- Relva artificial
Manutenção de relva artificial
Para que o seu relvado sintético esteja em perfeitas condições é necessário um mínimo de cuidados e manutenções regulares.
A manutenção não é uma opção, mas uma necessidade para podermos desfrutar de uma superfície em perfeitas condições e por mais tempo. A informação abaixo tem por objetivo guiá-lo, bem como maximizar a vida do seu relvado, prolongando a instalação e garantindo uma utilização satisfatória de forma a manter a aparência natural e a beleza da sua instalação.
Escovagem
É aconselhável escovar as fibras sintéticas semanalmente com uma escova de cerdas de plástico, de modo a mantê-las direitas e facilmente remover as folhas e outros resíduos da superfície. Dependendo da intensidade e tipo de uso do seu relvado, terá de ser escovado com mais ou menos frequência.
Drenagem
Se necessário, ajude a drenar utilizando um rolo de esponja, embora isso seja bastante improvável numa instalação com uma boa capacidade de drenagem. O sistema de drenagem, a tubagem, os sumidouros e os coletores devem ser verificados e limpos com a maior frequência possível.
Rega
O pó deposita-se na superfície do relvado, pelo que é aconselhável lavá-lo com uma mangueira durante alguns minutos. Além disso, a irrigação ajudará a manter uma temperatura ideal em toda a superfície. Isto manterá o relvado sempre fresco, brilhante e com toda a sua cor.
Condições metereológicas adversas
A relva artificial congela a temperaturas inferiores a -5 °C. É aconselhável não utilizar relva artificial nestas condições. Se a utilização for inevitável, pode aplicar-se sal seco vaporizado. A dose de aplicação pode ser de aproximadamente 0,15 kg/m2. Em caso algum deve ser aplicada pedra de sal. Uma queda de neve forte deve ser removida com pás de madeira, evitando, a todo o custo, objetos de metal ou de pás de plástico.
Detergente enzimático
A acumulação de bactérias geralmente não é um problema com a relva artificial que é limpa com frequência. Se acha que as bactérias estão presentes, pode usar um detergente enzimático para eliminar a acumulação de bactérias. Caso escolha o nosso RealSmell, graças ao seu efeito triplo, irá higienizar toda a superfície, como também dissipar a carga estática e proporcionar a todo o relvado um cheiro a relva natural recém cortada.
Se a área for pequena, por exemplo o espaço onde o seu animal de estimação urina com frequência, pode usar o RealSmell em spray. Se quiser tratar todo o relvado, pode conectá-lo a uma mangueira através de um bocal para limpar áreas maiores.
O manuseamento e a utilização de produtos de limpeza químicos em geral devem ser efetuados estritamente de acordo com as instruções do fabricante.
Restrições:
- A relva artificial é atacada por solventes, ácidos e, em geral, derivados petrolíferos, evite o derrame destes produtos.
- Embora não propague as chamas, é queimada pela ação de cigarros, fósforos e quaisquer outras chamas ou calor excessivo, faíscas, etc. Em caso de algum acidente, notifique o instalador para reparação imediata, substituindo a parte afetada por uma nova.
- Evite o tráfego de veículos com mais de 1000Kg de peso. Não utilize veículos com rodas de pregos ou correntes.
- Não armazene determinados materiais, tais como bidões, madeira, etc. em cima da relva.
- A acumulação de lixo ou lama à superfície afeta, obviamente, o comportamento da sua relva artificial.
- Os custos de limpeza são elevados, pelo que é aconselhável seguir e monitorizar estas restrições.
Remoção de manchas
Para a remoção de manchas é recomendado agir o mais cedo possível, uma vez que as manchas frescas são sempre mais fáceis de remover do que as secas.
- Retire qualquer sólido com a ajuda de uma espátula de plástico;
- Seque o excesso de líquido com bastantes toalhas de papel ou um pano absorvente, de modo que o relvado possa ser varrido ou aspirado mais tarde.
Existem diferentes tipos de manchas:
- Manchas que são removidas com um limpador enzimático: café, chá, sumo, cacau, aguarelas, leite, gelado, Ketchup, corante alimentar, mostarda, margarina, manteiga, cerveja e Coca-Cola. O RealSmell pode ser utilizado livremente na superfície:
- Para pulverizar manualmente, agite o produto e aplique-o diretamente na superfície. Deixe-o atuar sobre a superfície do relvado e escove de seguida. Se desejar, pode enxaguar com água ou deixar secar.
- Para uma pulverização com mangueira, liga-se o frasco à mangueira por meio do bocal, mantendo a entrada de água fechada. De seguida, abra suavemente a água (pressão mínima 3 bar) e posteriormente, abra a patilha vermelha do bocal. A seguir, ao abrir a patilha preta mistura automaticamente 2% do produto com a água. Por último, e na posição vertical, aplique no relvado. Escove e deixe secar.
NOTA: 1 embalagem de 750ml com o bocal (mistura automaticamente uma relação de 2% do produto com a água) limpa até 400m2 de superfície.
- As manchas removidas com outros produtos de limpeza químicos, com PH neutro, são: asfalto, tinta da caneta, óleo de cozinha, batom, cera de chão, óleo bronzeador, óleo de motor e pastilha elástica. Só devem ser aplicadas localmente e esfregando com um pano impregnado para minimizar possíveis efeitos na sub-base. Estes produtos de limpeza devem ser aplicados com moderação, utilizando um pano húmido e tendo o cuidado de evitar que penetrem no relvado. Antes de utilizar qualquer produto químico, consulte o fabricante da relva.
- A pastilha elástica pode ser removida com RealSmell ou congelando-a.
- Para limpar os dejetos dos animais, o RealSmell pode ser utilizado. Agite o produto e pulverize diretamente sobre a superfície. Aguarde alguns minutos e esfregue com uma escova na direção contrária ao da fibra para ajudar a manter o relvado direito. Um limpador enzimático limpa e elimina odores, produz enzimas bacterianas que degradam a matéria orgânica. Após a aplicação, o relvado estará agradavelmente perfumado.