Artigos Sobre

Artigos Sobre
Como escolher a relva Curiosidades sobre relva Decoração de exterior Grama brasileira Infos Relva Artificial Infos Relva Natural Instalação do relvado Jardins Manutenção do relvado Plantas Problemas no relvado Relva artificial Relva e animais domésticos Relva natural Sebes naturais Sustentabilidade Tendências Varandas e terraços

Produtos Mais Vendidos

Grass Food fertilizante granulado Grass4you_Adubo para relva
Mistura de sementes de relva natural_Grass4you
Relva natural em tapete Strong_Grass4you

Se é fã de jardins e de verde à sua volta estas são as 5 principais tendências para 2019.

Algumas das técnicas de jardinagem nunca saem de moda. Mas todos os anos, há certas variedades de plantas, alguns truques de paisagismo e determinados detalhes no jardim que se destacam mais do que a maioria.

 

Em 2018 vimos muitos jardins verticais, jardins comunitários, lareiras para exterior, cactos como elementos decorativos. Apesar de as anteriores tendências continuarem, este ano surgem algumas novidades.

 

1. Fetos como plantas de interior

fectos decor jardins

Se considerarmos que 2018 foi o ano da Costela de Adão (Monstera deliciosa​), 2019 é definitivamente o ano dos fetos ou samambaias. Existem dezenas de tipos de fetos, cada um com folhas delicadas e com formas irregulares quase como um amontoado de folhas.

Esta folhagem desarrumada adiciona textura e cor em qualquer espaço. Caso necessite de uma outra justificação para experimentar esta tendência, lembre-se que os fetos são conhecidos por ajudar a purificar o ar em espaços interiores.

 

2. Jardinagem lunar

Jardinar pela lua é tão antigo quanto o advento da agricultura. A ciência sugere que, assim como o seu efeito nas marés, a lua também tem um efeito sobre a humidade do solo. Isso pode fazer uma enorme diferença no sucesso de sementeiras ou plantações, ou mesmo como pode afetar as colheitas.

Olhe para o céu para orientação, ou mesmo para o calendário lunar de 2019, no caso de ser uma pessoa mais pragmática, e surpreenda-se com as suas plantas.

 

3. Estufas DIY (Do It Yourself)

diy jardins

Se é apaixonado por estufas e jardins de inverno, 2019 pode ser o seu ano. Em vez de comprar uma estufa pré-fabricada ou pagar alguém para construir uma, faça você mesmo. Monte o seu próprio kit e personalize como quiser, terá uma solução única e mais económica.

A maioria dos kits pode ser montado num dia e são comercializados em diferentes formas e tamanhos. Pode ainda adicionar diferentes acessórios, como um sistema de irrigação, estantes embutidas e até pisos à prova de intempéries no caso de estufas no seu jardim.

4. Plantas com folhagens coloridas

plantas com folhagens coloridas

Não se surpreenda se no seu Instragram aparecerem mais plantas com folhas listradas, com bolinhas, etc. Cores e texturas menos comuns nas plantas estão a aparecer cada vez mais.

Cóleus (Solenostemon scutellarioides​) sempre adicionaram cor e textura ao jardim, mas cada vez mais aparecem as begónias (Begonia sp.), a pulmonária (Pulmonaria officinalli) e as heucheras (Heuchera sp).

 

5. Jardinagem inteligente

jardinagem inteligente

A inovação também chegou aos jardins. É cada vez mais frequente aparecem soluções tecnológicas para nos ajudar a cuidar do nosso jardim ou plantas.

Robôs movidos a energia solar para controlar as ervas daninhas, cortadores de relva autónomos têm cada vez mais procura. O crescimentos de jardins interiores hidropónicos, o aparecimento de aplicações que nos ajudam no projeto dos jardins ou mesmo na identificação de plantas é bem exemplificativo.

 

Saiba mais sobre jardins aqui!

Deixe um comentário

Tenha em consideração que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos.

Comentários

  • Adoro!