- Jardins
- Manutenção do relvado
- Problemas no relvado
- Relva e animais domésticos
- Relva natural
Animais de estimação e relva natural?
As áreas ajardinadas lá de casa devem ser pensadas para todos os seus utilizadores, incluindo os animais de estimação. Se tem animais de estimação e relva natural, são vários os cuidados que deve ter.
Podemos usufruir do nosso jardim, sozinhos ou acompanhados, mas quando falamos de animais de estimação e relva natural surge imediatamente um alerta: o risco de danos.
Quem não se deparou já com covas na relva natural, manchas de urina, dejetos nos caminhos e alpendres dos nossos animais e das visitas indesejáveis dos animais vadios (ou dos vizinhos) que percorrem os nossos jardins durante a noite, sobre os quais não temos qualquer controlo…
Para compatibilizar o jardim com os cães e os gatos, até porque está provado que os animais com pêlo ajudam a prevenir a asma, devemos pensar o jardim para quem o utiliza.
Devemos fazê-lo tendo em conta os seus hábitos e as suas necessidades e assim delinear algumas estratégias de construção e/ou de manutenção.
Estas são algumas sugestões que podem minorar alguns dos principais problemas que tendem a surgir:
-
CRIE ESPAÇOS DE PROTEÇÃO
Proteja as suas plantas das suas mascotes. Crie pequenas sebes ou vedações que protejam as plantas mais nobres, para que o acesso aos animais seja condicionado ou até mesmo impedido.
-
PREVEJA ESPAÇOS DE SOMBRA
Os animais, assim como nós, precisam de sombra. Escolha, por isso, um local onde os animais se possam abrigar do calor excessivo nos dias mais quentes.
Por vezes, os buracos escavados nos jardins, que tanto irritam os donos ... são feitos para que os animais sintam a frescura do solo.
-
NÃO SE ESQUEÇA DA ÁGUA
Os animais devem ter sempre água disponível, de preferência junto à áreas com sombra.
-
REMOVA DE IMEDIATO A URINA
É uma das maiores dificuldades que os donos de jardins enfrentam. Quando se vê os animais a urinar no relvado, devemos lavar essa zona de imediato, regando-a com uma mangueira com água corrente, para que a urina não queime a relva e as manchas amarelas não surjam.
Não foi a tempo? Veja como reparar manchas causadas pela urina dos cães e gatos no relvado.
-
CRIE UM ESPAÇO DE W.C. PARA OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
Devemos escolher uma zona específica para este fim para os cães, uma vez que os gatos costumam ter a sua caixa. Esta área pode ser feita utilizando diferentes materiais: terra, um tapete sintético, ripas de madeira, etc., e ensine os animais a usar esta zona.
Para que os animais escolham estas zonas pode colocar um pouco de detergente amoniacal, pois contém amoníaco que é um dos componentes da urina e tem um odor ativo que os animais reconhecem. Quando sentem o odor do amoníaco identificam como invasor da sua zona, o que os leva a urinar sobre este para marcar território.
NÃO DEVE, contudo, usar detergente amoniacal para limpar as zonas com dejetos.
Deve preferencialmente limpar e desinfetar estas zonas com produtos à base de lixívia, recomendam os especialistas.
Caso a relva já esteja danificada pode sempre usar o nosso kit PET REPAIR para ajudar a recuperar o seu relvado.
Comentários
Fernando Borges
Vou fazer uma zona para o WC para a minha cadela. Obrigado pelas dicas.