include usage is not allowed in this context include usage is not allowed in this context

Descubra como ter borboletas no seu Jardim!

Os jardins podem actuar como importantes patamares entre as reservas naturais e outros habitats naturais, oferecendo abundantes suprimentos de néctar e plantas.

As borboletas visitam qualquer jardim, por menor que seja, se puderem alimentar-se do nectar de determinadas plantas e um jardim bem planeado pode atrair muitas espécies de borboletas. Se adicionar outras fontes de alimentação ou gerir o seu jardim de modo a criar um ambiente propício à reprodução destas espécies, poderá ver ainda mais.

O néctar fornece às borboletas energia para voarem e para encontrarem um parceiro e reproduzirem-se. Na primavera, permite às borboletas reabastecerem-se depois de um período de hibernação no inverno .

No outono, o néctar ajuda as borboletas a acumularem reservas de energia para que tenham uma melhor hipótese de sobreviver à hibernação ou à viagem de volta a climas mais quentes.

Outro modo de apoiar a população de borboletas é permitir que estas se reproduzam no seu jardim, somente com determinadas plantas as borboletas conseguem pôr ovos e assegurar uma nova geração.

Como atrair borboletas:

  • Borboletas gostam de calor, assim escolha locais ensolarados e protegidos para plantar plantas que lhes podem fornecer alimento (néctar);
  • Escolha plantas diferentes para atrair uma maior variedade de espécies. Disponha as mesmas espécies de plantas em grupo, de modo a formar uma área maior.
  • Plante as cores certas. As borboletas gostam de cores brilhantes: amarelo, vermelho, laranja, rosa e roxo. E certifique-se de que as flores estejam no cimo do arbusto, à sua face.
  • Escolha plantas que floresçam entre a primavera e o outono. As flores da primavera são vitais para as borboletas que saem da hibernação e as flores de outono ajudam as borboletas a acumular reservas para o inverno.
  • Prolongue a floração das sua plantas, retirando as flores murchas. Não esqueça de que o solo não deve permanecer seco (rega) e de que necessita de matéria orgânica como proteção e reserva nutritiva (adubo).
  • Não utilize insecticidas e pesticidas, matam as borboletas e muitos insectos polinizadores, assim como joaninhas, besouros e aranhas.
  • Não utilize turfa. As turfeiras são ricas em espécies específicas de animais e plantas A sua extração destrói, infelizmente, um ambiente que levou milhares de anos a ser construído. Actualmente encontra boas alternativas à turfa em qualquer centro de jardinagem.

 

As melhores plantas para néctar (floração no verão):

  • Budleia, árvore das borboletas (Buddleia davidii). Muito fácil de crescer em quase qualquer tipo de solo. As suas flores têm cores que variam desde o branco até ao azul, passando por diversos tons de rosa. A sua época de floração é de Maio a Outubro. Na primavera deverá ser podada para encorajar a uma melhor e mais forte floração.

Buddleia davidii

  • Jarvão (Verbena bonariensis). Planta herbácea perene, podendo atingir até 2 m de altura, com flores lilás-púrpura de Junho a Novembro. Fácil de crescer a partir de sementes, se plantada de março a abril em solos bem drenados.

Jarvão (Verbena bonariensis).

  • Alfazema, lavanda (Lavandula sp). A alfazema é um arbusto perene de médio porte que, consoante as espécies, pode atingir até 1m de altura. Ramifica desde a base, apresentando uma folhagem verde-acinzentada e espigões encimados por flores azuis-arroxeadas ou violetas na época de floração (Junho a Agosto). Deve ser plantada em jardins, canteiros ou floreiras com grande exposição solar em qualquer tipo de solos, mas com boa drenagem. . É essencial podar as alfazemas todos os anos. Deve realizar a poda preferencialmente no fim do verão ou no início da primavera e evitar fazê-la no outono e inverno. Esta operação é fundamental para incentivar o novo crescimento e evitar que as plantas fiquem muito lenhosas

lavander

  • Goiveiro, goivo-amarelo (Erysimum cheiri). Planta herbácea bienal com época de floração de abril a junho em tons que variam do amarelo brilhante ao vermelho e roxo. Necessitam de solos bem drenados e crescem quando expostos directamente ao sol ou mesmo na sombra.

Goiveiro, goivo-amarelo (Erysimum cheiri)

  • Manjerona (Origanum majorana). Planta vivaz, de 20 a 80cm de altura, perfeita para ser colocada nos jardins rochosos. Flores brancas, rosa ou roxas em espigas terminais de junho a setembro. As folhas podem utilizar-se frescas ou secas. Serve ainda para perfumar numerosos pratos, antes de serem servidos. O sabor é mais subtil e fino que o dos orégãos.

 Origanum majorana

Saiba mais sobre jardins, aqui. 


Deixe um comentário

Shopify secure badge Top