Artigos Sobre

Artigos Sobre
Como escolher a relva Curiosidades sobre relva Decoração de exterior Grama brasileira Infos Relva Artificial Infos Relva Natural Instalação do relvado Jardins Manutenção do relvado Plantas Problemas no relvado Relva artificial Relva e animais domésticos Relva natural Sebes naturais Sustentabilidade Tendências Varandas e terraços

Produtos Mais Vendidos

Grass Food fertilizante granulado Grass4you_Adubo para relva
Mistura de sementes de relva natural_Grass4you
Relva natural em tapete Strong_Grass4you

A preparação das superfícies para instalação de relva artificial é um processo simples, embora seja necessário seguir uma série de orientações.

 

Neste artigo ficará a conhecer a importância do uso de telas anti ervas em instalações de relva artificial. Indicamos ainda os passos a seguir para realizar a instalação da relva em projetos com formas curvas ou arredondadas e em projetos mais básicos.

 

 

 Relva Artificial e zonas curvas

 

 

Tipos de telas anti ervas, características e uso

 

Qualquer projeto básico de paisagismo precisará apenas de uma tela anti ervas sobre o terreno natural. Isso permite, por um lado, separar as novas camadas de inertes (brita, pó de pedra, etc.) do terreno natural, e por outro, ajuda a evitar a propagação de possíveis pragas ou doenças no subsolo.

 

Malha anti ervas

 

 

Existem diferentes tipos de malha anti ervas. Embora uma malha geotêxtil porosa de 115 a 170g seja geralmente uma boa opção, apresentamos diferentes possibilidades para que possa escolher o que melhor se adequa ao seu projeto:

 

  • Malha plástica

 

Estes tecidos são feitos de polipropileno muito resistente. Dentro destas malhas podemos escolher entre as que se destinam à jardinagem, que neste caso são malhas de 105 g/m² (130g/m² para áreas de restauração, com um uso mais intenso). É importante salientar que as redes anti ervas de plástico não são recomendadas em locais estreitos, uma vez que os seus bordos se desgastam e, portanto, são muito mais difíceis de cobrir.

 

  • Malha geotêxtil

 

Este tipo de malha é mais fácil de cortar e colocar uma vez que é mais estável e escorrega menos. São usadas para impedir o crescimento de ervas com raízes muito agressivas, como algumas plantas da família das Asparagaceae ou Cyperaceae. São muito mais resistentes e duráveis. O seu peso também pode variar, no entanto, o mais frequente é 125g/m² . É a tela ideal se quiser simplicidade na instalação e máxima resistência, embora o seu preço seja um pouco mais alto em comparação com a tela de plástico.

 

Razões para utilizar uma malha anti ervas

  • Proporciona estabilidade horizontal e vertical à base da instalação, além de que a sua durabilidade varia entre 15 e 40 anos.

  • Controla a erosão, a contaminação e a mistura de materiais da base.

  • São uma barreira eficaz contra pragas de insetos e roedores.

  • Não precisará de usar nenhuma outra opção para finalizar os rebordos da sua instalação.

 

 

Instalação de relva artificial em superfícies curvas ou redondas

 

Quando pretendemos fazer desenhos com curvas ou áreas arredondadas com relva artificial, é importante colocar duas redes anti relva no terreno natural.

  • A camada mais profunda pode sobressair sobre o perímetro da instalação, atuando como uma barreira para as infestantes e pragas de insetos provenientes do subsolo. Além disso, como esta camada é mais larga, ajudará a manter os inertes (brita, pó de pedra, etc.) adicionados à instalação dentro do perímetro projetado.
  • A colocação de uma segunda camada de malha ajudará a enrolar o rebordo da camada inferior, proporcionando estabilidade e isolamento para as infestantes e pragas. Além disso, funcionará como uma barreira de separação entre os elementos orgânicos do jardim e a nova superfície da relva artificial.
  • Depois de adicionar os materiais na zona central e uma vez comprimidos, aperte manualmente e molde os rebordos.
  • Os rebordos compactados devem ter pelo menos 5 cm de altura. A base pode ter qualquer altura, no entanto, nos remates de um jardim recomendamos cerca de 10 cm de base compactada.
  • É mais fácil trabalhar com inertes menores do que 1,25 a 2 cm, especialmente quando estamos a criar áreas planas com limites curvos ou arredondados.
  • Se precisar de materiais maiores na área central do seu projeto, pode sempre misturar materiais de diferentes tamanhos na zona mais próxima dos limites. Cubra as áreas onde os dois materiais se misturam (inertes de maior dimensão com os de menor) para garantir uma compactação e transição adequadas.
  • Aplique a segunda tela, impermeável, e cubra os rebordos da camada compactada de materiais. Dê-lhe a forma arredondada que deseja manualmente ou utilizando um modelo.
  • Em seguida, agrafe a tela inferior à base, na zona dos rebordos. Tenha cuidado ao agrafar ou pregar a tela de modo a que não seja criado fissuras ou espaçamentos na base.
  • Coloque a relva artificial por cima e use a forma do remate criada no passo anterior como guia para cortar a relva, deixando mais 1,25 a 2,5 cm de relva nos limites. Enrole as bordas em excesso sob a base dos materiais de modo a que não seja visível.
  • Fixe a relva artificial, a tela anti ervas e a base com pregos ou grampos, em intervalos de 15cm. Preste especial atenção ao acabamento nos remates, utilizando um rolo, se necessário.
  • Os remates do relvado não devem ser fixados em excesso para evitar a criação de bolsas de ar na superfície do relvado.
  • Antes de finalizar os remates da instalação com elementos como pedras, terra ou outro material, aguarde até terminar todas as juntas e ter feito o preenchimento da relva artificial com a areia sílica.
  • Para finalizar, retire qualquer material de enchimento restante e, em seguida, termine a instalação preenchendo das zonas mais internas para as mais externas (de dentro para fora).

 

 

Como instalar relva artificial?


De seguida, enumeramos uma série de passos para instalar a relva artificial, com altura entre 4 a 5cm, num jardim. Salientando desde já que cada instalação requer diferentes diretrizes, se não for o seu caso, consulte-nos AQUI.

O design e a qualidade que desejamos ter no nosso jardim determinarão a necessidade de escavar mais ou menos, as pendentes necessárias ou se será necessário construir um muro para contenção de terras.

Antes de começar, certifique-se de fez todas as alterações necessárias às instalações de eletricidade, água, gás ou drenagem. Não devem ser efetuadas nenhumas descargas na zona onde a instalação será efetuada.

Todos os elementos que pretendemos ter no nosso jardim, como árvores, piscinas, fontes, pavimentos, etc., devem já estar instalados antes de iniciar o processo.

 

 

Instalar relva artificial

 

 

 

Início da instalação e preparação do local

  • Quando a área onde vai instalar a relva não é rematada com algum tipo de pavimento/calçada:

Inicie o seu trabalho marcando a área com tinta, estacas e algum tipo de fita adesiva, de modo a que a área de trabalho esteja bem definida.

Elimine todos os detritos orgânicos possíveis que estão no seu ambiente de trabalho, estes detritos podem decompor-se com o tempo e, de alguma forma, podem danificar o seu relvado. Estes detritos orgânicos incluem: detritos de relva natural, ervas, raízes, etc.

Se tiver arrancado árvores ou raízes, preencha os espaços vazios e compacte-os antes de começar.

Se adicionou solo recentemente, compacte também todo o solo.

É importante limpar a área de detritos de qualquer tipo de material, após cada passo do processo, de modo a facilitar e não dificultar o seu trabalho.

 

 

 Delimitação área relva artificial

 

  • Se a área estiver delimitada com algum tipo de pavimento/calçada ou após os passos anteriores:

Certifique-se de que tem 7 a 10 cm de altura e que não há raízes ou detritos.

A área pode precisar de algum tipo de tratamento contra o crescimento futuro de ervas daninhas. Para isso pode aplicar tipo de herbicida genérico.

Nivele o terreno de modo que haja um ângulo de aproximadamente 90 graus entre o lancil e o solo.

 

Relva artificial_remate

 

De seguida, coloque a tela anti ervas que melhor se adapte, no solo natural e prenda-a ao chão com pregos de aço inoxidável ou pregos galvanizados. Em qualquer caso, utilize uma malha de poros não orgânica. A tela deve cobrir toda a área e estender-se nos rebordos em 10 a 15 cm, o excesso de material dobrar-se-á por baixo da base. Certifique-se de que não deixa rugas na tela e que permite uma drenagem perfeita da água.

Alguns sistemas de drenagem, ou algumas características do projeto, podem necessitar mais do que uma camada de tela. Sendo que habitualmente, uma camada é o suficiente para colocar por cima do solo.

Em caso de dúvidas, não hesite e contacte-nos.

 

Deixe um comentário

Tenha em consideração que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos.