Artigos Sobre

Artigos Sobre
Como escolher a relva Curiosidades sobre relva Decoração de exterior Grama brasileira Infos Relva Artificial Infos Relva Natural inovação relva sintética Instalação do relvado Jardins Manutenção do relvado Plantas Problemas no relvado Relva artificial relva artificial Portugal Relva e animais domésticos relva ecológica Relva natural relva para jardim relva sintética Sebes naturais Sustentabilidade tecnologia relva artificial Tendências Tintas e corantes Varandas e terraços

Produtos Mais Vendidos

Grama brasileira_Tabuleiro c/ 112 Plantas
Relva natural em tapete STRONG PLUS
Relva natural em tapete Strong_Grass4you
Grass Food fertilizante granulado Grass4you_Adubo para relva

 

A grama brasileira, ou grama São Carlos, tem folhas largas, lisas e sem pêlos.

É estolonífera, isto é, o caule fica acima do solo e emite as raízes para baixo e as folhas para cima.

Tem coloração verde vibrante a pleno sol e um pouco mais escura à sombra, existe ainda uma forma variegada de folhas com margens branco-creme.

 

 

A alta tolerância a pisoteio permite que a grama brasileira seja usada desde amplos jardins, até em espaços desportivos, como campos de futebol originando relvados suaves ao toque e verdes todo ano.

Apresenta uma ótima resiliência, o que se traduz numa excelente capacidade de recuperação. Para além destas características, os relvados com grama brasileira, após a cobertura total do solo, também são resistentes a ervas daninhas.

Adapta-se bem a diferentes regiões, inclusive frias e com geadas, mas não é uma boa aposta para climas muito quentes e secos. Dá-se a pleno sol e a meia-sombra, formando um tapete denso.

Vendida comumente na forma de plantas jovens, é comercializada em tabuleiros. As plantas estão prontas e enraizadas num substrato próprio para se poder plantar, em qualquer época do ano.

A manutenção é simples, uma vez que a grama brasileira resiste bem a pragas, e seu lento crescimento tornam as podas/cortes espaçados no tempo.

Não tolera sombra total.

 

 

 

 

CARACTERÍSTICAS:

  • Nome Científico: Axonopus compressus
  • Nomes Populares: Grama Brasileira, grama São Carlos, grama missioneira, grama sempre verde, grama curitibana, grama baiana ou ainda grama forquilha.
  • Família: Poaceae
  • Categoria: Gramados
  • Clima: Equatorial, Sub-tropical, Temperado, Tropical
  • Origem: América do Sul, Brasil
  • Altura: menos de 15 cm
  • Ciclo de Vida: Perene

 

COMO PLANTAR:

Deve ser cultivada em solo fértil, com regas frequentes. Não exige solos com excelente drenagem.

A grama brasileira é conhecida pela sua boa adaptação a solo encharcados e sempre húmidos, inclusive é uma opção a considerar em solos com médias a baixas capacidades de drenagem.

Deste modo, tem baixa resistência a solos pobres e a locais mais áridos. Prefere zonas de sol pleno ou meia sombra, então, antes de plantar considere esses fatores.

O plantio por plugs (plugs são pequenas mudas de grama enraizada, produzidas em bandejas descartáveis, com substrato especial) é muito simples.

  • Com o cabo da enxada pode-se fazer as pequenas covas ou sulcos para a colocação das mudas.
  • A muda deve de seguida ser bem aproximada ao solo, propiciando um contato íntimo do solo com as raízes e evitando espaços com ar. Em áreas extensas o rolo compactador auxilia neste processo, acelerando o pegamento das mudas e promovendo um melhor nivelamento final ao relvado.
  • O espaçamento entre mudas é de 20 a 25cm e o fechamento completo do relvado pode levar de 3 a 5 meses, com cuidado intensivo. Quanto mais junto colocarmos os pés, mais rapidamente o relvado fechará.

A aplicação de herbicidas pré-emergentes, nesta fase, pode ser uma fator a considerar, pois o solo descoberto é alvo da contaminação por plantas daninhas.

A fertilização deve ser quinzenal a mensal, com fertilizantes de liberação rápida.

 

 

 

 

PODA E CUIDADOS NECESSÁRIOS

Uma das principais vantagens da grama brasileira é o seu baixo custo manutenção.

A espécie não exige muitos cuidados, tendo uma manutenção simples, o que se reflete no baixo custo para manter o gramado/relvado sempre bonito.

Entre os cuidados necessários para este tipo de grama estão:

 

  • REGA

A grama brasileira é uma espécie que depende de água para sobrevivência e caso a região não tenha bons índices pluviométricos, a rega frequente é necessária.

Após plantação, as regas devem ser frequentes e abundantes, para que as raízes se desenvolvam em profundidade.

Requer, no entanto, menos água que as relvas semeadas.

 

  • ADUBAÇÃO

Esta espécie tem ótimo desenvolvimento, e se o solo for rico em nutrientes a adubação é dispensada, mas caso o solo não ser fértil é necessário que complemente com adubos conforme a necessidade de correção do solo onde está instalado o relvado.

 

  • PODA ou CORTE

A grama brasileira ou São Carlos tem crescimento moderado, e para deixar o gramado ideal para projetos paisagísticos, a altura indicada é de manter a grama com 3 cm de altura.

Para realizar a poda, espere até que a grama atinja 5 cm.

 

 





         

         

        NOTAS:

        • Independente da forma de plantio escolhida, plante preferencialmente na primavera e em dias nublados. Assim, o seu gramado terá os meses quentes para crescer e se estabelecer, antes de reduzir seu crescimento vegetativo no outono e inverno.


        • Mantenha a grama sempre cortada, de acordo com a altura recomendada.


        • Após a formação do gramado/relvado (plantio por plugs) efetue a aplicação de uma camada superficial de solo (uma camada fina com 80% de areia de granulometria média e 20% de terra vegetal ou outro composto orgânico livre de sementes).


        • Irrigue com regularidade o gramado recém plantado. Pode espaçar as regas 3 a 4 meses após a plantação, isto irá permitir que as raízes ganhem profundidade. Isso tornará o relvado mais resistente à estiagem.

         

         



              Visite o nosso canal de youtube com dicas úteis e vídeos elucidativos de todos os procedimentos para a melhor plantação de grama possível.

                 

                Deixe um comentário

                Tenha em consideração que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos.

                Comentários

                • @Fátima Fonseca Não comercializamos grama brasileira em tapete. Somente em tabuleiros para plantar. Obrigada

                • existe comercialização desta relva em tapete pronta a aplicar?

                • Manuel Fidalgo Uma terra mais escura, é usualmente indícios de uma terra mais rica em nutrientes e que tem um maior armazenamento de água. Isso significa que de facto, não tem tanta necessidade de regas constantes. A grama brasileira adapta-se perfeitamente ao que descreve, tem somente de adaptar as regas ao próprio clima. Para qualquer pedido de orçamento envie-nos um email para encomendasgrass4you.com com os m2 que necessita e o código postal da área de entrega. Obrigada