Acabaram-se as desculpas para não ter plantas em casa

Muitas pessoas não têm plantas em casa por falta de tempo para cuidar das mesma, ou por falta de um espaço especifico e adequado para fazer qualquer espécie vingar.

Os terrários são uma solução prática para responder a estes contratempos, consiste em várias espécies cultivadas em recipientes, abertos ou fechados, que contam com a ajuda de alguns itens naturais, que colaboram para o crescimento e desenvolvimento da(s) planta(s) sem exigirem muito esforço da sua parte.

O terrários têm como objetivo a criação de ecossistemas independentes ou que exija poucos cuidados, sendo que são também um incrível objeto para colocar em destaque em sua casa, no quintal ou até mesmo no escritório.

Se preferir elementos de decoração mais naturais, o terrário é uma excelente alternativa. Leva um “pedacinho” de natureza para dentro de casa, dando-lhe um visual mais moderno e apelativo.

Para fazer um terrário é necessário ter uma base com pedras ou cascalho (camada drenante), sobreposta por camadas de terra vegetal ou areia (substrato). Se o recipiente for transparente, estas camadas farão um efeito visual muito interessante. 

A escolha das plantas 

A escolha das plantas a colocar é um passo importante. O ideal será escolher  plantas de pequeno porte.  que necessitem de pouca água (samambaias, musgo, hypoestes, violetas, marantas, suculentas e cactos) e que prefiram sombra para que possam ser mantidas dentro de casa e assim resistirem a doenças.

 

plantas para terrarios

Tipo de recipiente

O tipo de recipiente escolhido influencia a selecção de plantas. Caso opte por um recipiente fechado tenha em conta que, os terrários tem elevados níveis de humidade pelo que se adequam melhor a determinados tipos de plantas, nomeadamente as provenientes de ecossistemas que também possuam este tipo de características.

recipientes terrarios

Os terrários necessitam de pouca rega

Os recipientes não tem saída de água. Caso opte por um recipiente em vidro, este vai funcionar como uma estufa, verificando-se assim um aumento da temperatura interior, este aumento, associado a uma rega equilibrada, proporciona um ambiente adequado ao desenvolvimento das plantas.

 TERRÁRIOS

Saiba como fazer terrários, aqui.

 


Deixe um comentário

Shopify secure badge Top