Artigos Sobre

Artigos Sobre
Como escolher a relva Curiosidades sobre relva Decoração de exterior Grama brasileira Infos Relva Artificial Infos Relva Natural Instalação do relvado Jardins Manutenção do relvado Plantas Problemas no relvado Relva artificial Relva e animais domésticos Relva natural Sebes naturais Sustentabilidade Tendências Varandas e terraços

Produtos Mais Vendidos

Grass Food fertilizante granulado Grass4you_Adubo para relva
Mistura de sementes de relva natural_Grass4you
Relva natural em tapete Strong_Grass4you

O que queremos para os nossos jardins?

 

 

Regressar à natureza, às origens, mas ao mesmo tempo não abdicar da mais recente tecnologia. Nómadas digitais, é-vos familiar este conceito?

Isso não faz muito sentido, não é? Mas de acordo com a mais recente pesquisa de preferências dos consumidores realizada pela Sociedade Americana de Arquitetos Paisagistas (ASLA), é isso que os consumidores desejam.

De acordo com a ASLA, “os consumidores preferem elementos de design sustentáveis ​​– mas amigos da tecnologia – para seus espaços ao ar livre. …

Pela primeira vez, a conectividade wireless entrou top 10 dos principais projetos, sugerindo que as pessoas querem um jardim que lhes permita desfrutar tanto da natureza quanto da conectividade.”

 

 

 

Estes, são os 10 principais tipos de projetos, com a maior demanda:

 

  • Plantas tolerantes à seca (nativas e/ou adaptadas) - 82,31%
  • Plantas nativas - 81,60%
  • Jardins de baixa manutenção - 79,25%
  • Hortas (incluindo pomares, vinhas, etc.) - 76,52%
  • Pavimentos permeáveis - 76,31%
  • Área de relvado mais reduzidas e bem definidas - 72,66%
  • Lareiras de exterior - 71,51%
  • Irrigação por gotejamento/sistemas de irrigação eficientes - 71,05%
  • Conectividade sem fio/internet - 70,77%
  • Captação de águas pluviais/águas cinzentas - 70,32%

 

 

Interessante o facto de que a “conectividade” ter mais de que um significado. Os consumidores querem conectar-se com a natureza, no topo não estão apenas plantas, mas plantas nativas ou adaptadas ao clima que requerem menos água. Por outro lado, também pretendem conectar-se com o vasto universo que é a web.

“O fato de mais consumidores desejarem acesso wireless mostra que eles desejam expandir as opções para permanecerem conectados aos seus dispositivos”, refere Nancy C. Somerville, vice-presidente executiva e CEO da ASLA.

“Paisagens residenciais/urbanas bem projetadas proporcionam interação social, prazer pela natureza e atividade física, ao mesmo tempo que reduzem o uso da água e o escoamento de águas pluviais”, refere ainda Somerville.

 

Os desejos dos consumidores foram divididos em várias categorias, e os três elementos de design externos mais solicitados foram as lareiras, o wireless e a iluminação.

 

O primeiro entre os elementos de paisagem e o jardim e o mais desejado são as plantas nativas. Paisagens de baixa manutenção e hortas seguem de perto.

 

O seguinte?

  • Jardins de chuva*
  • Hortas orgânicas
  • Jardins tolerantes à seca (Xeropaisagismo)
  • Jardins verticais
  • Coberturas verdes
  • Elementos aquáticos decorativos

 

Os elementos mais populares da sustentabilidade são as plantas tolerantes à seca, nativas e ou adaptadas, seguidos por pavimentos permeáveis e áreas de relvado bem definidas, associadas a uma função e com espécies adaptadas.

 

Irrigação com eficiência hídrica, coleta de água da chuva, materiais reciclados, iluminação solar, compostores e piscinas aquecidas geotérmicas também parecem ser populares.

 

Não seria bom que a conexão com a natureza significasse deixar para trás outras distrações? Alguns de nós pensam que sim.

 

Mas se esta nova “conectividade” significar que existe uma maior ligação entre nós e mesmo entre gerações, de modo que todos se sintam confortáveis, então será bem vinda.

 

 

Jardim de chuva
 Desenho esquemático de jardim de chuva. Fonte: PERIFERIA EM MOVIMENTO, 2019

 

 

*Um jardim de chuva é qualquer jardim projetado para que, por sua localização, geometria, composição de solo e/ou vegetação, absorva mais água de chuva do que o solo natural absorveria.

Também chamados de instalações de bio retenção, são uma das várias práticas destinadas a aumentar a reabsorção do escoamento da chuva pelo solo.

Deixe um comentário

Tenha em consideração que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos.