- Instalação do relvado
- Jardins
- Relva artificial
Técnicas de acabamento para relvados de relva artificial
Para obter um acabamento profissional e um aspeto natural numa instalação de relva artificial, finalizar as extremidades da relva é uma tarefa importante.
- Quais os aspetos a ter em conta na hora de finalizar o relvado artificial?
- Como disfarçar as juntas?
- Quais os materiais mais utilizados?
Para alcançar o melhor resultado, vários aspetos devem ser tidos em conta, nomeadamente:
Corte limpo
Em primeiro lugar, ao fazer os cortes nos tapetes de relva artificial, use um X-ato bem afiado para fazer os cortes o mais reto possível.
Ao cortar relva artificial, certifique-se de seguir a forma desejada e deixar um excedente para não ficar aquém. Recorde-se que a relva pode dilatar ou contrair, por isso mais vale prevenir. Depois, ao colar, pode aparar as extremidades dos tapetes de relva para obter um corte limpo e preciso, o que facilitará a ocultação das juntas e do perímetro.
Fixação com pregos ou grampos
Consoante o tipo de superfície, é frequente utilizar pregos ou grampos para fixar as extremidades. Coloque os pregos ou grampos em intervalos regulares (cerca de 1-1,5 metros) ao longo do rebordo para manter a relva artificial na sua posição e evitar que se desloque com o uso.
Cola para relva artificial
Existem colas ou fita autoadesivas específicas para colar as diferentes peças de relva artificial.
Coloca-se a fita de união por baixo das duas peças a unir.
Em seguida, aplique uma camada de cola sobre a fita de união e deixe cair os bordos da relva sobre a fita.
Por fim, pressione a relva sobre a fita de união. Verifique se não há fibras presas nas juntas. Também podem ser utilizadas fitas de união autoadesivas. O procedimento é semelhante, mas sem necessidade de utilizar a cola.
Perfis para o remate do seu relvado
Eis as opções mais comuns e interessantes para o remate de um relvado de relva artificial:
Madeira tratada
A madeira tratada está disponível em diferentes formas e tamanhos e é colocada no solo ao longo do perímetro da relva artificial. Pode enterrar parcialmente as peças no solo ou fixá-las com pregos ou parafusos, consoante o tipo de superfície em que vai instalar. Uma recomendação importante é utilizar madeira tratada para exteriores, resistente à humidade e aos agentes externos.
Perfis de alumínio ou plástico
Este tipo de orla é muitas vezes uma alternativa económica e fácil de instalar. A fixação é semelhante à da madeira e pode ser feita com pregos ou parafusos. Consoante o tipo, uma parte do perfil pode ser enterrado no solo e outra parte pode ficar visível no relvado.
Lajes de betão ou lancis
Os lancis de betão ou pedra proporcionam um limite sólido e duradouro para a relva artificial. São instalados escavando uma vala ao longo da borda e colocando as peças sobre uma camada de betão ou cimento.
Rebordo com gravilha
Se pretender um aspeto mais natural, os extremos do relvado podem ser rematados com gravilha. Normalmente, isto é feito através da instalação de algum tipo de lancil para servir de divisória entre os dois materiais, de modo que a gravilha não se espalhe pelo relvado.
Seja qual for o método escolhido, é importante garantir que as extremidades da relva artificial estejam bem fixas à superfície para evitar que a relva artificial se desloque ou se levante.
Existem máquinas para aparar as arestas e para aparar o perímetro do relvado, embora estas sejam mais comuns na manutenção de relvados naturais.
Embora não existam “máquinas de aparar relva artificial”, o processo de aparar um relvado de relva artificial envolve ferramentas mais específicas para preparar, cortar, aparar e fixar as extremidades, tais como X-atos, réguas de metal, grampos e cola.
Uma vez instalada, é importante escová-la ou penteá-la, o ideal é utilizar uma escova elétrica que, para além de levantar as fibras, faz com que a relva adira bem à superfície mas também o pode fazer com uma vassoura de cerdas duras.
Como disfarçar as juntas na relva artificial
Para além do acabamento das extremidades do seu jardim de relva artificial, uma das dúvidas que surgem aquando da instalação do seu jardim de relva artificial é se os cortes entre as tiras de relva vão ser visíveis.
A solução é tão simples como rematar as extremidades onde vão ser unidas, instalar a relva da forma correta, escovar e preencher com areia sílica para evitar que as juntas da relva artificial do seu jardim sejam visíveis.