Artigos Sobre

Artigos Sobre
Como escolher a relva Curiosidades sobre relva Decoração de exterior Grama brasileira Infos Relva Artificial Infos Relva Natural Instalação do relvado Jardins Manutenção do relvado Plantas Problemas no relvado Relva artificial Relva e animais domésticos Relva natural Sebes naturais Sustentabilidade Tendências Varandas e terraços

Produtos Mais Vendidos

Grass Food fertilizante granulado Grass4you_Adubo para relva
Mistura de sementes de relva natural_Grass4you
Relva natural em tapete Strong_Grass4you

Os jardins podem atuar como importantes patamares entre as reservas naturais e outros habitats naturais, oferecendo abundantes suprimentos de néctar e plantas.

 

"As borboletas visitam qualquer jardim, por menor que seja, se puderem alimentar-se do néctar de determinadas plantas e um jardim bem planeado pode atrair muitas espécies de borboletas. Se adicionar outras fontes de alimentação ou gerir o seu jardim de modo a criar um ambiente propício à reprodução destas espécies, poderá ver ainda mais."

 

O néctar fornece às borboletas energia para voarem e para encontrarem um parceiro e reproduzirem-se.

Na primavera, permite às borboletas reabastecerem-se depois de um período de hibernação no inverno.  No outono, o néctar ajuda as borboletas a acumularem reservas de energia para que tenham uma melhor hipótese de sobreviver à hibernação ou à viagem de volta a climas mais quentes.

Outro modo de apoiar a população de borboletas é permitir que estas se reproduzam no seu jardim, somente com determinadas plantas as borboletas conseguem pôr ovos e assegurar uma nova geração.

 

  • Como atrair borboletas:

    • Borboletas gostam de calor, assim escolha locais ensolarados e protegidos para plantar plantas que lhes podem fornecer alimento (néctar);
    • Escolha plantas diferentes para atrair uma maior variedade de espécies. Disponha as mesmas espécies de plantas em grupo, de modo a formar uma área maior.
    • Plante as cores certas. As borboletas gostam de cores brilhantes: amarelo, vermelho, laranja, rosa e roxo. E certifique-se de que as flores estejam no cimo do arbusto, à sua face.
    • Escolha plantas que floresçam entre a primavera e o outono. As flores da primavera são vitais para as borboletas que saem da hibernação e as flores de outono ajudam as borboletas a acumular reservas para o inverno.
    • Prolongue a floração das sua plantas, retirando as flores murchas. Não esqueça de que o solo não deve permanecer seco (rega) e de que necessita de matéria orgânica como proteção e reserva nutritiva (adubo).
    • Não utilize inseticidas e pesticidas, matam as borboletas e muitos insetos polinizadores, assim como joaninhas, besouros e aranhas.

 

  • As melhores plantas para néctar (floração no verão):

    • Budleia, árvore das borboletas (Buddleia davidii). Muito fácil de crescer em quase qualquer tipo de solo. As suas flores têm cores que variam desde o branco até ao azul, passando por diversos tons de rosa. A sua época de floração é de Maio a Outubro. Na primavera deverá ser podada para encorajar a uma melhor e mais forte floração.

    Buddleia davidii


      • Jarvão (Verbena bonariensis). Planta herbácea perene, podendo atingir até 2 m de altura, com flores lilás-púrpura de Junho a Novembro. Fácil de crescer a partir de sementes, se plantada de março a abril em solos bem drenados.

      Jarvão (Verbena bonariensis).


      • Alfazema, lavanda (Lavandula sp). A alfazema é um arbusto perene de médio porte que, consoante as espécies, pode atingir até 1m de altura. Ramifica desde a base, apresentando uma folhagem verde-acinzentada e espigões encimados por flores azuis-arroxeadas ou violetas na época de floração (Junho a Agosto). Deve ser plantada em jardins, canteiros ou floreiras com grande exposição solar em qualquer tipo de solos, mas com boa drenagem. . É essencial podar as alfazemas todos os anos. Deve realizar a poda preferencialmente no fim do verão ou no início da primavera e evitar fazê-la no outono e inverno. Esta operação é fundamental para incentivar o novo crescimento e evitar que as plantas fiquem muito lenhosas.

        lavander


          • Goiveiro, goivo-amarelo (Erysimum cheiri). Planta herbácea bienal com época de floração de abril a junho em tons que variam do amarelo brilhante ao vermelho e roxo. Necessitam de solos bem drenados e crescem quando expostos diretamente ao sol ou mesmo na sombra.

          Goiveiro, goivo-amarelo (Erysimum cheiri)


            • Manjerona (Origanum majorana). Planta vivaz, de 20 a 80cm de altura, perfeita para ser colocada nos jardins rochosos. Flores brancas, rosa ou roxas em espigas terminais de junho a setembro. As folhas podem utilizar-se frescas ou secas. Serve ainda para perfumar numerosos pratos, antes de serem servidos. O sabor é mais subtil e fino que o dos orégãos.

            Origanum majorana

            Saiba mais sobre jardins, e como criar um jardim de borboletas!

            Deixe um comentário

            Tenha em consideração que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos.