- Como escolher a relva
- Grama brasileira
- Relva artificial
- Relva natural
Relva Natural em tapete, Grama brasileira ou Relva Artificial? O que se adequa ao meu jardim...
Uma das perguntas que mais nos colocam é acerca da relva a comprar. Opto por relva natural ou artificial? E na natural, opto por relva em tapete ou por plantar grama brasileira.
Assim, decidimos escrever um artigo que enumera as vantagens e desvantagens de cada uma para que possa fazer uma escolha informada, consciente.
1. Relva natural em tapete:
A relva em tapete é relva natural que é comercializada em rolos, como se fosse alcatifa, com um pouco de substrato por baixo (1-2cm), e uma vez que é completamente natural, cria novas raízes no terreno, convertendo-se em vegetação real, verdadeira. É conseguida através de uma sementeira própria, ou de um plantio específico, a partir de estolhos (caules aéreos, que crescem na horizontal para originar novas plantas) em viveiro.
Vantagens da relva natural em tapete:
- Aspeto estético perfeito. Está a imaginar o seu relvado de sonho, um tapete verde, fofo e denso...foi feito com relva em tapete!
- Conseguir um relvado “feito” num só dia;
- Plantas adultas bem formadas e distribuídas homogeneamente.
- Consegue-se uma superfície uniforme, densa e livre de infestantes;
- Os limites são bem definidos;
- Pode ser aplicado em qualquer altura do ano;
- É um produto nacional;
- Em áreas pequenas, o trabalho é facilmente feito pelo próprio cliente sem ter de chamar um profissional, ver AQUI como fazer a colocação de tapetes.
Desvantagens
- Misturas limitadas à disponibilidade no mercado.
- Preço imediato mais elevado do que o da grama (mas inferior ao da relva artificial).
- A urina dos animais domésticos queima as folhas verdes das relvas de semente, devido à sua acidez.
2. Grama brasileira:
A grama brasileira é uma planta rasteira que possui folhas largas, lisas e sem pelos. De cor verde escura vibrante é muito macia e suave e não adquire espigões florais. Tem um tronco forte subterrâneo onde guarda as suas reservas para recuperar e avançar em caso de dano.
É uma planta que se reproduz através de estolhos, isto é, caules aéreos finos, que crescem horizontalmente originando novas plantas e é vendida em tabuleiros de plantas enraizadas.
Vantagens
- Se já existir um relvado, pode plantar esta grama pelo meio da relva, sem ter que mexer na terra, não estragando sistemas de rega, nem alterar o nível do terreno;
- As plantas, como já estão enraizadas, pegam em qualquer altura do ano. Pode pisar de imediato e continuar a usar o jardim normalmente.
- É um produto nacional, eco-friendly, de baixa manutenção, necessita de menos cortes, menos água, é resistente a pragas e doenças, controla as ervas daninhas sem ter de se usar herbicidas seletivos;
- Tem bastante resistência à urina dos animais e ao seu pisoteio, e autorregenera-se em caso de estragos, voltando a tapar as falhas.
- Dura muitos anos no terreno. Não hiberna no inverno e, ao contrário das “bermudas”, na primavera não tem necessidade de crescer em altura para se sobrepor à manta morta. A grama São Carlos não forma assim o chamado “colchão” de manta morta conhecido nos relvados de escalracho.
- O trabalho é facilmente feito pelo próprio cliente sem ter de chamar um profissional, ver AQUI como fazer a plantação da grama;
Desvantagens
- Em jardins com caminhos ou guias avança para cima;
- Demora entre 4 a 6 meses a ficar um relvado totalmente homogéneo.
- Planta de folha mais larga que a das espécies utilizadas no tapete, o que confere ao relvado um ar mais rústico.
3. Relva Artificial
Para jardins mais pequenos, alguns pequenos apontamentos de zonas relvadas, ou para terraços, telhados e áreas interiores, ou simplesmente para quem não quer ter muito trabalho, a relva artificial é uma solução rápida, e muito atraente.
Para quem procura relvas com aspeto mais natural possível, as nossas gamas superiores de 30mm e 40mm de altura, são as mais aconselhadas.
Vantagens
-
Apesar do investimento inicial ser superior aos efetuados com relva natural é uma opção que se pode revelar económica, pois não gasta água e tem muito pouca manutenção, não precisa de tratamentos químicos, adubações ou cortes;
-
Facilidade de manutenção. A manutenção da relva artificial é muito simples e rápida, quase como varrer/lavar um tapete dentro de casa;
-
Resistência ao clima. O frio, o calor, o vento ou a seca não afetam esta relva que se apresentará sempre verde, não exige assim uma reparação ou replantação.
Desvantagens
- A relva artificial aquece ao sol, o que pode representar uma desvantagem considerável se se tratar uma área com exposição solar direta e utilização prolongada, como junto a uma piscina, por exemplo. A nossa areia de sílica, ajuda a conservar a humidade no relvado e a diminuir consideravelmente a temperatura;
- Em trabalhos mal executados ou em relvas de qualidade inferior as juntas dos tapetes ficam visíveis perdendo-se o efeito natural desejado;
- A preparação do terreno e a instalação da relva artificial, exige alguns cuidados técnicos. Para garantir a durabilidade do seu relvado, contrate um serviço especializado na sua instalação ou receba apoio técnico, o “do it yourself” não é tão recomendado.
Continua com dúvidas, fale connosco!