- Decoração de exterior
- Jardins
- Plantas
- Tendências
- Varandas e terraços
Guia para preparar o jardim para o Verão
Quer manter um jardim cheio de flores este Verão, mas não sabe por onde começar?
Não se preocupe, preparar o seu “Éden” pessoal é mais fácil do que pensa. Com apenas algum trabalho de preparação consegue preparar um jardim com sucesso.
Existem tantos benefícios que a jardinagem tem: para além de embelezar o seu espaço, ajuda o meio ambiente (através da fotossíntese, por exemplo) e pode ainda produzir deliciosas frutas e legumes.
Para além disso, a jardinagem é uma atividade cardiovascular moderada, pelo que, mesmo que não note, quando está a tratar do seu jardim, na realidade está a fazer exercício.
É uma atividade perfeita para a mente, o corpo e o planeta. Siga as seguintes dicas e prepare-se para o seu jardim ter o melhor Verão de sempre!
-
1ºs passos
-
Elaborar um plano
É fácil perder o controlo quando vai a uma loja de jardinagem (sementes, e plantas lindas por todo o lado!), por isso tente planear o que pretende plantar antes de ir comprar o que precisa.
Há muito por onde escolher: vegetais, ervas, flores… E pode igualmente decidir se pretende plantar flores perenes que florescem o ano inteiro, não tendo sempre de plantar novas.
Resumidamente, pegue nas ferramentas primárias da jardinagem - uma caneta e um papel - e comece a planear.
-
Preparar a sua área de jardinagem
Se já fez crescer um jardim antes, o espaço deve estar bem preparado. No entanto, se está apenas a começar, o mais provável é ter de enriquecer o solo primeiro.
Se este for castanho claro, é um sinal de que precisa de alguma ajuda. Os solos organicamente ricos são geralmente castanho escuros ou negros.
Arranje um bom adubo e/ou terra vegetal fertilizada e adicione ao seu solo. Depois, revolva um pouco o solo. Isso também vai ajudar a aliviar o solo, arejá-lo e cria espaço para as raízes crescerem.
-
Começar a plantar
Leia sobre as sementes que está a plantar. A maioria dos pacotes possuem informação detalhada ou links para os websites com mais detalhes.
Algumas plantas dão-se bem se as semear diretamente no jardim, mas outras beneficiam mais se forem primeiro plantadas em pequenos contentores, que podem ser mudados e trazidos para espaços indoor caso fique demasiado frio.
Se o trabalho de preparação for demasiado e não tiver a certeza sobre como fazer crescer as suas plantas desde as sementes, pode sempre requisitar a ajuda de profissionais. Isto é particularmente útil para quem está a começar.
-
Jardinagem de acordo com a localização
Não importa quão bom jardineiro(a) é, pois, algumas plantas vão criar dificuldades se não viverem nas condições ambientais e climatéricas ideais.
Indo ao encontro da teoria da evolução, algumas plantas evoluíram em determinadas condições, o que significa que a melhor maneira de ter um jardim próspero é escolhendo plantas habituadas a viver na sua região.
Dê uma olhadela ao seu jardim. Tem luz solar durante a maior parte do dia? Tem sombra parcial? Está exposto a muito vento? Tenha estes fatores em conta quando escolher o que pretende plantar.
-
Próximos passos
-
Construa canteiros elevados
Quer levar o jardim até ao próximo nível? Está a sentir-se confiante em relação às suas técnicas de jardinagem e pretende ter um jardim mais produtivo sem ter de esforçar demasiado a coluna? Então leve o seu jardim ao próximo nível - literalmente.
Ao construir canteiros elevados para as suas plantas, consegue colocá-las a um melhor alcance, de forma a que tratar do jardim seja muito mais fácil. Da mesma forma, as plantas serão separadas do solo, o que significa que terá menos ervas daninhas para combater. Para além disso, não terá de preocupar-se em pisar as suas preciosas plantas bebés.
-
Criar uma barreira para as ervas daninhas
Se está a combater ervas daninhas, pode criar uma barreira para bloquear o seu crescimento - mas tem de fazê-lo antes de colocar as suas próprias plantas.
Em primeiro lugar, arranque todas as plantas indesejadas pela raiz. Depois, estabeleça uma barreira de cartolina, ou de modo mais profissional uma manta anti-ervas, e construa os canteiros em cima da mesma. Esta ação deverá afastar quaisquer ervas daninhas da luz solar e de nutrientes que necessitam para desenvolver-se no seu jardim.
-
Cobertura de folhas
Outra forma de manter as ervas fora da equação (e manter a humidade) é colocar folhas no solo, que podem ser de formas distintas: folhas mortas, cortadas, feno ou palha, lascas de madeira, sacos de serapilheira ou tapetes de relva biodegradáveis concebidos para estes casos.
Basicamente, espalhe folhas mortas por todo o solo para mantê-lo fresco, sem ervas daninhas, diminuindo a evaporação da água.
Se está a usar matéria orgânica no seu relvado, deixe secá-la ao sol um dia antes de a espalhar e certifique-se de que não foi exposta a pesticidas tóxicos ou químicos. E mantenha-a cerca de 2 a 3 cm afastada dos caules das suas plantas para prevenir a decomposição.
-
Manter as plantas mais agressivas contidas
Se tem uma planta que costuma crescer em demasia e “tomar conta” do jardim, tome algumas precauções para restringir esse movimento.
Uma boa maneira de fazê-lo é plantá-la num recipiente largo, retirar o fundo e plantar tudo, inclusive o que sobrou do pote. Isto vai evitar que a planta cresça desenfreadamente, permitindo ao mesmo tempo que as raízes cresçam na vertical.
-
“Bisbilhotar” o jardim alheio faz parte
Ainda não tem a certeza de que tipo de plantas vão ficar melhor no seu jardim? Dê uma volta pelo seu bairro e veja o que está a plantar a vizinhança. Se alguma planta em particular parecer estar a crescer saudavelmente, é muito provável que também consiga fazê-lo no seu jardim.
E não faz mal se tiver de espreitar por cima de vedações - "meta conversa" com a vizinhança sobre o assunto!
Ter amizades de jardinagem é ótimo para partilhar dicas e mesmo plantas!