Artigos Sobre

Artigos Sobre
Como escolher a relva Curiosidades sobre relva Decoração de exterior grama Infos Relva Natural Instalação do relvado jardim Manutenção da relva Manutenção do relvado Plantas Problemas no relvado Relva artificial relva natural relva para animais relva sintética sebes Tendências varandas

Produtos Mais Vendidos

Grass FOOD (adubo) - grass4you
Grama Brasileira - grass4you

Grama Brasileira

€80.00

Grass FOOD (adubos) - grass4you
Grass REPAIR (mistura de sementes)

Sabe quais as vantagens e desvantagens de ter um relvado à volta da piscina?

Não há nada mais divertido, num dia quente de verão, do que um refrescante mergulho numa piscina. As áreas à volta da piscina são geralmente os lugares mais apetecíveis para relaxar com amigos e familiares nesses dias quentes.

piscina com relva

Uma piscina com um belo design torna o seu jardim muito mais atrativo e pode aumentar drasticamente o valor da sua propriedade.

Se está à procura do design ideal para a sua piscina, deve também considerar o que a rodeia: relva natural, relva artificial, deck de cimento, madeira ou pavimento cerâmico.

Uma piscina com um relvado à volta é uma alternativa minimalista, mais “verde” e ao contrário de outros recursos mais luxuosos, mais barato.

Claro que uma piscina com um relvado à volta também tem as suas desvantagens, algumas das quais pode provavelmente adivinhar. 

casa com piscina e relva, piscina com relvado, relva com piscina

Para simplificar a sua escolha, resumimos as vantagens e desvantagens de ter um relvado à volta da sua piscina:

Vantagens de um relvado natural à volta da piscina

  • Ambiente esteticamente apelativo. A maioria das pessoas que escolhe ter um relvado à volta da piscina, procuram uma estética moderna e minimalista, mais harmoniosa, limpa e elegante.
  • Escolha mais ecológica.  Os relvados permitem a infiltração das águas residuais, ao contrário de determinadas superfícies impermeabilizantes como os pavimentos. Funcionam como um poderoso filtro para a água que o atravessa, tornando o solo mais limpo e saudável. Têm capacidade de reter fumo e poeiras, tornando o ar envolvente mais puro, produzem oxigénio e consomem dióxido de carbono, contribuindo assim para a diminuição do efeito de estufa.
  • Confortável e seguro para si e para as crianças. Ao contrário do deck típico que rodeiam as piscinas, o relvado é uma superfície macia, antiderrapante, que não aquece em demasia e que amortece os impactos de uma queda. Por último, é confortável ao toque, os seus pés que o digam.
  • Opção mais económica. Os decks para piscinas, tendem a ser um dos componentes mais caros do projeto, podendo ser especialmente caro se optar por materiais premium. Em comparação, tanto o investimento inicial, como os custos de manutenção de um relvado natural podem ser bastante menores.

Desvantagens de um relvado natural à volta da piscina

  • Maior manutenção da piscina. Com pouca ou nenhuma zona de fronteira entre o relvado e a água, é relativamente fácil e em grande parte inevitável que alguns detritos caiam na água da piscina. A melhor maneira de diminuir este risco é ensacar, logo após os cortes, os restos de relva. Outra opção é instalar uma passagem em Lages para as pessoas entrarem e saírem da piscina.
  • Maior manutenção do relvado. O objectivo, obviamente, é ter um relvado exuberante e saudável. Infelizmente, isto implica uma maior manutenção, o uso de fertilizantes e/ou herbicidas e um número maior de cortes.

Alternativas a um relvado natural à volta da piscina

No que toca a piscinas domésticas tento em conta os prós e os contras atrás descritos, pode sempre considerar algumas alternativas.

deck na piscina

  • Relva artificial. A maneira mais fácil de contornar alguns dos contras acima descritos. A relva sintética é praticamente isenta de manutenção e não produz detritos, no entanto, o investimento inicial é maior e pode ser desconfortável nos dias mais quentes devido ao seu aquecimento. Relativamente à aparência, o que a torna mais falsa aos nossos olhos, é o facto de estar impecável o ano inteiro. 
  • Deck parcial. Outra opção é instalar um deck tradicional em torno  da piscina deixando o espaço à volta com relvado, ou apenas colocar deck num dos lados, deixando os restantes com relvado. Se optar por esta última, aconselhamos que o instale na zona entre o acesso à moradia e a piscina, reduzindo assim o pisoteio do relvado.

 

Estas opção podem não agradar àqueles que preferem um design mais moderno mas tem igualmente muito mérito. No entanto, é improvável que o resultado final tenha a mesma aparência elegante e despojada de uma piscina completamente cercada por relva.

A beleza de uma piscina inserida num relvado pode ser inegável mas, como este texto mostra, há muito mais do que apenas razões estéticas a considerar. Quem diria que a busca pela simplicidade poderia ser tão complicada?

Saiba mais sobre relvados e jardins, aqui.  

Deixe um comentário

Tenha em consideração que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos.