Artigos Sobre

Artigos Sobre
Como escolher a relva Curiosidades sobre relva Decoração de exterior Grama brasileira Infos Relva Artificial Infos Relva Natural Instalação do relvado Jardins Manutenção do relvado Plantas Problemas no relvado Relva artificial Relva e animais domésticos Relva natural Sebes naturais Sustentabilidade Tendências Varandas e terraços

Produtos Mais Vendidos

Grass Food fertilizante granulado Grass4you_Adubo para relva
Mistura de sementes de relva natural_Grass4you
Relva natural em tapete Strong_Grass4you

A relva artificial é um produto extremamente versátil. Quando instalado corretamente, pode ser colocado em diferentes locais, desde as coberturas (telhados) até revestir assentos. 

 

Neste artigo vamos explicar-lhe como colocar relva artificial numa varanda.

 

Somos cada vez mais questionados pelos clientes, que não tem a possibilidade de colocar relva natural, sobre a possibilidade de instalarem relva artificial nas varandas e de como o podem fazer.

Para as pessoas que vivem em apartamentos, a varanda é o único lugar onde podem desfrutar do sol e de ar fresco e muitas vezes, da natureza.

Na maioria dos casos a instalação de relva artificial em varandas é uma tarefa relativamente simples. A maioria das varandas têm pavimentos cerâmicos ou de betão, relativamente planos e com boa drenagem - a superfície ideal para a colocação do seu relvado artificial.

 

Assim, comece por:


  • Avaliar a superfície


    • Em que tipo de superfície pretende colocar a relva?

A  relva artificial pode ser colocada em cimento, pavimentos cerâmicos, tijolo, madeira ou qualquer outra superfície dura. Se pretende colocar em deck de madeira, certifique-se de que existe folga suficiente entre as tábuas, caso contrário a madeira pode apodrecer.

    • A sua superfície é plana?

A relva artificial não deve ser colocada em superfícies irregulares, pois corre-se o risco de se formar bolsas de ar por baixo do tapete e criar uma superfície com um aspeto enrugado e feio.

Se a sua superfície for irregular, recomendamos o uso de uma camada de espuma de 6 mm. Caso a sua superfície seja plana pode colocar os tapetes de relva artificial diretamente na superfície.

    • Qual a dimensão da sua varanda?

Se a sua varanda tem uma área muito grande, sugerimos colocar a relva apenas numa zona (quadrada ou circular). Isto evita uma sobrecarga visual de verde, particularmente se não optar por uma relva de boa qualidade.

Permite-lhe também dividir a sua varanda em diferentes áreas, como por exemplo,  para as plantas e ou flores, outra para o barbecue, outra ainda como recanto de leitura ou mesmo como uma área para jogos.

    • A sua varanda tem uma boa drenagem?

Se a drenagem não for a suficiente e a água, particularmente a da chuva, se acumular em poças na superfície, terá de resolver esta situação antes de colocar a relva artificial, pois a base dos tapete, com o tempo pode danificar-se.

Como resolver? A solução passa por nivelar a superfície e garantir que esta tem uma inclinação suficiente para que as águas escorram todas para um determinado(s) ponto(s). Verifique ainda se que o escoamento (grelhas, tubos, etc.) estão limpos e desentupidos.

 

  •   Como colocar?

A instalação de relva artificial numa varanda é semelhante à colocação de relva natural no jardim. A principal diferença é que não é necessário fazer nenhum trabalho de preparação para receber os tapetes.

Use fita de união para juntar os tapetes uns aos outros, pois queremos e devemos utilizar o mínimo possível de cola na superfície da varanda. Para fixar a relva ao local, usamos apenas cola à volta do perímetro da área, deixando espaços vazios (sem cola) para a drenagem. 

Outro dos locais que tem de ter especial atenção e deverá colar são as zonas de entrada, evitando assim acidentes.

Excesso de cola dificulta uma futura remoção, caso necessário, bem como dificulta o escorrimento da água por baixo do relvado.

Se o pavimento for de madeira, deverá pregar o tapete à volta do perímetro em vez de utilizar cola.

 

  • Quanto tempo necessito?

Uma varanda de tamanho médio, consegue colocar a relva em meio dia. Em varandas pequenas e com formas retas, facilmente coloca a relva artificial e assim pode solicitar apenas a entrega, não tendo de esperar pelo agendamento do serviço de colocação.

 

  • Que tipo de relva devo utilizar?

Como em qualquer outro lugar, depende do uso e da área. Se a sua varanda tem um uso muito intensivo, com crianças a brincar e a correr, recomendamos uma relva com uma fibra curta a média.  Se, no entanto, a varanda tiver um uso mais moderado e pretender um produto com uma aparência de relva natural, recomendamos uma relva com a fibra média a alta.

 

  • Qual a duração da relva artificial em varandas?

As relva  artificiais habitualmente tem garantia dos fabricantes contra defeitos de fabrico. Na realidade, tudo se resume à intensidade do uso e à manutenção dada, mas estamos confiantes que com uma intensidade média de uso, pode  ter uma duração até 10 anos ou até mais.

 

  •  Que tipo de custos tenho de considerar?

Existem diferentes variáveis a ter em conta ao solicitar um orçamento para a colocação de relva artificial numa varanda:

    • A área (m² de relva) e a forma (retangular, quadrada, irregular , etc.);
    • Fácil acesso, caso seja num piso superior, se existe elevador por exemplo;
    • A superfície é plana e está em condições de colocar diretamente a relva artificial ou necessita de algum tratamento;
    • Se a drenagem é suficiente ou necessita de ser alterada.

Com este pequeno guia, esperamos que compreenda melhor todo este processo de colocar relva artificial numa varanda.

Caso ainda tenha algumas questões pode sempre contactar-nos.

Basta clicar AQUI!

 

 

 

 

Deixe um comentário

Tenha em consideração que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos.

Comentários

  • Olá. Estou a pensar colocar relva sintética num terraço com cerca de 20 m2. O terraço tem dois pontos de escoamento de águas e uma inclinação de 1%. Agora vão impermeabilizar o terraço com tela asfaltica e depois posso colocar diretamente o tapete de relva por cima?

  • Boa tarde, é viável o uso de relva artificial como proteção da tela asfáltica na cobertura de uma casa em alternativa ao tradicional seixo rolado? Obrigado.