Artigos Sobre

Artigos Sobre
Como escolher a relva Curiosidades sobre relva Decoração de exterior Grama brasileira Infos Relva Artificial Infos Relva Natural Instalação do relvado Jardins Manutenção do relvado Plantas Problemas no relvado Relva artificial Relva e animais domésticos Relva natural Sebes naturais Sustentabilidade Tendências Varandas e terraços

Produtos Mais Vendidos

Grass Food fertilizante granulado Grass4you_Adubo para relva
Mistura de sementes de relva natural_Grass4you
Relva natural em tapete Strong_Grass4you

 

A grama brasileira, ou grama São Carlos, tem folhas largas, lisas e sem pêlos.

É estolonífera, isto é, o caule fica acima do solo e emite as raízes para baixo e as folhas para cima.

Tem coloração verde vibrante a pleno sol e um pouco mais escura à sombra, existe ainda uma forma variegada de folhas com margens branco-creme.

 

 

A alta tolerância a pisoteio permite que a grama brasileira seja usada desde amplos jardins, até em espaços desportivos, como campos de futebol originando relvados suaves ao toque e verdes todo ano.

Apresenta uma ótima resiliência, o que se traduz numa excelente capacidade de recuperação. Para além destas características, os relvados com grama brasileira, após a cobertura total do solo, também são resistentes a ervas daninhas.

Adapta-se bem a diferentes regiões, inclusive frias e com geadas, mas não é uma boa aposta para climas muito quentes e secos. Dá-se a pleno sol e a meia-sombra, formando um tapete denso.

Vendida comumente na forma de plantas jovens, é comercializada em tabuleiros. As plantas estão prontas e enraizadas num substrato próprio para se poder plantar, em qualquer época do ano.

A manutenção é simples, uma vez que a grama brasileira resiste bem a pragas, e seu lento crescimento tornam as podas/cortes espaçados no tempo.

Não tolera sombra total.

 

 

 

 

CARACTERÍSTICAS:

  • Nome Científico: Axonopus compressus
  • Nomes Populares: Grama Brasileira, grama São Carlos, grama missioneira, grama sempre verde, grama curitibana, grama baiana ou ainda grama forquilha.
  • Família: Poaceae
  • Categoria: Gramados
  • Clima: Equatorial, Sub-tropical, Temperado, Tropical
  • Origem: América do Sul, Brasil
  • Altura: menos de 15 cm
  • Ciclo de Vida: Perene

 

COMO PLANTAR:

Deve ser cultivada em solo fértil, com regas frequentes. Não exige solos com excelente drenagem.

A grama brasileira é conhecida pela sua boa adaptação a solo encharcados e sempre húmidos, inclusive é uma opção a considerar em solos com médias a baixas capacidades de drenagem.

Deste modo, tem baixa resistência a solos pobres e a locais mais áridos. Prefere zonas de sol pleno ou meia sombra, então, antes de plantar considere esses fatores.

O plantio por plugs (plugs são pequenas mudas de grama enraizada, produzidas em bandejas descartáveis, com substrato especial) é muito simples.

  • Com o cabo da enxada pode-se fazer as pequenas covas ou sulcos para a colocação das mudas.
  • A muda deve de seguida ser bem aproximada ao solo, propiciando um contato íntimo do solo com as raízes e evitando espaços com ar. Em áreas extensas o rolo compactador auxilia neste processo, acelerando o pegamento das mudas e promovendo um melhor nivelamento final ao relvado.
  • O espaçamento entre mudas é de 20 a 25cm e o fechamento completo do relvado pode levar de 3 a 5 meses, com cuidado intensivo. Quanto mais junto colocarmos os pés, mais rapidamente o relvado fechará.

A aplicação de herbicidas pré-emergentes, nesta fase, pode ser uma fator a considerar, pois o solo descoberto é alvo da contaminação por plantas daninhas.

A fertilização deve ser quinzenal a mensal, com fertilizantes de liberação rápida.

 

 

 

 

PODA E CUIDADOS NECESSÁRIOS

Uma das principais vantagens da grama brasileira é o seu baixo custo manutenção.

A espécie não exige muitos cuidados, tendo uma manutenção simples, o que se reflete no baixo custo para manter o gramado/relvado sempre bonito.

Entre os cuidados necessários para este tipo de grama estão:

 

  • REGA

A grama brasileira é uma espécie que depende de água para sobrevivência e caso a região não tenha bons índices pluviométricos, a rega frequente é necessária.

Após plantação, as regas devem ser frequentes e abundantes, para que as raízes se desenvolvam em profundidade.

Requer, no entanto, menos água que as relvas semeadas.

 

  • ADUBAÇÃO

Esta espécie tem ótimo desenvolvimento, e se o solo for rico em nutrientes a adubação é dispensada, mas caso o solo não ser fértil é necessário que complemente com adubos conforme a necessidade de correção do solo onde está instalado o relvado.

 

  • PODA ou CORTE

A grama brasileira ou São Carlos tem crescimento moderado, e para deixar o gramado ideal para projetos paisagísticos, a altura indicada é de manter a grama com 3 cm de altura.

Para realizar a poda, espere até que a grama atinja 5 cm.

 

 

         

         

        NOTAS:

        • Independente da forma de plantio escolhida, plante preferencialmente na primavera e em dias nublados. Assim, o seu gramado terá os meses quentes para crescer e se estabelecer, antes de reduzir seu crescimento vegetativo no outono e inverno.

        • Mantenha a grama sempre cortada, de acordo com a altura recomendada.

        • Após a formação do gramado/relvado (plantio por plugs) efetue a aplicação de uma camada superficial de solo (uma camada fina com 80% de areia de granulometria média e 20% de terra vegetal ou outro composto orgânico livre de sementes).

        • Irrigue com regularidade o gramado recém plantado. Pode espaçar as regas 3 a 4 meses após a plantação, isto irá permitir que as raízes ganhem profundidade. Isso tornará o relvado mais resistente à estiagem.

         

         

                 

                Deixe um comentário

                Tenha em consideração que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos.

                Comentários

                • Gostaria de saber qual o hervicida que posso colocar para combater a erva.

                • Boa noite
                  Estou e pensar colocar um espaço de “grama brasileira” num espaço de 200m2. Como devo “amanhar” o terreno, que tem algumas ervas daninhas e que tipo de herbicida devo aplicar (antes?) para depois fazer a plantação (Janeiro? Fevereiro?) o local é na Zona de Évora com bastante calor e muito frio. Aproveito ainda para vos perguntar qual a quantidade de “vazos” devo utilizar (queria ter o relvado já composto aí em Maio). Muito obrigado.

                • Boa tarde,
                  Gostaria de saber qual o herbicida que posso usar para controlar as ervas daninhas?