Artigos Sobre

Artigos Sobre
Como escolher a relva Curiosidades sobre relva Decoração de exterior Grama brasileira Infos Relva Artificial Infos Relva Natural Instalação do relvado Jardins Manutenção do relvado Plantas Problemas no relvado Relva artificial Relva e animais domésticos Relva natural Sebes naturais Sustentabilidade Tendências Varandas e terraços

Produtos Mais Vendidos

Grass Food fertilizante granulado Grass4you_Adubo para relva
Mistura de sementes de relva natural_Grass4you
Relva natural em tapete Strong_Grass4you

 

A relva artificial pode ser instalada em qualquer tipo de superfície, seja terra, cimento, mosaicos, etc.... Vai depender das condições do terreno e do uso que vai ser dado ao relvado, se o processo é mais ou menos dispendioso e, portanto, requer profissionais qualificados.

Mas, em geral, a instalação de relva artificial é um processo simples, e em muitas ocasiões, se for um pequeno jardim ou um terraço em casa, se for um amante do DIY, pode fazê-lo sozinho.

 

Agora, já deve ter ouvido falar que é necessário colocar areia de sílica na relva artificial e surge a dúvida, é mesmo necessário e qual a razão de utilizar areia sílica nos relvados artificiais.

 

Areia silica

 

Neste artigo vamos esclarecer muitas das suas dúvidas.

 

A areia de sílica é o enchimento mais utilizado entre os profissionais de relva artificial e é utilizada tanto em instalações desportivas como em jardins.

 

Atualmente, com a evolução relva artificial, a qualidade das relvas melhorou bastante e existem vários modelos no mercado com os quais, dependendo do projeto e da utilização que lhe vai ser dada, onde não seria absolutamente necessário colocar sílica para alcançar um resultado ótimo, uma vez que as características das suas fibras têm densidade suficiente para alcançar um grande resultado.

 

No entanto, em qualquer caso, a areia de sílica, devido às suas características, proporciona muitos benefícios numa instalação de relva artificial, e dependendo das características de cada projeto, será necessário considerar adicioná-la.

 

Areia sílica na relva artificial

 

 

Abaixo, detalhamos algumas das vantagens de adicionar areia de sílica a um relvado de relva artificial.

 

  • ESTABILIDADE

A areia de sílica adiciona peso à instalação e, portanto, comprime o material à superfície. Isso impedirá que a relva se mova, embora isso seja bastante improvável devido ao seu próprio peso. No caso de um jardim, recomenda-se adicionar um mínimo de 5 kg de sílica por m².

 

  • PROTEÇÃO DAS FIBRAS

Adicionar uma camada de sílica criará uma base em torno das fibras da relva artificial que as protegerá, ajudando-as a se recuperar após os passos e aumentando a sua durabilidade a longo prazo.

 

  • MAIOR CONFORTO

Torna a relva mais confortável para andar e, assim, causa um menor impacto ao realizar qualquer atividade sobre ela. Aumenta a sensação de conforto ao caminhar ou mesmo ao deitar sobre ela.

 

  • ISOLAMENTO TÉRMICO

A areia de sílica que cobre a base da relva artificial irá protegê-la dos raios UV, o que em conjunto com as mais recentes tecnologias utilizadas no fabrico da relva artificial ajudará a manter a temperatura mais estável, especialmente quando molhada, uma vez que suportará a humidade por mais tempo e, portanto, a sensação de frescura.

 

  • VERTICALIDADE DAS FIBRAS

O suporte da areia de sílica faz com que as fibras fiquem mais eretas e por mais tempo, proporcionando maior beleza à superfície.

 

  • NATURALIDADE

Ajuda as fibras a permanecerem numa posição mais natural e a recuperarem rapidamente após o uso.

 

  • ABSORVE A ELETRICIDADE ESTÁTICA

Ajuda a dissipar a eletricidade estática produzida pelo atrito do uso.

 

  • MELHORA A CAPACIDADE DE DRENAGEM

A areia de sílica ajuda a melhorar a drenagem da água.

 

 

Areia sílica relva artificial

 

 

Como espalhar a areia de sílica?

 

Uma vez instalada a relva artificial, a areia de sílica é espalhada sobre ela. A melhor opção para distribuir uniformemente areia de sílica é usar uma máquina de cobertura ou um espalhador.

Se for espalhado à mão ou com baldes, áreas com enchimento irregular podem formar-se e ser percetíveis ao caminhar sobre elas.

No entanto, se preferir espalhar à mão e uma vez derramada a areia de sílica, esta deve ser espalhada com um ancinho com movimentos curtos e rápidos, para que haja uma camada uniforme.

 

Para as bordas da instalação, pode ser mais conveniente espalhá-lo à mão ou com pás, com muito cuidado para fazê-lo uniformemente.

 

Por fim, é necessário escovar todo o relvado com uma escova de cerdas rígidas ou elétrica, na direção oposta às fibras, para que fiquem bem eretas. Quando o aplainamento estiver concluído, a areia de sílica desaparecerá da vista, permanecendo na base das fibras da relva.

 

Para terminar, recomenda-se ainda molhar o relvado para que a camada de sílica termine de assentar.

 

DICA:

Como mencionamos anteriormente, a quantidade mínima recomendada num jardim é de 5 kg de areia de sílica por metro quadrado.

 

Enchimento com areia silica na relva artificial

 

 

Alternativas à areia de sílica

 

Existem outras alternativas à areia de sílica, como materiais de enchimento orgânicos, como grânulos de cortiça e de coco. Devido às suas características, estes materiais são menos utilizados do que a areia de sílica.

São mais voláteis, pois têm uma gravidade específica menor, por isso também são menos resistentes. Como pesam menos, a sua durabilidade é menor. Só com ar comprimido e o próprio uso é que se desprenderão mais do relvado, tendo de ser reabastecidos com maior frequência.

Ambos, devido à sua cor castanha clara, são mais semelhantes à terra natural, e podem parecer esteticamente mais naturais do que a areia de sílica.

 

A borracha é outro enchimento que é usado com relva artificial, mas neste caso, é usado em adição à areia de sílica em algumas instalações desportivas. A borracha proporciona maior amortecimento, proporcionando um maior conforto aos jogadores.

Deixe um comentário

Tenha em consideração que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos.