- Como escolher a relva
- Curiosidades sobre relva
- Infos Relva Natural
- Instalação do relvado
- Manutenção do relvado
- Relva natural
Tapetes de relva natural. 5 passos para uma utilização correta.
A relva natural em tapete é o método mais rápido e fiável para conseguir um relvado natural em muito pouco tempo, e atualmente é o mais utilizado em áreas com um uso intensivo e de grande desgaste, como campos de futebol ou de golfe. Também é utilizado em jardins e parques, ou mesmo em pequenos jardins ou áreas de lazer privadas.
A relva em tapete é relva natural que vem em rolos, como se fosse uma alcatifa, com um pouco de substrato, e uma vez que é completamente natural, cria raízes no terreno, e converte-se num relvado natural no seu terreno.
Estes tapetes são feitos através de uma sementeira própria, no caso da nossa relva EASY ou PRIME, ou de um plantio específico no caso da nossa relva STRONG, a partir de estolhos (caules aéreos, que crescem na horizontal para originar novas plantas).
Após a sementeira/plantação da relva, e no momento adequado, corta-se a superfície onde a relva foi plantada com uma determinada quantidade de terra, com máquinas próprias em placas com cerca de 40 cm de largura por 2,50 m de comprimento, perfazendo 1m2 cada rolo.
A relva em tapete tem várias vantagens face à sementeira pois oferece uma maior taxa de sucesso e habitualmente limita o número de infestantes, pois o solo fica perfeitamente coberto o que ajuda a impedir o crescimento de outras plantas que costumam aparecer nos relvados.
Permite ainda reparações rápidas e eficazes e destaca-se ainda a rapidez de aplicação e de utilização e o aspeto uniforme.
5 PASSOS PARA UMA UTILIZAÇÃO CORRETA DE TAPETES DE RELVA NATURAL:
-
ESCOLHA DO TIPO DE RELVA
A escolha do tipo de relva depende de vários fatores: clima, a exposição solar, o tipo de terreno, a disponibilidade de água, o tipo de uso e a intensidade da manutenção que pretende.
A relva Easy é a relva mais indicada para todo o tipo de casas, uma vez que é de fácil manutenção e que se adapta a todos os tipos de climas. Esta relva tem uma boa resistência ao desgaste e uma boa tolerância à seca e à sombra. A relva Easy é o nosso best-seller!
A relva Strong é a relva que exige menos manutenção. Esta relva apenas requer cuidados nos meses de verão dado que hiberna no inverno (não necessita de corte nem de rega nos meses frios). Se quer colocar relva natural em tapete numa casa de verão ou quiser poupar na manutenção, a relva Strong é a sua relva ideal.
Se deseja ter um campo desportivo no seu jardim, a relva Prime é a relva que deve procurar. A relva Prime é a favorita dos futebolistas, por ser muito resistente ao desgaste e por ter um excelente comportamento no inverno.
-
CALCULE A QUANTIDADE A COMPRAR:
O mais importante é determinar com exatidão a área a cobrir.
Caso se trate de uma área regular, como um quadrado ou um retângulo é fácil determinar a área.
No caso de se tratar de uma área com formas irregulares, ou com muitos recortes recomendamos que adquira sempre um pouco de relva a mais, cerca de 5 a 10% da área calculada.
Veja abaixo como calcular as diferentes áreas:
-
PREPARE O TERRENO:
Este passo é imprescindível e importante para garantir um relvado perfeito. Assim deve certificar-se de que o solo está devidamente regularizado, sem pedras, sem restos de plantas antigas e raízes para não comprometer a integridade dos tapetes e a total aderência dos tapetes ao solo.
Remova todas as ervas daninhas, pedras e entulhos da área e tente nivelar o terreno, deixando-o mais homogéneo e plano possível.
O ideal é usar uma enxada ou uma máquina para fazer sulcos e remexer a terra, cerca de 10 cm de profundidade, para arejar o solo. O terreno deve ser então adubado e regado para poder receber dos tapetes de relva.
-
COLOQUE OS TAPETES DE RELVA:
Os tapetes devem ser distribuídos de forma homogénea pela superfície do terreno, e colocados desencontrados para conseguir uma melhor homogeneização do crescimento e para que as juntas se tornem menos visíveis.
As bordas dos tapetes devem ser enroladas para baixo para garantir o enraizamento.
Por fim, é feita uma rolagem (utilizando um rolo de jardim) para compressão, de forma a garantir a fixação das raízes ao terreno e a área é regada abundantemente.
-
CUIDADOS A TER APÓS A COLOCAÇÃO:
Os tapetes podem ser pisados de imediato, mas é importante ter alguns cuidados até ao enraizamento que se dá cerca de 10 dias após da aplicação.
Deve regar bem o seu relvado, pelo menos nos primeiros 7 dias após a colocação, certificando-se que os primeiros 2cm estão sempre bem húmidos.
Depois disso, desfrute na totalidade do seu relvado, mas não descuide nos cuidados de manutenção (corte, rega, adubação) para que tenha sempre um relvado saudável.
Veja AQUI o nosso tutorial de como colocar os tapetes de relva natural.
Comentários
Susana Braga
Boa tarde, gostaria de saber se fazem serviço em V.N.de Gaia
Domingos Costa Pereira
Gostaria de obter um orçamento para fornecimento e colocação de relva em 100m2. É um terreno plano rectangular de apoio a uma piscina. Já tinha relva mas em muito mau estado, sobretudo por efeito de toupeiras. O terreno tem uma base de tuvenan e sobre essa base levará uma rede anti toupeira. Sobre essa rede levará uma camada de 5cm de terra misturada com areia para posterior colocação da relva.
O local é Fonte do Imperador em Estremoz e o terreno tem rega automática.
Obg
Antonio ferreira
Solicito custo para 20m2 de relva easy para ser entregues em av. Francelos gulpilhares vila nova de gaia