Artigos Sobre

Artigos Sobre
Como escolher a relva Curiosidades sobre relva Decoração de exterior Grama brasileira Infos Relva Artificial Infos Relva Natural Instalação do relvado Jardins Manutenção do relvado Plantas Problemas no relvado Relva artificial Relva e animais domésticos Relva natural Sebes naturais Sustentabilidade Tendências Varandas e terraços

Produtos Mais Vendidos

Grass Food fertilizante granulado Grass4you_Adubo para relva
Mistura de sementes de relva natural_Grass4you
Relva natural em tapete Strong_Grass4you

Sabe quais as vantagens e desvantagens de ter um relvado à volta da piscina?

Não há nada mais divertido, num dia quente de verão, do que um refrescante mergulho numa piscina. As áreas à volta da piscina são geralmente os lugares mais apetecíveis para relaxar com amigos e familiares nesses dias quentes.

piscina com relva

Uma piscina com um belo design torna o seu jardim muito mais atrativo e pode aumentar drasticamente o valor da sua propriedade.

Se está à procura do design ideal para a sua piscina, deve também considerar o que a rodeia: relva natural, relva artificial, deck de cimento, madeira ou pavimento cerâmico.

Uma piscina com um relvado à volta é uma alternativa minimalista, mais “verde” e ao contrário de outros recursos mais luxuosos, mais barato.

Claro que uma piscina com um relvado à volta também tem as suas desvantagens, algumas das quais pode provavelmente adivinhar. 

casa com piscina e relva, piscina com relvado, relva com piscina

Para simplificar a sua escolha, resumimos as vantagens e desvantagens de ter um relvado à volta da sua piscina:

Vantagens de um relvado natural à volta da piscina

  • Ambiente esteticamente apelativo. A maioria das pessoas que escolhe ter um relvado à volta da piscina, procuram uma estética moderna e minimalista, mais harmoniosa, limpa e elegante.
  • Escolha mais ecológica.  Os relvados permitem a infiltração das águas residuais, ao contrário de determinadas superfícies impermeabilizantes como os pavimentos. Funcionam como um poderoso filtro para a água que o atravessa, tornando o solo mais limpo e saudável. Têm capacidade de reter fumo e poeiras, tornando o ar envolvente mais puro, produzem oxigénio e consomem dióxido de carbono, contribuindo assim para a diminuição do efeito de estufa.
  • Confortável e seguro para si e para as crianças. Ao contrário do deck típico que rodeiam as piscinas, o relvado é uma superfície macia, antiderrapante, que não aquece em demasia e que amortece os impactos de uma queda. Por último, é confortável ao toque, os seus pés que o digam.
  • Opção mais económica. Os decks para piscinas, tendem a ser um dos componentes mais caros do projeto, podendo ser especialmente caro se optar por materiais premium. Em comparação, tanto o investimento inicial, como os custos de manutenção de um relvado natural podem ser bastante menores.

Desvantagens de um relvado natural à volta da piscina

  • Maior manutenção da piscina. Com pouca ou nenhuma zona de fronteira entre o relvado e a água, é relativamente fácil e em grande parte inevitável que alguns detritos caiam na água da piscina. A melhor maneira de diminuir este risco é ensacar, logo após os cortes, os restos de relva. Outra opção é instalar uma passagem em Lages para as pessoas entrarem e saírem da piscina.
  • Maior manutenção do relvado. O objectivo, obviamente, é ter um relvado exuberante e saudável. Infelizmente, isto implica uma maior manutenção, o uso de fertilizantes e/ou herbicidas e um número maior de cortes.

Alternativas a um relvado natural à volta da piscina

No que toca a piscinas domésticas tento em conta os prós e os contras atrás descritos, pode sempre considerar algumas alternativas.

deck na piscina

  • Relva artificial. A maneira mais fácil de contornar alguns dos contras acima descritos. A relva sintética é praticamente isenta de manutenção e não produz detritos, no entanto, o investimento inicial é maior e pode ser desconfortável nos dias mais quentes devido ao seu aquecimento. Relativamente à aparência, o que a torna mais falsa aos nossos olhos, é o facto de estar impecável o ano inteiro. 
  • Deck parcial. Outra opção é instalar um deck tradicional em torno  da piscina deixando o espaço à volta com relvado, ou apenas colocar deck num dos lados, deixando os restantes com relvado. Se optar por esta última, aconselhamos que o instale na zona entre o acesso à moradia e a piscina, reduzindo assim o pisoteio do relvado.

 

Estas opção podem não agradar àqueles que preferem um design mais moderno mas tem igualmente muito mérito. No entanto, é improvável que o resultado final tenha a mesma aparência elegante e despojada de uma piscina completamente cercada por relva.

A beleza de uma piscina inserida num relvado pode ser inegável mas, como este texto mostra, há muito mais do que apenas razões estéticas a considerar. Quem diria que a busca pela simplicidade poderia ser tão complicada?

Saiba mais sobre relvados e jardins, aqui.  

Deixe um comentário

Tenha em consideração que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos.

Comentários

  • Explicação melhor não há 👏🏽