- Como escolher a relva
- Instalação do relvado
- Jardins
- Relva natural
Como escolher tapetes de relva natural
Relvados feitos a partir de tapetes de relva natural são hoje uma realidade, pois são de fácil aplicação e os resultados são imediatos.
As vantagens são mais que suficientes para optar por este tipo de relvado: “feito” num só dia, superfície uniforme e livre de infestantes, limites bem definidos e aplicação em qualquer altura do ano.
Uma das primeiras regras a observar é a qualidade do tapete de relva. O tapete de relva deve ser certificado, pois assim as garantias de qualidade e sucesso do relvado são bastante elevadas.
A certificação de tapetes de relva garante a qualidade e a sustentabilidade do produto. Essa certificação assegura que a relva é livre de resíduos químicos, possui coloração uniforme e é cultivada com espécies adequadas ao clima local, resultando em um produto que requer menos água.

Torna-se essencial assegurar que a composição do tapete escolhido é adequada ao fim a que se destina, bem como ao clima do jardim em questão, não esquecendo outras limitações, por exemplo sombra, muito pisoteio, calor, pouca disponibilidade de água ou águas insalubres, zonas de alagamento, entre outras.
Benefícios da certificação:
- Qualidade garantida:
A certificação assegura um padrão de qualidade constante, durante todo o ano, com coloração uniforme e cortes regulares.
Seleção de espécies não invasoras e tolerantes à maioria das doenças e isentos de infestantes.
Tapetes consistentes, com plantas adultas e com plantas estimuladas para emissão rápida de raízes.
- Sustentabilidade:
A utilização de espécies que requerem menos água e a ausência de resíduos químicos são práticas sustentáveis que beneficiam o meio ambiente e a saúde das pessoas e animais.
- Confiabilidade:
A certificação permite que o consumidor tenha mais confiança na origem e na qualidade do produto.
- Segurança:
A ausência de resíduos químicos garante a segurança do uso em áreas como jardins e espaços públicos.

No caso da relva natural, a marca CE não é um indicativo de qualidade ou funcionalidade, mas sim de que o produto cumpre os requisitos legais da UE em termos de segurança, saúde e proteção ambiental.
O técnico responsável pela construção ou o comprador deve verificar se o produto é adequado para a obra específica, considerando as especificações e regulamentações locais.
O que a marca CE garante:
- Cumprimento de requisitos essenciais: Garante que a relva natural cumpre os requisitos de segurança, saúde e proteção ambiental estabelecidos pela legislação da UE.
- Acesso ao mercado europeu: Permite a livre circulação da relva natural no mercado único europeu.
- Confiança do consumidor: A marcação CE transmite confiança aos consumidores, empresas e administrações públicas sobre a segurança e e conformidade do produto.