- Como escolher a relva
- Curiosidades sobre relva
Relva Natural vs Relva Sintética
A relva sintética / artificial apresenta vantagens e desvantagens, face à relva natural. Dependendo da utilização e do local da colocação da sua relva, deixamos aqui algumas ideias onde a relva natural assume vantagens face à relva sintética.
-
Aquecimento pelo Sol
A relva sintética / artificial, quando é exposta diretamente ao sol, aquece chegando a temperaturas bastante elevadas.
Se tiver um jardim, exposto ao sol direto durante muitas horas, tem de ter os devidos cuidados para baixar a temperatura do relvado e minimizar o risco de queimaduras.
A forma de compensar esse sobreaquecimento é regando a superfície da relva, arrefecendo-a rapidamente, ou utilizando como enchimento areia sílica.
-
Aspeto do trabalho final
Quando a relva sintética / artificial é colocada no terreno por equipas não profissionais, muitas vezes, o relvado apresenta juntas muito visíveis, tornando-o menos apelativo a nível estético.
-
A camada base da relva sintética é mais rígida
Se irá utilizar o seu relvado como local onde pratique desporto, tem que ter em conta que a relva sintética como é aplicada numa camada base compactada é mais rígida e pode existir o risco de lesões.
Os relvados para desporto devem utilizar sempre uma base de amortecimento, assim como o dos parques infantis.
Numa queda, pode ainda ocorrer o risco de queimadura por abrasão devido ao atrito entre pele e a relva.
-
Relva natural produz oxigénio
A relva natural, além de libertar oxigénio, absorve dióxido de carbono e reduz a poluição ao filtrar os gases e a sujidade do ar.