Artigos Sobre

Artigos Sobre
Como escolher a relva Grama brasileira Info Alimentador de Borboletas Infos Compostagem Infos Grama Brasileira Infos GRASS4PETS Infos Relva Artificial Infos Relva Natural Instalação do relvado Manutenção do relvado Relva e animais domésticos Relva natural Tendências

Produtos Mais Vendidos

grama_relva brasileira_relva de são carlos_Grass4you
Grass Food fertilizante granulado Grass4you_Adubo para relva
Mistura de sementes de relva natural_Grass4you
 

Tinta para relva?! Tire todas as suas dúvidas sobre este novo produto.

 


Se precisar de mais algum apoio não hesite em entrar em contacto connosco, através do nosso formulário de contacto.

 

 

1. Quais os benefícios dos colorantes para relva?

  • Poupar água, especialmente em comparação com as práticas de ressemear o relvado nos casos de recuperação.
  • Economizar sementes e evitar a escassez de sementes e o presente aumentos de preços das mesmas.
  • Reduzir o uso de fertilizantes, diminuir o escoamento superficial da água, diminuir os níveis de toxicidade do solo ao longo do tempo.
  • Reduzir os custos de mão de obra e manutenção.
  • Melhor a estética.
  • Manter os padrões agronômicos.
  • Evitar, em campos desportivos e de golf, a paragem dos campos de jogos nomeadamente nas alturas de transição (dormência/crescimento ativo, ressemear e recuperar zonas mais danificadas).

 

 

2. Tinta ou pigmento, qual usar?

Quando questionar qual usar, pigmento ou tinta, considere a cor atual da relva primeiro.

Os pigmentos são geralmente aplicados ao relvado em crescimento, enquanto as tintas são utilizadas nos relvados com algum grau de dormência.

Os pigmentos devem ser usados apenas em relva que ainda está a crescer, ou seja, relva verde em crescimento ativo. Se a relva estiver acastanhada, dormente e/ou não estiver a crescer, é preferível uma tinta. No entanto, a tinta Endurant Home Blend pode ser usada em qualquer relva em qualquer fase.

 

 

 

3. A temperatura afeta os colorantes para relva?

A temperatura pode afetar o Endurant se o produto congelar.

É importante aplicar o Endurant num dia em que a temperatura esteja acima dos 5°C.

Portanto, não há problema em aplicar quando houver geada.

O calor não altera a aplicação. Mas, é melhor evitar temperaturas extremas para armazenar tintas e pigmentos. É aconselhável armazenar num ambiente com temperatura controlada, se possível.

 

 

4. Como escolher o colorante a usar?

Qualquer um dos colorantes é apropriado para relva.

As melhores tintas para relva são caracterizadas pela qualidade da tinta e pelo aspeto natural conferem à relva. Os colorantes são formulados para parecerem naturais e durarem mais.

Endurant Home Blend dura até 3 meses, dependendo se a relva está dormente ou em crescimento ativo e é o ideal para gramíneas de estação fria (EASY, PRIME) e bermuda (STRONG).

 

Tintas para relva ENDURANT

 

 

5. A tinta para a relva afeta a fotossíntese?

    Os colorantes Endurant, incluindo os pigmentos e as tintas, não prejudicam o processo de fotossíntese. A fotossíntese é o processo da planta absorver luz solar, água e dióxido de carbono, libertando oxigénio e produzindo energia.

     

     

    6. Quais são os melhores bicos para aplicação?

      Uma das questões mais frequentes é quais são os bicos para aplicar os colorantes de relva Endurant, particularmente no caso de aplicações profissionais.. Esta questão é relevante ao usarmos pulverizadores muito grandes, comuns em golfe, agricultura e relva.

      Salientamos que o bico é o elemento que controla a dose de líquido vertido, a qualidade da distribuição, o tamanho da gota e a cobertura, a distribuição sobre o alvo, o grau de retenção das gotas e o grau de deriva e perdas para o solo. Por tudo isto, destacamos a importância de escolher o bico de pulverização.

      O fabricante do produto, recomenda uma marca dos EUA, a GreenLeaf. E os modelos que proporcionam a melhor e a mais uniforme cobertura de toda a lâmina da folha, frontal e traseira, são os bicos assimétricos (DualFan, incluindo D04, D05, D06, D08, D10).

       

      • Bicos duplos assimétricos

      Esses bicos proporcionam duas vezes mais de cobertura da folha numa só passagem, e uma cobertura uniforme, frente e base, da lâmina da folha.

       

      • Bicos de ar induzido

      A pressão negativa suga o ar e mistura-se com a solução de pulverização. Conta com dois orifícios, o primeiro mede o caudal de líquido e o segundo forma o padrão de aspersão.

       

      O tamanho do ar precisa ser pelo menos o dobro do tamanho da gota do produto. A tecnologia de indução de ar elimina gotículas muito pequenas e gotículas muito grandes.

      Isso criará um padrão uniforme, para que todas as gotas tenham o mesmo tamanho. É assim que se obtém a melhor e mais uniforme cobertura, reduzindo ao máximo o risco de deriva.

      Trata-se de um bico que reduz ao máximo o risco de deriva. Conta com dois orifícios, o primeiro mede o caudal de líquido e o segundo o forma o padrão de aspersão. Entre ambos há um aspirador que leva o ar ao interior do bico misturando-o com a água. Dá origem a gotas grossas e cheias de ar que se desfazem ao embater nas folhas, proporcionando uma maior cobertura. e está tudo no alvo e não em outro lugar.

      Utilize a tabela de desempenho do fornecedor para selecionar o melhor para a sua situação.

       

       

      7. Os colorantes Endurant são seguros para animais de estimação?

      As tintas e os pigmentos Endurant são seguros para animais de estimação e outros para caminhar, assim que estejam secos. Isso geralmente leva cerca de uma hora, mas pode ser mais longo se estiver o relvado estiver húmido ou estiverem temperaturas abaixo dos 10 °C.

      Para uma segurança total, siga rigorosamente todas as instruções constantes no rótulo.

      Os colorantes Endurant são feitos com pigmentos e aglutinantes de modo a garantir que o corante permaneça na relva e seja fiel ao tom.

       

       

      8. O que acontece quando corta a relva já colorida?

      A maioria das pessoas não colora a relva se for cortá-la. Na verdade, a maioria das pessoas adiciona cor à relva porque amarelece, entra em dormência, foi atingida pela seca e/ou não está nas melhores condições. Ou, pode estar crescendo um pouco, mas está semiadormecida.

      Normalmente, os corantes são usados ​​em situações em que algo fez com que o relvado perdesse a cor e/ou o seu crescimento retardou. Assim, com o crescimento da relva na vertical reduzido, a adição de um corante proporciona ótimos resultados e durabilidade.

      Habitualmente recorremos aos corantes para a relva durante períodos de seca, stress térmico ou dormência no inverno. Nestas circunstâncias, onde o crescimento vertical é mínimo ou nulo, o corante permanece na relva por semanas ou até meses.

       

       

      9. Qual a longevidade do produto?

        O principal fator que influencia a longevidade do produto, é se a relva está a crescer, com que rapidez e se está a ser cortada.

        A longevidade dos corantes de relva, particularmente as tintas para relva, baseia-se principalmente no crescimento vertical. O crescimento da relva, implica cortes o que reduz a longevidade pois está a cortar parte de folha que foi anteriormente pintada.

        No entanto, o produto não será afetado se não houver crescimento vertical. Isso acontece geralmente quando o corante é mais necessário, quando a relva não está a crescer.

        Em fases de crescimento ativo ou de dormência pode usar o colorante Endurant Home Blend para relvados residenciais.

         

        ​​Em ambientes profissionais, como campos de golfe e relvados desportivos,  recomendamos o Endurant Premium, que é uma tinta que pode ser também utilizada para relva em crescimento ativo como em relva no período da dormência.

        No entanto, os profissionais também podem aproveitar a combinação de tinta com pigmento, Endurant Flex, com concentrações do produto menores que as das tintas.

        As empresas de manutenção de relvados geralmente optam pela maior permanência das tintas versus pigmentos.

         

        • Endurant Home Blend  e o Endurant Premium são a melhor escolha para a maioria das gramíneas de estação fria, bem como para as bermudas, que é uma relva de estação quente.

        É frequentemente usado em relva dormente devido à sua excelente capacidade de cobertura e natureza duradoura. Dura cerca de 6 a 8 semanas em relva em dormência e não é incomum durar até 3 meses.

         

        • Endurant Flex é a escolha ideal se a relva estiver em crescimento ativo, pois é mais económico e pratico aplicar o produto com regularidade.

         

        O tempo que dura é predominantemente afetado se a relva está em crescimento ativo ou em dormência. Se estiver em dormência, a relva e, portanto, a tinta, não está a ser cortada, então durará muito tempo.

         

        Em conclusão, a maioria dos utilizadores profissionais de corantes escolhe uma tinta ( Premium), mas pode optar por usar um pigmento (Flex), não dura tanto tempo, mas requer menos produto.

        Os particulares, a escolha é facilitada pois o Endurant Home Blend responde às suas totais necessidades.

         

         

        10. Que área cobre uma embalagem (236 ml) ?

        Normalmente, uma embalagem de Endurant Home Blend, tinta ultra concentrada, cobrirá entre 40 a 50m2 de relva na fase da dormência.

        Como é sugerido no rótulo pode ir até aos 65m2, mas apenas quando a relva ainda tem alguma clorofila (verde), é mantida a uma altura curta e é aplicada de modo ideal.

        A aplicação ideal inclui utilizar as taxas de mistura recomendadas, aplicar com equipamento eficiente e usar os melhores bicos (quando aplicável).