e perenes até à criação das condições perfeitas do solo. Aqui está tudo o que precisa de saber.

Ervas aromáticas anuais vs perenes
- A primeira coisa a considerar são as ervas aromáticas que quer cultivar no seu jardim, as perenes são consideradas as mais fáceis de cultivar e cuidar, e pode comprá-las em vasos. Como exemplos temos a hortelã, o tomilho e o alecrim.
- Plantas perenes são aquelas que possuem um ciclo de vida considerado longo, durando mais de dois anos, cruzando, assim, as estações desse período. As suas folhas não caem e apresentam-se com muita beleza e vigor.
-
Embora não tenham a delicadeza de muitas plantas anuais, têm a vantagem de propiciarem maior praticidade na sua manutenção, afinal, são mais resistentes e conseguem desenvolver-se relativamente bem, ainda que em condições nem sempre favoráveis.
- Enquanto as perenes podem ser colhidas durante todo o ano, as aromáticas são aquelas cujo período de vida se concentra em uma única estação de cultivo. Como exemplos temos a salsa, os coentros e o manjericão. Devem ser plantadas a partir da semente, e requerem climas mais quentes e podem até não florescer se não tiverem as condições adequadas.
- Para que as plantas anuais cresçam saudáveis, é preciso ter alguns cuidados, como:
-
-
Escolha do solo
-
As plantas anuais precisam de um solo rico em nutrientes, já que seu ciclo de vida é curto e intenso. O ideal é utilizar uma mistura de terra fértil com compostagem ou adubo orgânico, garantindo uma boa drenagem para evitar o encharcamento, que pode prejudicar as raízes.
-
-
Irrigação adequada
-
Manter o solo húmido é essencial para plantas anuais, mas o excesso de água pode ser prejudicial. Regue com frequência, mas observe o solo para evitar que fique encharcado. Em geral, as plantas anuais preferem uma rega regular, especialmente em períodos de floração.
-
-
Exposição à luz solar
-
A maioria das plantas anuais necessita de bastante luz solar para florescer e crescer rapidamente. Verifique as necessidades específicas de cada espécie, mas, em geral, posicione-as em locais que recebam pelo menos seis horas de sol por dia.
-
-
Fertilização constante
-
Devido ao rápido crescimento das plantas anuais, é necessário adubar o solo regularmente para repor os nutrientes. Use um fertilizante completo, a cada duas a três semanas durante o período de crescimento e floração, para garantir vigor e flores mais intensas.
-
-
Poda e remoção de flores murchas
-
Para estimular o crescimento e prolongar a floração, remova flores e folhas murchas com frequência. A poda, leve, também ajuda a manter as plantas com um formato equilibrado e saudável.
-
-
Proteção contra pragas e doenças
-
As plantas anuais podem ser suscetíveis a pragas e doenças, devido ao seu crescimento acelerado. Observe-as regularmente e, caso detecte pragas, utilize inseticidas naturais ou específicos. Manter o solo saudável e a área ventilada também ajuda a prevenir doenças.

Como plantar ervas aromáticas no solo
Se ainda não tem certeza onde plantar as ervas aromáticas no seu jardim, sugerimos que considere o quão conveniente o local é para a cozinha, de modo a ter fácil acesso enquanto cozinha.
Mas também é conveniente ter em atenção as condições do solo e de luz, embora as ervas aromáticas sejam fáceis de cultivar e não exijam muita interferência, elas normalmente prosperam em locais ensolarados e abrigados, com solo fértil e bem drenado com muita matéria orgânica.
Se vai plantar ervas no solo, o recomendado é começar por ancinhar o local escolhido. Um ancinho é mais do que apenas uma ferramenta para manter o seu jardim limpo e arrumado, também pode remover matéria orgânica que por vezes é o lar de muitas pragas.
Se o solo do jardim contém uma alta percentagem de argila, recomendamos que adicione um pouco de composto para soltá-lo e torná-lo mais leve. Diferentes ervas prosperam em diferentes texturas de solo: por exemplo, coentros ou salsa preferem solos férteis e que retenham humidade, enquanto o alecrim prospera em solo arenoso e bem drenado.
Se o solo do jardim não é adequado para este trabalho em questão, sugerimos que plante em canteiros, hortas ou vasos.
Quando o solo estiver pronto, terá de cavar um buraco no chão usando uma espátula para fornecer espaço suficiente para sua planta
Com o furo feito, retire suavemente a planta do vaso, segurando-a desde a raiz para evitar danificar raízes e caules frágeis, e coloque-a de modo que a parte superior do torrão com a raiz fique logo abaixo da superfície do solo. Uma vez no lugar, cubra com terra e calque antes de regar.
As ervas aromáticas são versáteis e prosperam ao ar livre, mas ao plantar diretamente no solo, vale a pena lembrar de agrupar plantas similares. Tomilho, alecrim, lavanda e orégãos, por exemplo, podem ser plantados juntos, pois gostam do mesmo ambiente: muita luz solar e solo geralmente mais seco.
Como plantar ervas aromáticas em hortas, canteiros ou vasos
Se o seu solo não é adequado para plantar ervas diretamente no solo, sugerimos as hortas urbanas, canteiros e vasos como uma boa alternativa, recomendando aqueles com diâmetros ou larguras iguais ou superiores a 40cm
Se não tem disponibilidade suficiente para estar sempre a regar, encha os recipientes com substrato para vasos sem turfa e adicione areia (25% em volume) para melhorar a drenagem.
Quanto à rega, deve evitar deixá-los muito encharcados e “alimentá-los” regularmente, cada duas a três semanas, com um fertilizante rico em potássio.

Como colher e manter as ervas aromáticas
Agora para a melhor parte, colher as suas ervas aromáticas para usar na culinária ou para fazer um chá. Corte conforme necessário e use fresco ou guarde por curtos períodos num recipiente selado no frigorífico.
Para ervas anuais, como coentros e salsa, use-as antes de emitirem novamente semente. Caso contrário, recomendamos apará-los regularmente para não ficarem muito lenhosos, e dessa forma poderem gerar muitos rebentos frondosos no caso dos arbustos, como hissopo, o alecrim ou o tomilho".
Pode guardar o excedente no congelador ou secar num local escuro e arejado e propague, por estacas, as ervas aromáticas lenhosas no final do verão.
Ao podar regularmente, as ervas aromáticas terão um sabor melhor, por isso recomendamos que tenha uma tesoura de poda, a ferramenta essencial para a propagação e poda.