Artigos Sobre

Artigos Sobre
Como escolher a relva Curiosidades sobre relva Decoração de exterior Grama brasileira Infos Relva Artificial Infos Relva Natural Instalação do relvado Jardins Manutenção do relvado Plantas Problemas no relvado Relva artificial Relva e animais domésticos Relva natural Sebes naturais Sustentabilidade Tendências Varandas e terraços

Produtos Mais Vendidos

Grass Food fertilizante granulado Grass4you_Adubo para relva
Mistura de sementes de relva natural_Grass4you
Relva natural em tapete Strong_Grass4you

A nutrição do relvado desempenha um papel importante na manutenção do vigor e da densidade do mesmo, em particular os relvados com grama brasileira (Axonopus compressus).

 

Os nutrientes são essenciais para apoiar o crescimento e o desenvolvimento adequado da planta. Quando disponíveis em quantidades adequadas, eles permitem que as plantas se adaptem melhor ao stress ambiental, toleram os impactos do tráfego humano, bem como ajudam a combater a invasão de ervas daninhas.

 

Macronutrientes como o azoto (N), fósforo (P) e potássio (K) são necessários em grandes quantidades pelas plantas para a formação de novas raízes, brotos, crescimento da folha e sintese da clorofila (o que dá a cor verde às plantas), enquanto que os micronutrientes como o ferro (Fe), por exemplo, está intimamente envolvido na síntese da clorofila.

 

As plantas obtêm nutrientes do solo. Os nutrientes podem ser perdidos através da água da chuva ou rega ou podem estar em formas que não estão disponíveis para absorção pelas plantas. Portanto, é importante aplicar fertilizantes no relvado para repor os nutrientes perdidos após várias ou melhorar as condições do solo para disponibilizar nutrientes.

 

 

Como sei se o meu gramado tem défice de nutrientes?

 

Os sintomas visíveis de deficiência de nutrientes são geralmente expressos apenas quando os níveis de nutrientes caem abaixo dos níveis críticos mínimos que afetam o crescimento. É útil ser capaz de reconhecer os primeiros sintomas de deficiência de nutrientes e aplicar medidas corretivas. Isso ajuda a evitar que a qualidade do gramado se degrade.

 

grama-brasileira-fertilizar

 

 

  • Carência de AZOTO (N):

As folhas mais maduras primeiro tornaram-se verde-amareladas com estrias avermelhadas, que vem desde a base das folhas até às pontas. De seguida ficam totalmente roxo-avermelhado, o que faz com que a folha murche e morra.

 

GRAMA BRASILEIRA_FALTA AZOTO_FOLHAS ROXAS

 

Se esta carência persistir,  as folhas novas também se tornaram verde amarelado. A densidade de novos rebentos diminui assim como a do relvado e as ervas daninhas encontram condições para se estabelecerem e prosperarem.

 

 

GRAMA BRASILEIRA_FOLHAS VERMELHAS

 

 

  • Carência em FÓSFORO (P):

No início, quer as folhas maduras como as jovens ficam com uma cor verde escura uniforme.

 

Posteriormente ficam roxa, mas a propagação desta cor faz-se da pontas das folhas em direcção à base, fazendo com que a folha murche e morra.

 

Os sintomas de deficiência de fósforo diferem dos do azoto,  pois na carência de azoto as folhas maduras são as primeiras a serem afectadas (ficam verde amareladas) e só depois roxas e a propagação da cor dá-se da base das folhas para as pontas.

 

 GRAMA BRASILEIRA_FOLHA VERDE ESCURA

 

  • Carência em POTÁSSIO (K):

As folhas maduras ficam primeiramente amarelo-esverdeadas. Depois aparecem pequenas manchas castanhas escuras distribuídas aleatoriamente por toda a folha, ou na margem destas ou mesmo na ponta que se espalham em direção à base e da folha, fazendo com esta murche e morra.

Algumas das folhas mais maduras murcham como se estivessem em condições de seca (stress hídrico).

 

grama-brasileira

 

  • Carência em Ferro (Fe):

As folhas novas parecem que tem nervuras, começam a enrolar e alteram a sua coloração de verde claro para amarelo claro (esbranquiçado) e ficam caídas enquanto que as folhas mais velhas pemanecem hirtas.

Se a carência persistir, as folhas maduras desenvolvem sintomas semelhantes começam a apresentar manchas castanhas escuras nas pontas das folhas e eventualmente acabam por murchar e morrer.

 

grama-brasileira-grass4you

 

Os sintomas de deficiência de nutrientes aqui descritos para a grama brasileira (Axonopus compressus) podem ser usados ​​como um guia para diagnosticar condições de deficiência.

Deve-se considerar as complexas interações entre a disponibilidade de nutrientes e o pH do solo, a humidade do solo, os níveis de oxigénio, excessos de outros nutrientes e matérias orgânicas quando interpretamos visualmente os sintomas para corrigir qualquer problema com maior precisão. 

O diagnóstico preciso de uma situação de carência ao nível dos nutrientes não deve ter apenas por base o que se observa, e deve ser sempre acompanhada de um teste de nutrientes do solo. 

 

Se o seu gramado apresentar défices de nutrientes, deve realizar:

  • Uma fertilização de rotina com fertilizantes completos, preferencialmente 4: 1: 2 (N: P: K), é recomendada para prevenir o aparecimento de deficiências de nutrientes e garantir um crescimento vigoroso e saudável da grama brasileira.

 

 

Fonte (texto e imagens): Siew-Wai Chin, Visual Symptoms of Nutrient Deficiency in Axonopus compressus (Cow Grass)

Deixe um comentário

Tenha em consideração que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos.