Artigos Sobre

Artigos Sobre
Como escolher a relva Curiosidades sobre relva Decoração de exterior Grama brasileira Infos Relva Artificial Infos Relva Natural Instalação do relvado Jardins Manutenção do relvado Plantas Problemas no relvado Relva artificial Relva e animais domésticos Relva natural Sebes naturais Tendências Varandas e terraços

Produtos Mais Vendidos

Grass FOOD (adubo) - grass4you
Grama Brasileira _Grama São Carlos

Grama Brasileira

€80.00

Grass REPAIR (mistura de sementes)
Grass FOOD (adubos) - grass4you

Na maior parte do país, a temporada de jardinagem está a terminar e os preparativos para a nova temporada deverão já estar em andamento. No entanto, existem espécies que se mantêm ativas no inverno, e como tal teremos de ter alguns cuidados.

 

Assim como uma criança que resiste à hora de dormir, preparar o jardim para esta fase de menor atividade, não significa que ele vai dormir. Mas os passos que dermos agora vão prepará-lo para o frio que está por vir.

 

  • Comece por limpar os detritos do jardim.
  • Corte as plantas mortas em vez de as arrancar. Cortar as plantas mantém a estrutura do solo intacta e permite que as raízes antigas libertem os seus nutrientes de volta ao jardim.
  • Cave e armazene todos os bolbos tenros.
  • Verifique as plantas anuais e os vegetais para sinais de doença. Remova o material vegetal doente ou com sinais de doença do local e descarte-o para o lixo, não faça a compostagem deste material.
  • Deixe as plantas que apenas gosta. No entanto, não se sinta obrigado a deixar plantas velhas ou em dormência, principalmente se não as achar esteticamente agradáveis.
  • Se você tiver problemas com roedores, limpe a camada de manta morta, os restos de plantas e outros resíduos para eliminar o material de nidificação. Caso contrário, os ratos irão aninhar-se nas plantas e mastigarão as suas coroas durante todo o inverno. Na primavera estarão saudáveis ​​e prontos para procriar.

 

A rega só é necessária para as plantas sempre-vivas, ativas no inverno, e para as recém-plantadas. Regue-as bem para lhes dar a melhor chance de sobrevivência.

 

Minimize e reduza os problemas com as ervas daninhas no próximo ano arrancando as ervas daninhas perenes com rosetas ou caules rastejantes, como o cardo, o dente-de-leão, as corriolas, a erva-moura, e a junça.

 

Ervas daninhas anuais, como o bredo, a folha de veludo e as glórias da manhã, devem ser removidas antes que as suas sementes caiam no solo do jardim e germinem.

 

O plantio pode ser arriscado no final do outono, mas há exceções.

  • Plantas lenhosas em dormência ainda podem ser plantadas.
  • Se o tempo frio ainda estiver longe, as culturas de cobertura podem ser semeadas nas hortas. Elas ajudam a prevenir a erosão da chuva e do vento, melhoram a inclinação do solo e evitam a lixiviação de nutrientes do solo. Culturas de cobertura da família das ervilhas, como trevo, a alfafa e ervilhaca peluda, também depositam azoto no solo.

 

Nos relvados:

  • Continue a cortar o relvado alto (4 a 5 cm para a maioria das gramíneas) para estimular o bom crescimento das raízes.
  • Fertilize agora no outono com adubo específico para relva na proporção 3-1-2 (NPK azoto, fósforo e potássio)
  • Repare as manchas pequenas do seu relvado, ressemeando-as, onde as temperaturas ainda são outonais, e espalhe sementes de espécies de estação fria (Easy ou Prime) em cima das gramíneas de estação quente (por exemplo a bermuda) para adicionar cor ao seu relvado no inverno.
  • Pode ainda, fazer uma cobertura do relvado com uma camada de cerca de 1 a 2 cm de composto para fortalecer o sistema radicular.
  • Areje as áreas compactadas com um arejador, com sapatos próprios ou mesmo com máquina.
  • Mantenha o relvado bem regado durante o outono, se o tempo estiver seco.

 

Quando a parte das plantas estiver terminada, passe para as ferramentas e para o equipamento. Limpe e armazene todas as máquinas de jardinagem, como o corta-relvas, tesouras e facas e o aparador.

 

Alguns passos simples irão deixá-los nas melhores condições para a próxima primavera:

  • Esvazie o combustível do depósito. Não armazene as máquinas com combustível.
  • Limpe os detritos das lâminas e da carcaça.
  • Troque o óleo, se necessário.
  • Substitua o filtro de ar e a vela de ignição, se necessário.
  • Leve as lâminas a uma loja de ferragens para as afiar.
  • Armazenar num local protegido das intempéries e da humidade excessiva.

 

Desconecte as mangueiras das torneiras. Coloque as mangueiras num local plano e drene a água delas. Enrole-as e guarde para a próxima temporada.

 

Feche bem as torneiras para reduzir o gotejamento. Em zonas com temperaturas negativas, pode comprar tampas de torneira para as proteger contra o frio extremo.

 

Todos os produtos químicos do jardim devem ser devidamente armazenados e rotulados. Coloque os fertilizantes, herbicidas e pesticidas em recipientes de plástico separados, longe do calor e da humidade.

 

Por fim, faça algumas anotações sobre o que aconteceu nas últimas estações no seu jardim:

  • O que teve um bom desempenho?
  • O que fez mal?
  • Que zona do jardim lhe pareceu prosperar melhor?
  • Qual das diferentes espécies de vegetais produziu o mais saboroso?
  • Quais foram as plantas que resistiram melhor ao calor do verão?
  • Qual foi o seu favorito e porquê?

 

Esta temporada de jardinagem não está completamente terminada até que tenha identificado e avaliado o que correu bem e do que correu menos bem.

 

Ao avaliar o que se passou, ao longo do ano, permite que reconheça e valorize o que conseguiu. Também ajuda no planeamento futuro, que será a melhor temporada de todos os tempos!

 

 

Gramados

Continue a cortar o relvado alto (4 a 5 cm para a maioria das gramíneas) para estimular o bom crescimento das raízes.

Fertilize agora no outono com adubo específico para relva na proporção 3-1-2 (NPK azoto, fósforo e potássio)

Repare as manchas pequenas do seu relvado, ressemeando-as, onde as temperaturas ainda são outonais, e espalhe sementes de espécies de estação fria (Easy ou Prime) em cima das gramíneas de estação quente (por exemplo a bermuda) para adicionar cor ao seu relvado no inverno.

Pode ainda, fazer uma cobertura do relvado com uma camada de cerca de 1 a 2 cm de composto para fortalecer o sistema radicular.

Areje as áreas compactadas com um arejador, com sapatos próprios ou mesmo com máquina.

Mantenha o relvado bem regado durante o outono, se o tempo estiver seco.

 

Deixe um comentário

Tenha em consideração que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos.