- Curiosidades sobre relva
- Jardins
- Plantas
- Problemas no relvado
- Relva natural
Pragas no seu jardim? Saiba o que fazer.
No Verão com as temperaturas mais altas as plantas desenvolvem-se a um ritmo mais intenso.
Com as condições verificadas este ano, com bastante chuva, os crescimentos tornam-se vigorosos e abundantes o que permite também que pragas e insetos se desenvolvam de forma igualmente rápida e severa.
Existe, no entanto, algumas regras que podem ajudar a prevenir as pragas no seu jardim:
-
Ter as plantas bem alimentadas, com as condições certas de água, luz e solo.
-
Manter as plantas saudáveis, alimentando-as com um bom substrato e fertilizante.
-
Ao regar tenha o cuidado de não salpicar muito as folhas, pois se o fizer estará a proporcionar boas condições para a instalação de fungos. Regue as plantas de manhã bem cedo, pois assim estas têm a possibilidade de secar antes da altura de grande insolação e calor, não interferindo com a sua respiração.
-
É importante que haja arejamento junto das plantas para permitir a renovação de ar.
-
Ao comprar plantas certifique-se de que estas não vêm já contaminadas.
-
Limpe as ferramentas após a sua utilização.
-
Mantenha o jardim sem plantas infestantes e restos de plantas mortas pois estes detritos são autênticos viveiros de pragas e doenças.
No entanto, se as suas plantas sofrem recorrentemente com pragas e fungos, saiba que existem alternativas, aos inseticidas e fungicidas, mais naturais.
Conheça ainda algumas plantas que afastam pragas e fungos e que pode tê-las na sua varanda ou jardim:
-
Absinto ou Artemisia (Artemisia absinthium)
Planta originária da Europa e da Ásia, com folhas recortadas de cor cinzenta, de sabor amargo, que é utilizada como planta medicinal e na fabricação de uma bebida conhecida como absinto. Afasta a lepra, fungo comum, sobretudo nos pessegueiros e citrinos.
-
Alfazema ou Lavanda (Lavandula spp)
É um Arbusto pequeno muito comum em Portugal. As espécies mais usadas como aromáticas e para ornamentação são a alfazema-inglesa e a Lavandula angustifolia. Afasta pulgas, moscas, mosquitos e traças.
-
Mangericão, Basílico ou Alfavaca (Ocimum basilicum),
É uma planta originária da Ásia e África e tem um delicioso cheiro e um sabor forte muito característico. Para aumentar o número de folhas e o ciclo da planta, devem ser retiradas as primeiras florações. Afasta moscas e mosquitos (sobretudo dentro de casa).
-
Alecrim (Rosmarinus officinalis)
É uma planta aromática muito comum no nosso país, preferencialmente em solos de origem calcária. Afasta pulgas e carraças.
-
Erva dos gatos (Nepeta cataria)
Conhecida pelo nome comum de erva-gateira (catnip), é uma planta herbácea nativa da Europa e do sudoeste da Ásia. O seu nome comum tem origem no efeito excitante que exerce sobre gatos domésticos. Afasta mosquitos.