include usage is not allowed in this context include usage is not allowed in this context

Como ter borboletas no jardim?

“O segredo é não correr atrás das borboletas… É cuidar do jardim para que elas venham até você”. (Mário Quintana 1906-1994)

borboletas-jardim

Criar um jardim de borboletas não é muito complicado, e como verá são extremamente compensadores.

Desde que haja flores em abundância, as borboletas estarão lá para se alimentarem. Mas há alguns pequenos truques que poderão ser aplicados para potenciar a visita destes insetos. Veja em baixo as nossas 4 dicas:

1. Tenha um jardim colorido para atrair borboletas:

As borboletas são atraídas por cores garridas, pelo que quanto mais colorido for o jardim, melhor será. E, quanto maior a mancha florida, maior poder de atracção terá para as borboletas. Tente pois criar um canteiro florido e relativamente grande.

Para atraí-las, plante nos seus vasos ou jardim arbustos e herbáceas, anuais ou perenes, com flores encarnadas, laranja, rosa, roxas e amarelas.

2. Escolha espécies que mais atrativas para as borboletas, pelo seu néctar:

O conteúdo de néctar das flores utilizadas é também importante. Certas espécies são particularmente atraentes para atrair borboletas coloridas que procuram alimento. Por sua vez, as plantas com flores, onde poisam as borboletas, recebem o néctar transportado pelas suas patinhas, o que faz com que as flores produzam sementes que mais tarde darão origem a novas plantinhas. As borboletas estão presentes em quase todos os locais onde existe alimento e abrigo.

Uma das plantas de jardim que mais atrai as borboletas é a Budeleia (Buddleia sp.), devido ao alto conteúdo em néctar das suas flores. É frequente ver uma dezena de borboletas de várias espécies a alimentarem-se num destes arbustos. Em inglês esta planta perene é mesmo chamada de butterfly bush, arbusto de borboletas. Outras opções de plantas a plantar são o rosmaninho (Lavandula stoechas), a lantana (Lantana camara), a lantana rasteira (Lantana montevidensis), a verbena (Verbena hybrida) ou as tagetes (Tagete patula).

Logo depois de plantar começará a ver borboletas com mais freqüência - borboletas podem detectar alimento a quilômetros de distância.

Uma vez que elas saibam que podem contar com o seu jardim para lhes fornecer uma fonte de néctar e um lugar para colocar seus ovos, elas tendem a ficar por perto.

borboletas-jardim

3. Dê-lhes uma fonte adicional de alimento:

  O nosso alimentador de borboletas Butterfly Oasis, serve como fonte adicional de alimento para as borboletas. Esta peça única, feita de materiais biodegradáveis, contém dentro uma esponja embebida em néctar. Os seus pequenos orifícios, foram desenhados para que apenas as borboletas se consigam alimentar por eles.

  Veja as cores que temos disponíveis AQUI, para escolher a que mais vai de encontra com o seu jardim.

alimentador-boborletas

4Escolha o lugar indicado para criar o habitat das borboletas:

Prepare o solo, escolha um lugar ensolarado, onde haja alguma proteção quanto ao excesso de vento. Assegure-se de que a área tem uma drenagem adequada de modo a não se formarem enormes poças quando chover, o que poderia ameaçar as plantas, bem como as borboletas e outros insetos.

Por fim, lembre-se que flores agrupadas são mais atrativas para as borboletas do que isoladas e, lembre-se também de que pesticidas nunca devem ser usados.

 


111 comentários

  • SUdAszIQhGcurY

    bYNjkAMnhxV
  • KzMhSBuETJAyd

    WyaKuoIzcimZBF
  • YAisrXDykSWjewoV

    khFPXKcJDxIqLY
  • YtRFvhoCTUm

    qEKVyPHXQoNwrnj
  • uDYTXJfaFsw

    dBOcWVJRDI

Deixe um comentário

Shopify secure badge Top