Artigos Sobre

Artigos Sobre
Como escolher a relva Curiosidades sobre relva Decoração de exterior Grama brasileira Infos Relva Artificial Infos Relva Natural Instalação do relvado Jardins Manutenção do relvado Plantas Problemas no relvado Relva artificial Relva e animais domésticos Relva natural Sebes naturais Sustentabilidade Tendências Varandas e terraços

Produtos Mais Vendidos

Grass Food fertilizante granulado Grass4you_Adubo para relva
Mistura de sementes de relva natural_Grass4you
Relva natural em tapete Strong_Grass4you

Ao escolher a nossa relva Strong há um factor importante da sua natureza que deve conhecer, a sua dormência.

 

 

Uma relva denominada como “relva de Verão” requer, de uma forma geral, menos cuidados de manutenção que uma relva “de Inverno”, pelo seu estado de dormência que consiste num estado de inibição temporária do crescimento da planta ou partes da planta, preparando-a para as novas condições climáticas, como o Inverno.

 

A Strong e a sua vivacidade relacionam-se diretamente com a temperatura, como tal, para temperaturas médias diurnas menores que 12ºC, inicia o seu estado de dormência e devido a esse fator, é denominada como sendo uma “relva de Verão”, pois mantém a sua cor verde com temperaturas amenas/altas.

 

Para diferentes zonas de Portugal pode notar um início de dormência mais rápido ou mais prolongado, portanto é necessário adequar o tipo de relva escolhido à zona do País e ao uso que vai dar ao seu relvado, no caso de ser um relvado que vai acolher muitos eventos durante a época de Inverno, uma bermuda (nome comum da espécie Cynodon dactylon) poderá não ser a relva ideal.

 

 

Relva Strong_Bermuda_dormência

 

 

Escolheu a sua bermuda, colocou-a no seu jardim e prepara-se para a sua fatídica mudança. Calma, não é tão trágico quanto pensa! Há algumas tarefas importantes que pode e deve fazer antes da entrada em dormência e outras para a saída da mesma.

 

 

Pré-Dormência (fim de setembro/outubro/início de novembro). Aproveite e escolha uma semana em que as temperaturas estão amenas e com pouca chuva para realizar algumas tarefas, como:

 

  • Adubar, é importante efetuar a adubação antes da entrada da dormência, de forma que o seu relvado mantenha reservas de nutrientes ao longo do Inverno e para que respondam rapidamente à saída da dormência na próxima primavera.

  • Por fim, regar com uma dotação de pelo menos 4mm.

 

Não deve escarificar ou fazer verticut numa “relva de verão” nesta altura do ano, mesmo se a altura de “manta morta” ou “feltro” o justifiquem, já que esta operação necessita da relva em período de crescimento ativo. A sua realização agora, a não ser que seja para ressemear a sua “relva de verão” com uma espécie de "relva de inverno” (festuca, poa, lollium, etc.) para assegurar um coberto verde durante o inverno) é desaconselhada, já que a relva não consegue responder com agressividade suficiente para evitar a instalação de infestantes.

 

Se pretender introduzir uma sementeira no seu relvado de bermuda, com uma mistura de sementes de relvas de inverno terá algum verde no seu relvado durante o Inverno, e quando a sua bermuda sair da dormência, voltará a dominar o seu relvado, alguns cortes regulares também providenciam uma maior uniformização.

     

     

     

    escarificar relvado_escarificador manual

     

     

     

    Pós-Dormência (início de Primavera): Nesta fase, vai observar o desenvolvimento foliar novo com folhas jovens verdes e um novo aspeto do seu relvado.

     

    • Como tal, deve auxiliar na saída da dormência efetuando a sua primeira adubação e rega.

     

    É muito importante só iniciar a adubação quando a sua relva tiver saído de dormência, ou seja, iniciar o crescimento de folhagem nova à custa das suas próprias reservas, já que o facto de adubar cedo de mais pode provocar um crescimento demasiado rápido, podendo a relva entrar em colapso.

     

    • No caso da sua bermuda ter acumulado uma profundidade de 2cm ou mais de “manta morta” ao longo do tempo, é altura ideal para efetuar uma escarificação.

     

    A Strong forma um relvado suave e almofadado, como se estivéssemos a caminhar sobre nuvens, mas quanto maior a sua consistência almofadada, maior a sua necessidade de escarificação. É um processo simples, que consiste em abrir algumas fendas no seu relvado, puxando parte da camada inferior do seu relvado que esteja mais seca. A escarificação tem três tarefas, remoção de manta morta, arejamento do solo, com a entrada de oxigénio e melhor infiltração de nutrientes naturais ou artificiais e a estimulação do crescimento lateral pelo corte de estolhos e rizomas.

     

     

     

    Durante a dormência: Vai observar zonas da sua relva a ficarem mais amarelas ou caso não fique muito amarela, nota que o seu crescimento estagnou e não sente necessidade em cortar o relvado.

     

    É a altura ideal para eliminar algumas ervas daninhas que tendem em aparecer no seu relvado, apesar da bermuda formar um relvado denso, não está imune ao aparecimento de ervas daninhas pois está exposto à natureza. Se pensa em utilizar alguns produtos fitossanitários, esta será a altura ideal, sendo que alguns produtos inibem o crescimento, não vão afetar a sua relva Strong que se encontra em dormência.

     

    Para os que usam a sementeira como forma de manter o relvado verde durante a dormência, hoje tem uma outra opção disponível no mercado, os colorantes naturais para a relva. Assim, ponderem em “pintar” o vosso relvado, pois forma um verde mais homogéneo e sem as necessidades de manutenção que uma espécie semeada traria.

     

    As tintas para relva são opções mais simples que conferem um verde no seu jardim até cerca de 3 meses e ninguém vai notar a diferença!

     

     

    Relva strong_tinta para relva_ Endurant_Grass4you

     

     

    Por fim, uma última tarefa muito importante a fazer enquanto tem a sua bermuda em dormência: USUFRUA!

     

    Concentre a sua atenção noutras tarefas do seu jardim, o facto da sua bermuda entrar em dormência permite-lhe que durante toda essa temporada não tenha trabalhos de manutenção comparativamente com uma relva de sementeira ou durante a temporada ativa da sua Strong.

    Deixe um comentário

    Tenha em consideração que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos.