Artigos Sobre

Artigos Sobre
Como escolher a relva Curiosidades sobre relva Decoração de exterior Grama brasileira Infos Relva Artificial Infos Relva Natural Instalação do relvado Jardins Manutenção do relvado Plantas Problemas no relvado Relva artificial Relva e animais domésticos Relva natural Sebes naturais Sustentabilidade Tendências Varandas e terraços

Produtos Mais Vendidos

Grass Food fertilizante granulado Grass4you_Adubo para relva
Mistura de sementes de relva natural_Grass4you
Relva natural em tapete Strong_Grass4you

A grama brasileira é uma planta rasteira que possui folhas longas, lisas e sem pelos. De cor verde-escura vibrante é muito macia e suave e não adquire espigões florais. Por tudo isto e pela sua boa rusticidade torna-se a melhor aposta para a formação de bonitos jardins em áreas industriais, residenciais ou em casas de campo.

 

A Grama São-Carlos (conhecida por grama brasileira) tem vindo a ser cada vez mais procurada. Essencialmente pelo facto de ser extremamente resistente e pela sua baixa necessidade hídrica.

 

Queremos partilhar convosco as 5 vantagens da grama brasileira que fazem dela uma excelente opção a considerar para o seu jardim:

 

1. Baixa manutenção e fácil de cuidar

 

A grama brasileira é fácil de plantar, se quiser pôr as mãos à obra no seu jardim, esta é a melhor opção. É fácil de manusear e não exige uma preparação extensiva do solo, adaptando-se bem a qualquer tipo de terreno. Veja o nosso vídeo de como plantar a grama brasileira.

 

Se o jardim já existir, pode plantar esta grama pelo meio da relva, sem ter de mexer na terra, não estragando sistemas de rega, nem alterar o nível do terreno.

 

Quanto à manutenção, a grama brasileira necessita de menos água, menos cortes e menos adubação. Apesar de precisar de menos água, como qualquer planta, esta tem que ser regada. Nos primeiros tempos, com tempo seco, deve regar bem de dois em dois dias, para manter a terra sempre húmida. Quando a grama já ocupar parte do terreno ou a sua totalidade, podemos regar só uma vez por semana ou menos vezes, mas regando bem de maneira que a água desça em profundidade e as raízes se habituem a explorar todo o solo.

 

Se tiver rega automática tente ajustar o melhor possível o controlador a esta lógica, e regue só uma vez às primeiras horas do dia, evitando assim a evaporação da água pela ação do calor e do vento. Se chover podemos estar dez dias sem regar.

 

Relativamente aos cortes, como esta não cresce em altura acaba por precisar de ser menos vezes cortada. Basta fazer um corte de 3 em 3 meses, em locais com sol deve ser cortada a 3 cm, em locais de menos sol a 4cm para fazer mais fotossíntese.

 

Quanto à adubação, se fizer a plantação com o terreno limpo, deve na altura da plantação espalhar adubo mineral, por cima da terra. Aproximadamente uma mão cheia por 2m2. Se plantar no meio do relvado existente, é preferível só adubar passados três meses porque antes disso só vai fortalecer a relva e a grama ainda vai aproveitar pouco dessa adubagem.

Nessa altura tem de ter atenção que o adubo fique bem diluído, se não, torna-se cáustico em cima das folhas das plantas. Regue bem ou aproveite uma altura de chuva. Com relvado adulto adubar em outubro e março.

Consulte também a nossa infografia com todas as dicas de manutenção para a grama brasileira.

 

 

2. Muito resistente

 

A sua resistência é uma das grandes vantagens em jardins urbanos, por terem um pisoteio frequente e por muitas vezes serem utilizados pelos companheiros de quatro patas lá de casa. Um gramado é ideal para as famílias com patudos, resiste à urina, aguenta o calcamento, e auto regenera-se em caso de estragos, voltando a tapar as falhas.

Além da sua resistência a animais e ao pisoteio, quando plantar pode de imediato pisá-la, sem qualquer constrangimento.

 

relva-brasileira-grama

 

 

 

3. Fica verde todo o ano

 

A grama brasileira é caracterizada pelo seu verde vibrante, que torna qualquer jardim num jardim de revista. Ao contrário de outras gramas, esta planta é original de um local com Invernos muito rigorosos, por isso está adaptada ao frio e não hiberna, mantendo-se verde mesmo no Inverno com temperaturas negativas e com geada.

Origem: Brasil - Curitiba estado do Paraná, região conhecida pela Europa da América por ter um clima muito parecido com o nosso.

Além de não entrar em dormência, a grama cresce bem tanto em zonas ensolaradas como com pouco sol. Dura muitos anos no terreno e, ao contrário da grama mais antiga, conhecida por escalracho.

 

 

4. Resistente a pragas e ervas daninhas

 

A grama brasileira é mais resistente a doenças e pragas do que os outros tipos de relva, o seu crescimento controla as ervas daninhas sem ter de recorrer à utilização de herbicidas seletivos.

As ervas daninhas necessitam de espaço para viverem e se reproduzirem. A grama brasileira, cresce no meio delas e em várias alturas direções, acabado por as abafar. Com a ajuda dos cortes, as ervas daninhas não conseguem dar sementes, não se reproduzem e acabam por desaparecer para sempre.

 

 

5. Solução mais económica

 

A grama brasileira é uma solução mais económica, quando comparada com outras alterativas. Se tem um orçamento limitado e não se importa de esperar 4 a 6 meses até ter um gramado fechado, a grama é a solução ideal para cobrir o seu jardim.

 

A grama é vendida em tabuleiros, cada tabuleiro traz 112 plantas que é ideal para cobrir 5m2, plantando sempre de 22 a 22cm. Pode adquirir a sua grama brasileira no nosso site.

 

 

Deixe um comentário

Tenha em consideração que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos.

Comentários

  • Pode se plantar esta relva brasileira no meio de escalracho?
    Obrigada