Pragas no seu jardim? Saiba o que fazer.

No Verão com as temperaturas mais altas as plantas desenvolvem-se a um ritmo mais intenso. Com as condições verificadas este ano, com bastante chuva, os crescimentos tornam-se vigorosos e abundantes o que permite também que pragas e insetos se desenvolvam de forma igualmente rápida e severa.

Existe, no entanto, algumas 7 regras que podem ajudar a prevenir as pragas no seu jardim:

  1. Ter as plantas bem alimentadas, com as condições certas de água, luz e solo.
  2. Manter as plantas saudáveis, alimentando-as com um bom substrato e fertilizante.
  3. Ao regar tenha o cuidado de não salpicar muito as folhas, pois se o fizer estará a proporcionar boas condições para a instalação de fungos. Regue as plantas de manhã bem cedo, pois assim estas têm a possibilidade de secar antes da altura de grande insolação e calor, não interferindo com a sua respiração.
  4. É importante que haja arejamento junto das plantas para permitir a renovação de ar.
  5. Ao comprar plantas certifique-se de que estas não vêm já contaminadas.
  6. Limpe as ferramentas após a sua utilização.
  7. Mantenha o jardim sem plantas infestantes e restos de plantas mortas pois estes detritos são autênticos viveiros de pragas e doenças.

No entanto, se as suas plantas sofrem recorrentemente com pragas e fungos, saiba que existem alternativas aos inseticidas e fungicidas mais naturais.

Conheça 5 plantas que afastam pragas e fungos e que pode tê-las na sua varanda ou jardim:

1. Absinto ou Artemisia (Artemisia absinthium)

Planta originária da Europa e da Ásia, com folhas recortadas de cor cinzenta, de sabor amargo, que é utilizada como planta medicinal e na fabricação de uma bebida conhecida como absinto. Afasta a lepra, fungo comum, sobretudo nos pessegueiros e citrinos.

jardim-grass4you-absinto

 

 2. Alfazema ou Lavanda

É um Arbusto pequeno muito comum em Portugal. As espécies mais usadas como aromáticas e para ornamentação são a alfazema-inglesa e a Lavandula angustifolia. Afasta pulgas, moscas, mosquitos e traças.

Alfazema-jardim-grass4you

 

 3. Mangericão, Basílico ou Alfavaca (Ocimum basilicum),

É uma planta originária da Ásia e África e tem um delicioso cheiro e um sabor forte muito característico. Para aumentar o número de folhas e o ciclo da planta, devem ser retiradas as primeiras florações. Afasta moscas e mosquitos (sobretudo dentro de casa).

mangericão-jardim-grass4you

 

4. Alecrim (Rosmarinus officinalis)

É uma planta aromática muito comum no nosso país, preferencialmente em solos de origem calcária. Afasta pulgas e carraças.

alecrim-grass4you-jardm

 5. Erva dos gatos (Nepeta cataria)

Conhecida pelo nome comum de erva-gateira (catnip), é uma planta herbácea nativa da Europa e do sudoeste da Ásia. O seu nome comum tem origem no efeito excitante que exerce sobre gatos domésticos. Afasta mosquitos.

jardim-erva-dos-gatos-grass4you

 

 

 

 

 


Deixe um comentário

Shopify secure badge Top