Artigos Sobre

Artigos Sobre
Como escolher a relva Curiosidades sobre relva Decoração de exterior Grama brasileira Infos Relva Artificial Infos Relva Natural Instalação do relvado Jardins Manutenção do relvado Plantas Problemas no relvado Relva artificial Relva e animais domésticos Relva natural Sebes naturais Sustentabilidade Tendências Varandas e terraços

Produtos Mais Vendidos

Grass Food fertilizante granulado Grass4you_Adubo para relva
Mistura de sementes de relva natural_Grass4you
Relva natural em tapete Strong_Grass4you

Quem tem jardim gosta de ter um relvado para usufruir: jogar à bola, deitar-se ao sol ou brincar com os animais. Mas no Verão, isso também significa ter consumos mais elevados de água com a rega.

Leia estas dicas para saber como poupar água na rega e como ajudar o meio ambiente.

  • Regue de manhã e/ou ao fim do dia

Se regar na hora de maior calor, a água vai-se evaporar facilmente. Resultado, acaba por gastar mais água. Para não gastar água desnecessariamente, a melhor altura para regar o seu relvado são as horas mais frescas, de manhã cedo e ao final do dia, ao pôr do sol ou mesmo durante a noite. 

Ao regar à noite ou ao início da manhã, estará a reduzir as perdas por evaporação e dá às plantas mais tempo para absorverem a água e ficarem hidratadas.

Por outro lado, evite regar quando à previsão de chuva iminente pois estará a regar em vão, desperdiçando recursos.

Tenha também em atenção a orientação do seu jardim: se estiver virado a nascente, então não convém regar de manhã.

  • Instale um sistema de rega automático

Se costuma regar com a mangueira, pense duas vezes!! Essa é a maneira menos eficiente de chegar a todas as plantas e a que gasta mais água.

Se tem sebes, roseiras ou canteiros de flores, o melhor sistema que pode instalar é o de rega gota-a-gota. Isto consiste em ter um pequeno tubo a passar pela área dos canteiros, com um furo ao lado de cada planta. Apenas precisa de assegurar que há água a circular na entrada do tubo e que há água suficiente para encher o circuito.

No caso dos relvados, a melhor solução é um sistema de rega automático com aspersores ou pulverizadores, de modo a garantir uma eficiente distribuição da água e uma economia da água utilizada, regando apenas o necessário.

  • Reutilize a água que desperdiça em casa

Outra maneira de poupar é reutilizar a água que desperdiça em casa para rega. Por exemplo, a água que não usa enquanto espera que água aqueça para tomar banho ou para lavar a loiça pode ser reaproveitada para regar as plantas e o relvado. Até água das cozeduras (por exemplo, das batatas ou da massa) também pode ser reutilizada.

Poupe água, ajude o ambiente e diminua a sua conta da água.

No caso de não ter mãos para tanto jardim, procure serviços de jardinagem profissionais. Há empresas especializadas, por todo o país, que o podem ajudar a escolher plantas e o tipo de relvado que consume menos água e a dimensionar e instalar sistemas de rega automáticos.

Deixe um comentário

Tenha em consideração que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos.