Artigos Sobre

Artigos Sobre
Como escolher a relva Curiosidades sobre relva Decoração de exterior Grama brasileira Infos Relva Artificial Infos Relva Natural inovação relva sintética Instalação do relvado Jardins Manutenção do relvado Plantas Problemas no relvado Relva artificial relva artificial Portugal Relva e animais domésticos relva ecológica Relva natural relva para jardim relva sintética Sebes naturais Sustentabilidade tecnologia relva artificial Tendências Tintas e corantes Varandas e terraços

Produtos Mais Vendidos

Grama brasileira_Tabuleiro c/ 112 Plantas
Relva natural em tapete STRONG PLUS
Relva natural em tapete Strong_Grass4you
Grass Food fertilizante granulado Grass4you_Adubo para relva

 

Como todos os seres vivos, as plantas também são merecedoras de cuidados. O que pode não saber é que, de alguma forma, elas também cuidam de nós. Além de purificar o ar e decorar as nossas casas, a jardinagem em si pode ser uma verdadeira terapia e uma ótima alternativa para esta fase de quarentena.

 

A jardinagem traz benefícios para a saúde física e mental e consta nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Estudos indicam até que é positiva para a destreza física, mental e autoestima dos mais velhos. Além disso, agrada a pequenos e graúdos e não tem contraindicações. Seja no jardim ou na varanda, experimente.

 

Jardinagem

 

JARDINAR FAZ BEM

Sabia que 30 minutos a jardinar ao ar livre diminui os níveis de cortisol, a hormona do stress. O estudo, publicado no Journal of Health Psychology, avaliou o impacto da leitura e da jardinagem em casos de stress agudo. Conclusão: a redução foi mais significativa no grupo da jardinagem.

O ritmo das estações e espécies de plantas dita ainda uma diversidade de tarefas a realizar ao longo do ano, outro ponto positivo segundo os especialistas. Promove um estilo de vida mais saudável, estimula o interesse e a aprendizagem, cria objetivos e quebra a rotina.

 

O QUE DIZ A CIÊNCIA SOBRE A JARDINAGEM?

Nos mais velhos a jardinagem traz ainda outras vantagens, aumenta a destreza manual, o tónus muscular nas mãos e a força de aperto (capacidade de agarrar objetos que tende a enfraquecer com a idade), afirmam investigadores da Universidade do Kansas.

Anteriormente, a mesma equipa já tinha mostrado que jardinar pode ser atividade física suficiente para manter os mais velhos em forma, contrariando o sedentarismo característico desta fase da vida.

Cavar, apanhar ervas daninhas, usar o ancinho ou plantar solicita vários grupos musculares e pode ser encarada como uma atividade física plena.

 

plantar

 

 

CUIDADOS A TER NA JARDINAGEM

Outro trunfo da jardinagem é a sua versatilidade. Pode ser ajustada à condição física de cada um, seja no tipo, duração ou intensidade.

Nas faixas etárias mais avançadas o risco de lesões é maior pelo que requer precauções:

  • Antes de iniciar certifique-se de que tem a vacina do tétano em dia;

  • Use repelente de insetos;

  • Evite subir escadotes ou manobrar máquinas ou ferramentas sem estar acompanhado;

  • Deve usar luvas e calçado confortável, com uma sola com boa aderência para evitar quedas;

  • Usar calças e mangas compridas, chapéu e aplicar protetor solar é também aconselhado;

  • Fazer jardinagem em alturas de muito sol ou calor é de evitar e convém não esquecer a ingestão de líquidos com frequência.

Deixe um comentário

Tenha em consideração que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos.

Comentários

  • Adoro tudo o que está relacionado com natureza, incluindo jardinagem, atividade que ao longo do tempo me interessa cada vez mais.