Artigos Sobre

Artigos Sobre
Como escolher a relva Grama brasileira Info Alimentador de Borboletas Infos Compostagem Infos Grama Brasileira Infos GRASS4PETS Infos Relva Artificial Infos Relva Natural Instalação do relvado Manutenção do relvado Relva e animais domésticos Relva natural Tendências

Produtos Mais Vendidos

Grass Food fertilizante granulado Grass4you_Adubo para relva
Mistura de sementes de relva natural_Grass4you
Relva natural em tapete Strong_Grass4you

O final do verão e o inicio do Outono é propício aos ataques de pragas sendo especialmente importante os danos de larvas de escaravelho, tipo Melolontha sp. e lagartas da família das Noctuidae.

 

A sintomatologia destas pragas no relvado é semelhante a “olho nú”, manchas de seca, sem contornos definidos, e em zonas onde não há qualquer razão para existirem e sem qualquer tipo de manchas indicadoras da presença de fungos, nas folhas.

 

 

 

 

Existem alguns sinais de alarme para identificar pragas no relvado:  


✔️ 1º sinal prende-se com a presença de pássaros a picarem o relvado (que continua verde);


✔️ 2º sinal com a observação de manchas de relva seca em que não há possibilidade de ser falta de água;


✔️ 3º Aparecimento de borboletas, tipo traças, junto ao seu relvado.

 

 

👉Testar se o meu relvado tem pragas:

 

No caso de aparecimento de manchas secas na relva que não possam ser atribuídas a falta de água e doenças, realizar teste de despiste de larvas de escaravelho ou de lagartas na relva:

 

 

  • Teste para identificar larvas de escaravelho:

 

De manhã cedo, depois da rega, puxar as zonas de relva seca. Se as raízes cederem e a relva se arrancar com facilidade (raízes inexistentes), levantar o tapete e procurar larvas de escaravelho nos primeiros 20cm. O mais certo será encontrarmos larvas de escaravelho, que comem as raízes da relva, já que as lagartas comem apenas a zona da coroa das plantas.

 

 

 

 

 

  • Teste para identificar Lagartas noctuídeas:

 

Ao anoitecer (fim do dia), nas manchas de relva seca onde a relva não cedeu ao ser puxada (raízes intactas), faça o seguinte teste:

Os níveis económicos de ataque, ou seja, número de exemplares a partir do qual se justifica um tratamento, são de 5

Espalhe uma mistura de água com sabão líquido da louça com auxílio de um regador, munido de um espalhador, na zona das manchas. Isto ajudará a vir á superfície as possíveis lagartas e a confirmar a sua existência.

 

 

 

 

 

 

 

 

Os níveis económicos de ataque, ou seja, número de exemplares a partir do qual se justifica um tratamento, são de 5  larvas de Melolontha sp/m2 ou 5 lagartas de Noctuidae / m2.

 

ATENÇÃO que relva recentemente colocada e os relvados com um manutenção mais cuidada são mais atrativos para as posturas da borboleta que chega a colocar 1200 ovos por fêmea em 7-10 dias.

 

Se o seu relvado já está afetado, entre em contacto connosco através do SOS relvados para o podermos ajudar da melhor maneira, de forma personalizada.